Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTORRES, Adalberto Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858832791725145por
dc.contributor.advisor1CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719416176703621por
dc.contributor.referee1CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719416176703621por
dc.contributor.referee2FERREIRA, Ediene Pena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5534688833865842por
dc.contributor.referee3MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830331896791272por
dc.date.accessioned2023-02-08T12:28:02Z-
dc.date.issued2022-09-08-
dc.identifier.citationTORRES, Adalberto Pereira. Análise de Discurso Crítica (ADC) dos livros didáticos e do discurso dos professores da EJA de uma escola do Tocantins. 2022. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4527-
dc.description.resumoDeterminados discursos e práticas de letramento tendem a forjar as conjecturas culturais e ideológicas que os sustentam, veiculando a ideia de que sejam neutros e universais, deixando de considerar as posições ideológicas em jogo no processo sócio-histórico no qual palavras, expressões e proposições são produzidas. Nessa direção, o principal objetivo deste estudo foi analisar os livros didáticos que orientam a prática docente e os discursos de professores da EJA de uma escola pública municipal do Tocantins, a partir da inter-relação entre o modelo autônomo e o modelo “ideológico” de letramento, tendo em vista a noção de letramento como prática social. Para tanto, investigou-se as noções dos professores da EJA sobre letramento como prática social e onde eles referenciam as suas ideias; identificou-se inter-relações entre o modelo autônomo e ideológico de letramento nos documentos analisados e nos discursos dos professores; e indicou-se, a partir dessas análises, elementos que não caracterizam o letramento como uma prática social, e que se distanciam do modelo ideológico letramento. Metodologicamente, neste estudo, de abordagem qualitativa, optou-se pela análise do Projeto Político-Pedagógico da escola, de livros didáticos da EJA, componente Língua Portuguesa, e realizou-se entrevistas com professores dessa modalidade de ensino, como instrumentos de coleta de dados. Teoricamente, segue-se os encaminhamentos da abordagem dialético-relacional da Análise de Discurso Crítica (ADC), na perspectiva de Fairclough (2016), entre outros autores, correlacionando, neste estudo, análise linguística, estudos sociais e educação. Os dados evidenciam que o desenvolvimento do pensamento crítico, proposto pelo modelo ideológico de letramento, mostra-se comprometido e perde lugar na escola, pois há poucos elementos que indicam que na EJA o letramento seja concebido como uma prática social. Mostram ainda que o trabalho do professor fica restrito ao papel de reproduzir a força de trabalho para o capital; em detrimento de uma educação para o pensamento crítico, para a ação política e transformadora, como propõe o modelo ideológico de letramento.por
dc.description.abstractCertain discourses and literacy practices tend to forge the cultural and ideological conjectures that support them, conveying the idea that they are neutral and universal, and failing to consider the ideological positions at stake in the socio-historical process in which words, expressions and propositions are produced. Going in this direction, the main objective of this study was to analyze the textbooks that guide the teaching practice and the speeches of EJA (Youth and Adult Education) teachers from a municipal public school in the state of Tocantins, from the interrelation between the autonomous model and the "ideological" model of literacy, in view of literacy as a social practice. To that effect, we investigated the notions of EJA teachers about literacy as a social practice and where they reference their ideas; we identified the interrelationships between the autonomous and ideological model of literacy in the analyzed documents and in the teachers' discourses; and, based on these analyses, we indicated elements that do not characterize literacy as a social practice, and that distance themselves from the ideological model of literacy. In this study with a qualitative approach, we opted methodologically for the analysis of the School's Political-Pedagogical Project, of EJA textbooks, of the Portuguese Language component; and conducted interviews with teachers of this field of education, as data collection instruments. Theoretically, we followed the directions of the dialectical relational approach of Critical Discourse Analysis (CDA), from the perspective of Fairclough (2016), among other authors, correlating, in this study, linguistic analysis, social studies and education. The data show that the development of critical thinking, proposed by the ideological model of literacy, is compromised and loses its place in school, as there are few elements that indicate that, in EJA, literacy is conceived as a social practice. They also show that the teacher's work is restricted to the role of reproducing the workforce for capital, to the detriment of an education for critical thinking, for political and transformative action, as proposed by the ideological model of literacy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-02-08T12:28:02Z No. of bitstreams: 1 ADALBERTOPEREIRATORRES.pdf: 803267 bytes, checksum: 36513a830cee3222b22f781da9ca701b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-08T12:28:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADALBERTOPEREIRATORRES.pdf: 803267 bytes, checksum: 36513a830cee3222b22f781da9ca701b (MD5) Previous issue date: 2022-09-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos;por
dc.subjectEJA;por
dc.subjectanálise de discurso crítica;por
dc.subjectletramentos sociais;por
dc.subjectletramento ideológico;por
dc.subjectprofessores da EJA;por
dc.subjectyouth and adult educationeng
dc.subjectEJA;eng
dc.subjectcritical discourse analysis;eng
dc.subjectsocial literacy;eng
dc.subjectideological literacy;eng
dc.subjectEJA teachers.eng
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopor
dc.titleAnálise de Discurso Crítica (ADC) dos livros didáticos e do discurso dos professores da EJA de uma escola do Tocantinspor
dc.title.alternativeCritical Discourse Analysis (CDA) of textbooks and the discourse of EJA teachers at a school in Tocantinseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADALBERTOPEREIRATORRES.pdfDissertação de Mestrado784,44 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.