Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARINHO, Cleidson Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018477818056784por
dc.contributor.advisor1ZAPAROLI, Witembergue Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270921683542468por
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Ilma Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733654907197313por
dc.contributor.referee1ZAPAROLI, Witembergue Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270921683542468por
dc.contributor.referee2SILVA, Ilma Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733654907197313por
dc.contributor.referee3SILVA, Paulo de Tássio Borges da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7692677995296875por
dc.contributor.referee4CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719416176703621por
dc.date.accessioned2023-02-08T14:26:44Z-
dc.date.issued2022-09-06-
dc.identifier.citationMARINHO, Cleidson Pereira. Educação escolar Tentehar/Guajajara: Identidade, re-existência e protagonismo na revisão do Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Escolar Indígena Geanni Sartori, Terra Arariboia, Maranhão. 2022. 387 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4533-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo central analisar o processo de revisão do Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Escolar Indígena Gianni Sartori, na aldeia Juçaral, Terra Indígena Arariboia, em Amarante do Maranhão, e sua contribuição para a promoção do diálogo intercultural e para a transmissão e continuidade da cultura na comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio de uma pesquisa-ação realizada com lideranças indígenas, pais e estudantes indígenas, e professores indígenas e não indígenas da mesma escola. Os dados foram construídos por meio de rodas de conversa as quais foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Nos encontros de pesquisas foram feitas considerações e reflexões sobre as dimensões do significado de educação para os Tentehar-Guajajara, discutindo sobre os elementos constituintes da educação indígena e da educação escolar indígena, e como esses elementos são essenciais para a afirmação da identidade, da cultura, da tradição e protagonismo de nosso povo. Através desta pesquisa, pudemos observar o quanto ainda é necessário a sociedade brasileira avançar nas discussões sobre a questão indígena numa perspectiva intercultural, valorizando a diversidade que caracteriza nosso país pelos mais diversos povos presentes no nosso território. O trabalho está alicerçado principalmente no aporte teórico de Baniwa (2006; 2019), Melià (1979; 1999), Vasconcellos (2002) e Candau (2011; 2021). Conclui-se nesse trabalho dissertativo que o processo de revisão do PPP do CEEI Geanni Sartori traz à baila uma interpretação de como os processos identitários dos povos indígenas são plurais e que os princípios da especificidade, do bilinguismo e multilinguismo, da organização comunitária e da interculturalidade que fundamentam a educação escolar diferenciada será garantido às comunidades indígenas com qualidade social e pertinência pedagógica, cultural, linguística, ambiental e territorial se contar com a participação efetiva de tais povos e suas organizações próprias.por
dc.description.abstractThe central objective of this study was to analyze the process of revision of the Political Pedagogical Project of the Gianni Sartori Indigenous School Teaching Center, in the Juçaral village, Arariboia Indigenous Land, in Amarante do Maranhão, and its contribution to the promotion of intercultural dialogue and to the transmission and continuity of culture in the community. This is a qualitative study conducted with indigenous leaders, parents, indigenous students, and indigenous and non-indigenous teachers from the same school. The data was constructed by means of conversation rounds, which were audio recorded and later transcribed. In the research meetings, considerations and reflections were made about the dimensions of the meaning of education for the Tentehar-Guajajara, discussing the constituent elements of indigenous education and indigenous school education and how these elements are essential for the affirmation of the identity, culture, tradition, and protagonism of our people. Through this research, we could observe how necessary it is for Brazilian society to advance in discussions about indigenous issues from an intercultural perspective, valuing the diversity that characterizes our country through the many different peoples present in our territory. The work is based mainly on the theoretical contributions of Baniwa (2006; 2019), Melià (1979; 1999), Vasconcellos (2002), and Candau (2011; 2021). We conclude in this dissertation that the process of revision of the PPP of CEEI Geanni Sartori brings to light an interpretation of how the identity processes of indigenous peoples are plural and that the principles of specificity, bilingualism and multilingualism, community organization, and interculturality that underlie differentiated school education will be guaranteed to indigenous communities with social quality and pedagogical, cultural, linguistic, environmental, and territorial pertinence if it relies on the effective participation of such peoples and their own organizations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-02-08T14:26:44Z No. of bitstreams: 1 CleidsonPereiraMarinho.pdf: 3563216 bytes, checksum: a4290418753a61eb0ec4ad381a4e21c1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-08T14:26:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CleidsonPereiraMarinho.pdf: 3563216 bytes, checksum: a4290418753a61eb0ec4ad381a4e21c1 (MD5) Previous issue date: 2022-09-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação escolar indígena;por
dc.subjectinterculturalidade;por
dc.subjectprojeto político pedagógico;por
dc.subjecttentehar-guajajara;por
dc.subjectindigenous school education;eng
dc.subjectinterculturality;eng
dc.subjectpedagogical political project;eng
dc.subjecttentehar-guajajara.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEducação escolar Tentehar/Guajajara: Identidade, re-existência e protagonismo na revisão do Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Escolar Indígena Geanni Sartori, Terra Arariboia, Maranhãopor
dc.title.alternativeSchool education Tentehar/Guajajara: Identity, re-existence and protagonism in the review of the Pedagogical Political Project of the Geanni Sartori Indigenous School Teaching Center, Terra Arariboia, Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CleidsonPereiraMarinho.pdfDissertação de Mestrado3,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.