Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4530
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação do campo: entre o fazer pedagógico e o saber popular |
Título(s) alternativo(s): | Field education: between pedagogical practice and popular knowledge |
Autor: | CASTRO, Andrea Silva de |
Primeiro orientador: | BARROSO, Betânia Oliveira |
Primeiro coorientador: | ZAPAROLI, Witembergue Gomes |
Primeiro membro da banca: | BARROSO, Betânia Oliveira |
Segundo membro da banca: | ZAPAROLI, Witembergue Gomes |
Terceiro membro da banca: | ALMEIDA, Rejane Cleide Medeiros de |
Quarto membro da banca: | SILVA, Ilma Maria de Oliveira |
Quinto membro da banca: | CARVALHO, Herli de Sousa |
Resumo: | Nesta dissertação realizamos um estudo sobre vivências da cultura local e o saber popular, tendo como foco a educação do/no campo e a prática pedagógica dos professores. O objetivo foi apresentar contribuições para a Educação do Campo na Escola Municipal Enock Alves Bezerra. Para isso, buscamos entender as concepções dos educadores/as sobre a educação; investigamos a valorização/desvalorização da cultura local; construímos reflexões sobre a autonomia no trabalho docente. No campo metodológico, realizamos uma pesquisa ação com a participação de sete sujeitos/as, ou seja, cinco professores, uma professora e o gestor da Escola Municipal Enock Alves Bezerra. É um estudo de natureza qualitativa com contribuições do materialismo histórico e dialético. Para a construção dos dados utilizamos observações, diário de campo, gravações, análise de documentos e os círculos de cultura. A partir disso organizamos os temas, subtemas, palavras e expressões geradoras. Na análise dos dados construídos e nas considerações, buscamos refletir sobre a situação-problema-desafio. Dentre outros resultados, constatamos que os educadores vivenciam uma educação urbanocêntrica e a cultura da comunidade ocupa pouco espaço nas práticas pedagógicas. No entanto, por meio do trabalho dialógico foi possível refletir sobre a questão da autonomia, e estes abriram espaço para o surgimento de ideias para novas abordagens sobre a cultura e saberes da comunidade através da prática pedagógica dos professores/as. |
Abstract: | In this dissertation, we carry out a study on experiences of local culture and popular knowledge, focusing on education for/in the countryside and teacher pedagogical practices. Our aim was to present contributions to Rural Education at the Enock Alves Bezerra Municipal School. Thus, we sought to understand the educators' conceptions about education; we investigated local culture valorization/depreciation; we built reflections on autonomy in teaching work. In the methodological field, we carried out an action research with the participation of seven subjects, that is, five male teachers, a female teacher and the school principal from Enock Alves Bezerra Municipal School. This is a qualitative study with contributions from historical and dialectical materialism. For data construction, we used observations, field log, recordings, document analysis and culture circles. Then, we organized the themes, subthemes, words and generating expressions. In the analysis of the constructed data and in the considerations, we sought to reflect on the situation-problem challenge. Among the results, we found out that educators experience an urban centric teaching and the community's culture occupies little space in pedagogical practices. However, through dialogic work, it was possible to reflect on the issue of autonomy, and these dialogues opened space to the raising of ideas for new approaches about the community’s culture and knowledge through the pedagogical practice applied by teachers. |
Palavras-chave: | educação do campo; saberes; prática pedagógica; professores/as; rural education; knowledges; pedagogical practice; teachers. |
Área(s) do CNPq: | Educação Rural |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Citação: | CASTRO, Andrea Silva de. Educação do campo: entre o fazer pedagógico e o saber popular. 2022. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas- PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4530 |
Data de defesa: | 31-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AndreaSilvadeCastro.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,76 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.