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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação escolar Tentehar/Guajajara: Identidade, re-existência e protagonismo na revisão do Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Escolar Indígena Geanni Sartori, Terra Arariboia, Maranhão
Título(s) alternativo(s): School education Tentehar/Guajajara: Identity, re-existence and protagonism in the review of the Pedagogical Political Project of the Geanni Sartori Indigenous School Teaching Center, Terra Arariboia, Maranhão
Autor: MARINHO, Cleidson Pereira 
Primeiro orientador: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Primeiro coorientador: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Segundo membro da banca: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Terceiro membro da banca: SILVA, Paulo de Tássio Borges da
Quarto membro da banca: CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua
Resumo: Este estudo teve como objetivo central analisar o processo de revisão do Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Escolar Indígena Gianni Sartori, na aldeia Juçaral, Terra Indígena Arariboia, em Amarante do Maranhão, e sua contribuição para a promoção do diálogo intercultural e para a transmissão e continuidade da cultura na comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio de uma pesquisa-ação realizada com lideranças indígenas, pais e estudantes indígenas, e professores indígenas e não indígenas da mesma escola. Os dados foram construídos por meio de rodas de conversa as quais foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Nos encontros de pesquisas foram feitas considerações e reflexões sobre as dimensões do significado de educação para os Tentehar-Guajajara, discutindo sobre os elementos constituintes da educação indígena e da educação escolar indígena, e como esses elementos são essenciais para a afirmação da identidade, da cultura, da tradição e protagonismo de nosso povo. Através desta pesquisa, pudemos observar o quanto ainda é necessário a sociedade brasileira avançar nas discussões sobre a questão indígena numa perspectiva intercultural, valorizando a diversidade que caracteriza nosso país pelos mais diversos povos presentes no nosso território. O trabalho está alicerçado principalmente no aporte teórico de Baniwa (2006; 2019), Melià (1979; 1999), Vasconcellos (2002) e Candau (2011; 2021). Conclui-se nesse trabalho dissertativo que o processo de revisão do PPP do CEEI Geanni Sartori traz à baila uma interpretação de como os processos identitários dos povos indígenas são plurais e que os princípios da especificidade, do bilinguismo e multilinguismo, da organização comunitária e da interculturalidade que fundamentam a educação escolar diferenciada será garantido às comunidades indígenas com qualidade social e pertinência pedagógica, cultural, linguística, ambiental e territorial se contar com a participação efetiva de tais povos e suas organizações próprias.
Abstract: The central objective of this study was to analyze the process of revision of the Political Pedagogical Project of the Gianni Sartori Indigenous School Teaching Center, in the Juçaral village, Arariboia Indigenous Land, in Amarante do Maranhão, and its contribution to the promotion of intercultural dialogue and to the transmission and continuity of culture in the community. This is a qualitative study conducted with indigenous leaders, parents, indigenous students, and indigenous and non-indigenous teachers from the same school. The data was constructed by means of conversation rounds, which were audio recorded and later transcribed. In the research meetings, considerations and reflections were made about the dimensions of the meaning of education for the Tentehar-Guajajara, discussing the constituent elements of indigenous education and indigenous school education and how these elements are essential for the affirmation of the identity, culture, tradition, and protagonism of our people. Through this research, we could observe how necessary it is for Brazilian society to advance in discussions about indigenous issues from an intercultural perspective, valuing the diversity that characterizes our country through the many different peoples present in our territory. The work is based mainly on the theoretical contributions of Baniwa (2006; 2019), Melià (1979; 1999), Vasconcellos (2002), and Candau (2011; 2021). We conclude in this dissertation that the process of revision of the PPP of CEEI Geanni Sartori brings to light an interpretation of how the identity processes of indigenous peoples are plural and that the principles of specificity, bilingualism and multilingualism, community organization, and interculturality that underlie differentiated school education will be guaranteed to indigenous communities with social quality and pedagogical, cultural, linguistic, environmental, and territorial pertinence if it relies on the effective participation of such peoples and their own organizations.
Palavras-chave: educação escolar indígena;
interculturalidade;
projeto político pedagógico;
tentehar-guajajara;
indigenous school education;
interculturality;
pedagogical political project;
tentehar-guajajara.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: MARINHO, Cleidson Pereira. Educação escolar Tentehar/Guajajara: Identidade, re-existência e protagonismo na revisão do Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Escolar Indígena Geanni Sartori, Terra Arariboia, Maranhão. 2022. 387 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4533
Data de defesa: 6-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

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