Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4556
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os donos do cocar: indígenas em contexto urbano e a técnica no Parque Amazonas de Imperatriz-MA
Título(s) alternativo(s): The owners of the headdress: indigenous people in an urban context and the technique in the Parque Amazonas de Imperatriz-MA
Autor: SANTOS, Clayton Marinho dos 
Primeiro orientador: PEREIRA, Jesus Marmanillo
Primeiro membro da banca: PEREIRA, Jesus Marmanillo
Segundo membro da banca: MURA, Fabio
Terceiro membro da banca: CONCEIÇÃO, Wellington da Silva
Quarto membro da banca: ALVES, Elio de Jesus Pantoja
Quinto membro da banca: NERIS, Wheriston Silva
Resumo: Essa pesquisa pretende investigar a relação entre a técnica e a etnicidade entre os indígenas do Povo Tenetehára/Guajajara, que ocupam uma área do Parque Amazonas na periferia da cidade de Imperatriz-MA, e que utilizam do trabalho com artesanato como fonte de renda e estratégia de resistência coletiva dos seus saberes tradicionais, sendo esta atividade impactada pela pandemia da COVID-19. A princípio foi realizada uma revisão da literatura sobre a abordagem antropológica da técnica e corpo e dos estudos sobre indígenas em contexto urbano. Ancorando se nos conceitos de Mura (2006) e Barth (2011), busca-se examinar como as relações sociais nas fronteiras interétnicas e suas fricções com outros grupos influenciam na seleção e aquisição de materiais, nas adaptações de suas funções, bem como no emprego das técnicas de confecção de artesanato e sua circulação. Destacando na observação dessas interações o papel da técnica política como ato transformador. Metodologicamente, o trabalho de cunho etnográfico mobilizou dados através de registros fotográficos, observação participante e relatos de interlocutores.
Abstract: This research intends to investigate the relationship between technique and ethnicity among the indigenous people of the Tenetehára/Guajajara People, who occupy an area of the Amazonas Park on the outskirts of the city of Imperatriz-MA, and who use handicraft work as a source of income and strategy collective resistance of their traditional knowledge, this activity being impacted by the COVID-19 pandemic. Initially, a literature review was conducted on the anthropological approach to technique and the body and studies on indigenous peoples in an urban context. Based on the concepts of Mura (2006) and Barth (2011), the aim is to examine how social relations on interethnic borders and their frictions with other groups influence the selection and acquisition of materials, the adaptations of their functions, as well as the use of handicraft making techniques and their circulation. Highlighting in the observation of these interactions the role of political technique as a transforming act. Methodologically, the ethnographic work mobilized data through photographic records, participant observation and interlocutors' reports.
Palavras-chave: indígenas em contexto urbano;
antropologia da técnica;
etnicidade;
indigenous peoples in an urban context;
Anthropology of technique;
ethnicity.
Área(s) do CNPq: Antropologia Urbana
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - PPGS
Citação: SANTOS, Clayton Marinho dos. Os donos do cocar: indígenas em contexto urbano e a técnica no Parque Amazonas de Imperatriz-MA. 2022. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia- PPGS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4556
Data de defesa: 22-Dez-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClaytonMarinhodosSantos.pdfDissertação de Mestrado4,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.