Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4557
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas educativas em direitos humanos para o combate ao trabalho escravo contemporâneo: uma experiência do centro de defesa da vida e dos direitos humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB) em Açailândia/MA
Título(s) alternativo(s): Educational practices in human rights to combat contemporary slave labor: an experience of the center for the defense of life and human rights Carmen Bascarán (CDVDH/CB) in Açailândia/MA
Autor: SOARES, James Dean Alves 
Primeiro orientador: RIBEIRO, Dimas dos Reis
Primeiro coorientador: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Primeiro membro da banca: RIBEIRO, Dimas dos Reis
Segundo membro da banca: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Terceiro membro da banca: MOURA, Flávia de Almeida
Quarto membro da banca: BARROSO, Betânia Oliveira
Quinto membro da banca: RODRIGUES, Sávio José Dias
Resumo: A presente dissertação tem por objeto de estudo as Práticas Educativas em Direitos Humanos para o Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo a partir de experiências e da atuação do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB) no município de Açailândia/MA. Os objetivos são: dialogar sobre o conceito de escravidão e seus disfarces até os dias atuais; discutir a correlação entre a defesa dos Direitos Humanos e o combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil; apresentar o CDVDH/CB e suas ações para o enfrentamento ao Trabalho Escravo no Maranhão. Para alcançar estes, a pesquisa serviu-se de consultas bibliográficas enfatizando os processos sócio-históricos que atentam contra a dignidade humana por meio da pesquisa documental para coletar dados estatísticos a partir de documentos produzidos por Instituições que atuam no combate ao Trabalho Escravo e na defesa dos Direitos Humanos como o CDVDH/CB, Pastoral da Terra, Repórter Brasil, entrevistas, rodas de conversa com o público atendido pelos Centros Comunitários de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos da vila Bom Jardim e da Vila Ildemar enquanto lócus da pesquisa. Como método de investigação sirvo-me da pesquisa ação, visto que o foco se encontra em um fenômeno contemporâneo inserido em um contexto social, e por acreditar que a produção do conhecimento se dá de forma compartilhada, na interatividade coletiva entre os colaboradores do ambiente pesquisado e o pesquisador. Como produto deste trabalho, a produção de um Caderno Pedagógico acreditando que por meio deste, seja possível contribuir com o processo de sensibilização por meio de informações sobre os Direitos Humanos e os riscos do Trabalho Escravo e assim impactar os sujeitos dos lócus da pesquisa bem como a comunidade em geral.
Abstract: The present dissertation has as its object of study the Educational Practices in Human Rights to Combat Contemporary Slave Labor from the experiences and performance of the Carmen Bascarán Center for the Defense of Life and Human Rights (CDVDH/CB) in the municipality of Açailândia in the state of Maranhão. The objectives are: to dialogue about the concept of slavery and its disguises until the present day; to discuss the correlation between the defense of Human Rights and the fight against Contemporary Slave Labor in Brazil; to present the CDVDH/CB and its actions to fight Slave Labor in Maranhão. To achieve these, the research made use of bibliographic consultations emphasizing the socio-historical processes that attack human dignity through documentary research to collect statistical data from documents produced by Institutions that work in the fight against Slave Labor and in the defense of Human Rights such as CDVDH/CB, Pastoral da Terra, Repórter Brasil, interviews, conversation circles with the public served by the Community Centers for the Defense of Life and Human Rights in Vila Bom Jardim and Vila Ildemar as the locus of the research. As a method of investigation, I use action research, since the focus is on a contemporary phenomenon inserted in a social context, and because I believe that the production of knowledge takes place in a shared way, in the collective interactivity between the collaborators of the researched environment and the researcher. As a product of this work, the production of a Pedagogical Notebook, believing that through it, it is possible to contribute to the awareness process through information on Human Rights and the risks of Slave Labor and thus impact the subjects of the research locus as well as the community at large.
Palavras-chave: práticas educativas;
direitos humanos;
trabalho escravo contemporâneo;
Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán;
educational practices;
human rights;
contemporary slave labor;
Center for the Defense of Life and Human Rights Carmen Bascarán.
Área(s) do CNPq: Educação
Direito
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: SOARES, James Dean Alves. Práticas educativas em direitos humanos para o combate ao trabalho escravo contemporâneo: uma experiência do centro de defesa da vida e dos direitos humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB) em Açailândia/MA. 2022. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4557
Data de defesa: 3-Out-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JamesDeanAlvesSoares.pdfDissertação de Mestrado2,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.