Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Clemilton Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3884956331471604por
dc.contributor.advisor1SOUZA, Rodrigo Gustavo de-
dc.contributor.advisor-co1SILVA, José de Ribamar Sá-
dc.contributor.referee1SOUZA, Rodrigo Gustavo de-
dc.contributor.referee2SILVA, José de Ribamar Sá-
dc.contributor.referee3CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2817952441255593por
dc.date.accessioned2023-02-10T18:37:32Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationSOUSA, Clemilton Gomes de. Determinantes do IDEB nas escolas públicas municipais do Estado do Piauí nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022.106 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconomico/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4540-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar os determinantes do Ideb nas escolas públicas municipais do estado do Piauí nos anos iniciais do ensino fundamental. Inicialmente são apresentados os principais aspectos teóricos e empíricos referentes à economia da educação. É feita também uma breve análise dos resultados dos indicadores educacionais da rede pública do estado do Piauí nos anos iniciais do ensino fundamental. Em seguida, é construído um índice capaz de mensurar a infraestrutura das escolas públicas brasileiras que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental adotando o método de Análise de Componente Principal, é utilizando dados do Censo Escolar do INEP de 2015. Os resultados revelam a existência de um alto percentual de escolas municipais piauienses que não possuem requisitos básicos de infraestrutura, como sala de professor e biblioteca, ao mesmo tempo em que é pouco expressiva a quantidade de escolas que possuem acessibilidade adequada para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Além disso, este estudo verificou com o auxílio de uma regressão linear múltipla pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e o procedimento stepwise que o Indicador de Nível Socioeconômico, a Adequação a Formação Docente e a Remuneração dos professores constituem o conjunto de variáveis que podem explicar aproximadamente 36,64% da variação do Ideb do ano de 2015 nas escolas municipais do estado Piauí.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the determinants of the Ideb in municipal public schools in the state of Piauí in the early years of elementary education. Initially, the main theoretical and empirical aspects of the economics of education are presented. A brief analysis of the results of the educational indicators of the public schools of the state of Piauí in the early years of elementary school is also made. Then, an index capable of measuring the Infrastructure of Brazilian public schools that offer the early years of elementary education is constructed adopting the Principal Component Analysis method, is using data from the INEP School Census of 2015. The results reveal the existence of a high percentage of Piauí municipal schools that do not have basic infrastructure requirements, such as a teacher's room and library, while the number of schools that have adequate accessibility for People with Special Needs is negligible. Moreover, this study verified with the help of a multiple linear regression by the Ordinary Least Squares (OLS) method and the stepwise procedure that the Socioeconomic Level Indicator, the Adequacy of Teacher Training and the Teachers' Remuneration constitute the set of variables that can explain approximately 36.64% of the variation of the 2015 Ideb in municipal schools in the state of Piauí.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-02-10T18:37:32Z No. of bitstreams: 1 CLEMILTON GOMES DE SOUSAvec.pdf: 30363171 bytes, checksum: 5e925849a4776c72381c14afce9d6635 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-10T18:37:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLEMILTON GOMES DE SOUSAvec.pdf: 30363171 bytes, checksum: 5e925849a4776c72381c14afce9d6635 (MD5) Previous issue date: 2022-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEconomia da Educação;por
dc.subjectEnsino Fundamental;por
dc.subjectPiauípor
dc.subjectEconomics of Education;eng
dc.subjectElementary Education;eng
dc.subjectPiauíeng
dc.subject.cnpqEconomia Regionalpor
dc.titleDETERMINANTES DO IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO ESTADO DO PIAUÍ NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.title.alternativeIDEB DETERMINANTS IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS IN STATE OF PIAUÍ IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATIONeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEMILTON GOMES DE SOUSAvec.pdfDissertação de Mestrado29,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.