Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4535
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação em saúde às pessoas assistidas pela associação de proteção e assistência ao condenado de Imperatriz-MA |
Título(s) alternativo(s): | Health education for people assisted by the association for the protection and assistance of convicts in Imperatriz-MA |
Autor: | BARROS, Ênnio Santos |
Primeiro orientador: | SILVA, lma Maria de Oliveira |
Primeiro coorientador: | ZAPAROLI, Witembergue Gomes |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Ilma Maria de Oliveira |
Segundo membro da banca: | ZAPAROLI, Witembergue Gomes |
Terceiro membro da banca: | LIMA, Lilian Castelo Branco de |
Quarto membro da banca: | BARROSO, Betania Oliveira |
Quinto membro da banca: | GONÇALVES, Luciléa Ferreira Lopes |
Resumo: | Esta pesquisa analisa o processo educativo em saúde dos sujeitos assistidos pela Associação de Proteção e Assistência ao Condenado de Imperatriz-MA, Brasil. Nesta perspectiva, fundamentamos nossos objetivos na abordagem qualitativa, por oportunizar a compreensão dos significados atribuídos pelos interlocutores em contexto específico. Utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevistas com profissionais envolvidas na instituição e pessoas privadas de liberdade, além de pesquisa documental e bibliográfica. Desta forma, buscamos trabalhar as narrativas dos interlocutores pela técnica de triangulação em todos os capítulos da dissertação. Diante da pesquisa, percebemos que a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado, por ser entidade do terceiro setor, ainda sofre abandono pelo Estado e depende muito da colaboração de voluntários. Observamos os inúmeros esforços que a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado vem realizando desde a fundação em Imperatriz- MA, ao estabelecer parcerias que contribuam com o processo de educação em saúde assistidos pela metodologia. Entretanto, podemos inferir que há dificuldade em estabelecer e garantir estas parcerias, portanto, há carência no que se refere à efetividade de alguns direitos. No que tange à educação em saúde aos sujeitos assistidos pela Associação de Proteção e Assistência ao Condenado, notamos participação ativa e conjunta entre profissionais, recuperandos e voluntários, porém inferimos a possibilidade de que este processo possa ser melhorado. Assim, a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado, apesar dos grandes avanços, também lida com escassez de políticas públicas voltadas para população privada de liberdade, sobretudo, no que tange à educação e à saúde, até mesmo porque, nessa linha de pensamento, o valor do ser humano é medido pela visão moralista e punitiva de parte da sociedade que, por sua vez, ignora os direitos do outro, sobretudo, desse público. Após realização da formação com os profissionais da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado, visando contribuir com o processo de educação em saúde, percebemos que as modalidades propostas já vinha sendo trabalhadas timidamente, entretanto, não eram visualizadas de forma contextualizada, sem procurar envolver os recuperandos mais ativamente no processo de aprendizagem participativa. |
Abstract: | This research analyzes the educational process in health of the subjects assisted by the Association for the Protection and Assistance to the Convicted of Imperatriz-MA. In this perspective, we base our objectives on a qualitative approach, as it provides an opportunity to understand the meanings attributed by the interlocutors in a specific context. As a data collection instrument, we used interviews with professionals involved in the institution and people deprived of their liberty, in addition to documentary and bibliographic research. In this way, we seek to work the narratives of the interlocutors through the triangulation technique in all the chapters of the dissertation. In view of the research, it was noticed that APAC, as it is an entity of the third sector, still suffers some abandonment by the State and depends a lot on the collaboration of volunteers. We observed the countless efforts that APAC has been making since its foundation in Imperatriz-MA, by establishing partnerships that contribute to the health education process assisted by the methodology. However, we can infer that there is difficulty in establishing and guaranteeing these partnerships, therefore, there is a lack regarding the effectiveness of some rights. With regard to health education for subjects assisted by APAC, we noted active and joint participation between professionals, recovering and volunteers, but we inferred the possibility that this process could be improved. Thus, APAC, despite the great advances, also suffers from the scarcity of public policies aimed at the population deprived of liberty, especially with regard to education and health, even because, in this line of thought, the value of the human being is measured by the moralistic and punitive view on the part of society that, in turn, ignores the rights of others, especially that public. After carrying out the training with APAC professionals, aiming to contribute to the health education process, we realized that the proposed modalities were already being worked out timidly, however, they were not visualized in a contextualized way, without seeking to involve the recovering more actively in the process of participatory learning. |
Palavras-chave: | educação em saúde; ressocialização; recuperandos; associação de proteção e assistência ao condenado; health education; resocialization; recovering; association for the protection and assistance of the convicted. |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Citação: | BARROS, Ênnio Santos. Educação em saúde às pessoas assistidas pela associação de proteção e assistência ao condenado de Imperatriz-MA. 2022. 187f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4535 |
Data de defesa: | 27-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnnioSantosBarros.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.