Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALENCAR, Beatriz Carneiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9315554462618058por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Antonio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837741521158774por
dc.contributor.referee1FERREIRA, Antonio Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837741521158774por
dc.contributor.referee2ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054483633358225por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4355112931326342por
dc.date.accessioned2023-02-08T14:01:51Z-
dc.date.issued2022-10-06-
dc.identifier.citationALENCAR, Beatriz Carneiro. A coleção indique da ação educativa como política de autoavaliação institucional: as influências da relação público-privada na qualidade educacional. 2022. 147 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas- PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4532-
dc.description.resumoA presente dissertação, intitulada “A Coleção Indique da Ação Educativa como Política de Autoavaliação Institucional: as influências da relação público-privada na qualidade educacional”, tem como objeto de estudo a Coleção de Indicadores da Qualidade da Educação (Indique), visando a analisar em que medida o Indique, enquanto ação decorrente da relação público-privada no campo da autoavaliação, promove uma cultura de participação na educação. Abordou-se, para tanto, a constituição histórica do conceito de Qualidade, sua relação com a Avaliação da Educação, e a sistemática de avaliação educacional no sistema de ensino brasileiro. O presente estudo objetiva ainda conceituar a autoavaliação institucional como mecanismo de participação e de melhoria na qualidade da educação, analisar a influência da relação público-privada na formulação das políticas educacionais brasileiras, e analisar os documentos que compõem a Coleção Indique para a Educação Básica, com foco sobre o princípio de participação. Logo, adota-se como procedimento teórico-metodológico o desenvolvimento de uma linha de pesquisa qualitativa, que perpassa por uma extensa pesquisa bibliográfica, bem como a análise documental dos documentos da coleção. A partir das análises realizadas, constatou-se que: i. a Coleção Indique da Ação Educativa integra um conjunto de estratégias quanto à propagação de metodologias e instrumentos padronizados e replicáveis que são fruto da relação público-privada, sob a “função ideológica” de encobrir a capacidade do Estado de arcar com as políticas sociais e gerar aceitação da sociedade, enquanto se efetiva o processo de desresponsabilização do Estado para com os direitos sociais que lhes são atribuídos constitucionalmente; ii. a Coleção Indique configura-se como um esforço da Ação Educativa em fornecer metodologias de autoavaliação a todas as etapas da educação básica, visto que, com linguagem clara e didática, os instrumentos são estruturados sob dimensões, indicadores e questões que dão base para toda a condução da autoavaliação institucional, desde as orientações iniciais e discussões sob o conceito de qualidade, até a construção do plano de ações, divulgação dos resultados e encaminhamento de questões às Secretarias de Educação, para contribuição junto aos planos municipais e/ou estaduais de educação; iii. apesar de a coleção Indique possuir uma considerável potencialidade na materialização e operacionalização da autoavaliação institucional, há de se considerar que a consolidação de uma cultura de participação está para além da realização da presença ou mobilização da comunidade escolar para a autoavaliação, envolvendo o cotidiano escolar, a tomada de decisões e o respeito à autonomia e às particularidades do contexto escolar. Sob essa lógica, conclui-se que são muitos os esforços e influências da relação público-privada na formulação das políticas públicas educacionais, inclusive no campo da autoavaliação, uma vez que o respeito à democratização, autonomia e participação configuram-se como um forte percurso para alcance da melhoria na qualidade educacional.por
dc.description.abstractThe present dissertation, entitled “Ação Educativa’s Indique Collection as a policy for institutional self-assessment: the influences of the public-private relationship on educational quality”, has as its object of study the Collection of “Quality Indicators in Education” (Indique), aiming to analyze to what extent does Indique, as an action resulting from the public-private relationship in the field of self-assessment, promotes a participation culture in education. Thus, we addressed the historical constitution of the concept of Quality, its relationship with the Assessment of Education, and the systematic of educational assessment in the Brazilian education system. We also aim to conceptualize institutional self-assessment as a mechanism for participation and improvement in the quality of education, to analyze the influence of the public-private relationship in the formulation of Brazilian educational policies, and to analyze the documents included in the Indique Collection for Basic Education, focusing on the principle of participation. Therefore, we adopted as theoretical-methodological procedure the development of a qualitative line of research, which goes through an extensive bibliographic research, as well as a documental analysis of the Indique collection. From the analyzes carried out, we found that: i. Ação Educativa’s Indique Collection integrates a set of strategies to the propagation of standardized and replicable methodologies and instruments that result from the public-private relationship, under the “ideological function” of covering up the State's ability to bear social policies and generate acceptance by society, while the process of removing the State's responsibility for the social rights that are constitutionally attributed to it takes place; ii. The Indique Collection is an effort from Ação Educativa to provide self assessment methodologies at all stages of Basic Education, since, with clear and didactic language, the instruments are structured according to dimensions, indicators and questions that provide the basis for the entire institutional self-assessment conduction, from the initial guidelines and discussions on the concept of quality, to the action plan construction, result dissemination and questions forwarding to the Education Departments, to contribute on municipal and/or state education plans; iii. although the Indique Collection has considerable potential in the materialization and operationalization of institutional self-assessment, we must consider that the consolidation of participation culture goes beyond the accomplishment of presence or mobilization of the school community for self-assessment, involving school routine, decision-making and respect for autonomy and for the particularities of the school context. Under this logic, we concluded that there are many efforts and influences of the public-private relationship in the formulation of public educational policies, including in the field of self-assessment, since respect for democratization, autonomy and participation are configured as a strong path to achieve improvement in educational quality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-02-08T14:01:49Z No. of bitstreams: 1 BEATRIZCARNEIROALENCAR.pdf: 2632112 bytes, checksum: fe04d20fb4c5eb14f92a901f12757fce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-08T14:01:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BEATRIZCARNEIROALENCAR.pdf: 2632112 bytes, checksum: fe04d20fb4c5eb14f92a901f12757fce (MD5) Previous issue date: 2022-10-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectqualidade;por
dc.subjectautoavaliação institucional;por
dc.subjectrelação público-privado;por
dc.subjectcoleção indique;por
dc.subjectquality;eng
dc.subjectinstitutional self-assessment;eng
dc.subjectpublic-private relationship;eng
dc.subjectindique collection.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA coleção indique da ação educativa como política de autoavaliação institucional: as influências da relação público-privada na qualidade educacionalpor
dc.title.alternativeThe indica collection of educational action as an institutional self-evaluation policy: the influences of the public-private relationship on educational qualityeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZCARNEIROALENCAR.pdfDissertação de Mestrado2,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.