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Tipo do documento: Dissertação
Título: DETERMINANTES DO IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO ESTADO DO PIAUÍ NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título(s) alternativo(s): IDEB DETERMINANTS IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS IN STATE OF PIAUÍ IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION
Autor: SOUSA, Clemilton Gomes de 
Primeiro orientador: SOUZA, Rodrigo Gustavo de
Primeiro coorientador: SILVA, José de Ribamar Sá
Primeiro membro da banca: SOUZA, Rodrigo Gustavo de
Segundo membro da banca: SILVA, José de Ribamar Sá
Terceiro membro da banca: CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar os determinantes do Ideb nas escolas públicas municipais do estado do Piauí nos anos iniciais do ensino fundamental. Inicialmente são apresentados os principais aspectos teóricos e empíricos referentes à economia da educação. É feita também uma breve análise dos resultados dos indicadores educacionais da rede pública do estado do Piauí nos anos iniciais do ensino fundamental. Em seguida, é construído um índice capaz de mensurar a infraestrutura das escolas públicas brasileiras que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental adotando o método de Análise de Componente Principal, é utilizando dados do Censo Escolar do INEP de 2015. Os resultados revelam a existência de um alto percentual de escolas municipais piauienses que não possuem requisitos básicos de infraestrutura, como sala de professor e biblioteca, ao mesmo tempo em que é pouco expressiva a quantidade de escolas que possuem acessibilidade adequada para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Além disso, este estudo verificou com o auxílio de uma regressão linear múltipla pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e o procedimento stepwise que o Indicador de Nível Socioeconômico, a Adequação a Formação Docente e a Remuneração dos professores constituem o conjunto de variáveis que podem explicar aproximadamente 36,64% da variação do Ideb do ano de 2015 nas escolas municipais do estado Piauí.
Abstract: This dissertation aims to analyze the determinants of the Ideb in municipal public schools in the state of Piauí in the early years of elementary education. Initially, the main theoretical and empirical aspects of the economics of education are presented. A brief analysis of the results of the educational indicators of the public schools of the state of Piauí in the early years of elementary school is also made. Then, an index capable of measuring the Infrastructure of Brazilian public schools that offer the early years of elementary education is constructed adopting the Principal Component Analysis method, is using data from the INEP School Census of 2015. The results reveal the existence of a high percentage of Piauí municipal schools that do not have basic infrastructure requirements, such as a teacher's room and library, while the number of schools that have adequate accessibility for People with Special Needs is negligible. Moreover, this study verified with the help of a multiple linear regression by the Ordinary Least Squares (OLS) method and the stepwise procedure that the Socioeconomic Level Indicator, the Adequacy of Teacher Training and the Teachers' Remuneration constitute the set of variables that can explain approximately 36.64% of the variation of the 2015 Ideb in municipal schools in the state of Piauí.
Palavras-chave: Economia da Educação;
Ensino Fundamental;
Piauí
Economics of Education;
Elementary Education;
Piauí
Área(s) do CNPq: Economia Regional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO/CCSO
Citação: SOUSA, Clemilton Gomes de. Determinantes do IDEB nas escolas públicas municipais do Estado do Piauí nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022.106 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconomico/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4540
Data de defesa: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO

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