Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4537
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura na educação infantil: análise das concepções e práticas pedagógicas de professoras em uma instituição da rede municipal de Imperatriz
Título(s) alternativo(s): Reading in early childhood education: analysis of teachers' conceptions and pedagogical practices in an institution in the municipal network of Imperatriz
Autor: MORAES, Jaine Silva Souza de 
Primeiro orientador: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Primeiro membro da banca: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Segundo membro da banca: SILVA, Roza Maria Soares da
Terceiro membro da banca: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Quarto membro da banca: CARDOSO, Berta Leni Costa
Quinto membro da banca: SOUSA, Karla Bianca Freitas de
Resumo: Esta dissertação aborda sobre a leitura na Educação Infantil, o objeto de estudo delimita-se sobre as concepções de professoras acerca da leitura e das práticas pedagógicas que acontecem na rotina da Educação Infantil, no tocante à leitura, evidenciando como esse contexto impacta na formação da criança leitora. Nessa esteira, objetivou-se, neste estudo, analisar as concepções e práticas de leitura presentes em uma instituição de Educação Infantil da rede Pública Municipal de Imperatriz- MA, bem como as implicações dessas concepções e práticas no processo de desenvolvimento da capacidade leitora das crianças. Para tanto, o estudo privilegiou a Teoria Histórico-Cultural para analisar a leitura que se realiza no âmbito da educação da criança pequena, partindo do pressuposto de a criança precisa ser sujeito ativo na própria trajetória de leitora aprendiz e que o trabalho com a leitura, na Educação Infantil, não tem relação com o processo de decodificação dos signos ou aceleração da alfabetização escolarizada. Este estudo, ancorado na Teoria Histórico Cultural, reflete que a qualidade da mediação da formação leitora e de todos os conhecimentos necessários para formação da criança pode ser garantida pela tarefa dos professores em observar as formas de aprendizagem da criança. Destacamos, assim, o brincar, o mundo lúdico, como a atividade principal a ser considerada na trajetória de formação leitora, uma vez que nessa atividade, a criança adquire elevados níveis de desenvolvimento (LEONTIEV, 2017). Metodologicamente, o estudo se desenvolveu por meio da abordagem qualitativa que permitiu a conjugação de diferentes técnicas para a coleta dos dados, como a técnica de observação participante do cotidiano das práticas pedagógicas realizadas junto às crianças, pelas professoras, e a entrevista semiestruturada, que trouxe para esta pesquisa as concepções de leitura das quatro professoras interlocutoras. A organização dos dados coletados para análise ocorreu pelo método hermenêutico-dialético (MINAYO,2014). Os dados revelam que a concepção de Paulo Freire, no que se refere à leitura, tem sido a mais presente, contudo, a pesquisa revelou uma visão eclética, um pouco de cada teoria. Diante disto, o estudo reflete a importância de inexistir, nesse contexto, a atitude de confundir ecletismo com versatilidade por parte dos professores. Os dados revelaram que diante da implementação da Base Nacional Comum Curricular, a escola em foco ainda permite autonomia, para que as professoras planejem práticas para formação da criança leitora, embora se tenha pressão por parte da Secretaria Municipal de Educação. O estudo aponta que a leitura vivenciada no âmbito da educação da criança pequena precisa revelar-se como atividade que oportuniza a vida e a comunicação, nisto, implica que a criança encontre sentido nesse fazer.
Abstract: This dissertation focus on reading in Early Childhood Education, the concepts of the teachers about reading and pedagogical approaches that take place in the routine of Early Childhood Education set the concept boundaries to the object of study, and about reading, it shows how this context affects the development of children reading ability. In this line, the objective of this study was to analyze concepts and reading practices available in an institution of Early Childhood Education of the Municipal Educational System of Imperatriz-MA, as well as the implications of these concepts and practices in the process of developing reading skills of children. Therefore, the study privileged the Sociocultural Theory to analyze which reading takes place in the context of toddlers’ education, based on the assumption that children need to be an active subject in the path of an emergent reader. Furthermore, working with reading, in Early Childhood Education, is not related to the process of decoding signs or accelerating literacy at school. Based on the sociocultural theory, this study ponders on the quality of the mediation of reading formation and all the required knowledge for the development of the child, and teachers can satisfy the task by observing the learning style of the child. Thus, we highlight playing, the ludic world, as the main activity to consider in the process of reading instruction, for in this activity, the child acquires high levels of development (LEONTIEV, 2017). In the methodology section, the study was developed through a qualitative approach that abled the combination of different techniques for data collection, such as the technique of participant observation of pedagogical approaches of the teachers performed with the children on a daily basis, and the semi-structured interview, which brought for this research four interlocutors teachers concepts about reading. The organization of the data collected for analysis took place by dialectical hermeneutics methodology (MINAYO, 2014). The data reveal that the concepts of Paulo Freire, in the matter of reading, have been the most present, however, the research revealed an eclectic vision, a little of each theory. Accordantly, the study reflects in this context the importance of the nonexistence of teachers with the attitude of mistaking eclecticism for versatility. The data revealed that before the implementation of the Base Nacional Comum Curricular (Brazilian curricular standards), the school in focus still allows autonomy, so that the teachers plan practices for the development of the reading child, although there is pressure from the Municipal Department of Education. The study indicates that reading experienced in the context of the education of young children needs to be expressed as an activity that provides opportunities for life and communication, thus, it implies that the child finds meaning in this action.
Palavras-chave: leitura;
criança;
educação infantil;
formação leitora;
reading;
child;
childhood education;
reading development.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: MORAES, Jaine Silva Souza de. Leitura na educação infantil: análise das concepções e práticas pedagógicas de professoras em uma instituição da rede municipal de Imperatriz. 2022. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4537
Data de defesa: 5-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAINESILVASOUZADEMORAES.pdfDissertação de Mestrado1,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.