Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMEDEIROS, Frida Bárbara Leite-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8216995357671131por
dc.contributor.advisor1SILVA, Marcelli Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8985071802390376por
dc.contributor.referee1SILVA, Marcelli Alves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8985071802390376por
dc.contributor.referee2SOUZA, Elaine Javorski-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6694406565412206por
dc.contributor.referee3BELÉM, Vitor Curvelo Fontes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8369815854216639por
dc.date.accessioned2023-02-07T18:41:00Z-
dc.date.issued2022-09-26-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Frida Bárbara Leite. Onde está o infotenimento? análise dos telejornais maranhenses JMTV 1ª edição e hora D. 2022. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado em Comunicação - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4525-
dc.description.resumoAs inúmeras mudanças no modo de produzir e veicular informações ocorridas nos últimos anos, mostram que o jornalismo é movimento e está em constante adaptação para atender as demandas comerciais das empresas de comunicação e aos anseios do tecido social na contemporaneidade. Dentre essas alterações, mobilizamos como objeto de análise o surgimento de um modelo híbrido no jornalismo televisivo, o infotenimento (DEJAVITE, 2006, 2007; GOMES, 2009; BELÉM 2015, 2017). Para tal, discorremos sobre transformações ocorridas no telejornalismo brasileiro e as adaptações para atender a essas exigências. Durante a construção da presente pesquisa, abordamos a inserção deste modelo nos conteúdos dos noticiários, assim como na linguagem e na prática jornalística de quatro telejornais maranhenses: ‘JMTV 1ª edição’ das cidades de Imperatriz e São Luís; e os telejornais ‘Hora D’, ambos produzidos e apresentados também nestas duas cidades. Dessa forma, o ponto central desta pesquisa baseia-se em compreender como o infotenimento se expressa no telejornalismo maranhense e refletir de que forma reconfigura a prática telejornalística para manter-se como referência ao telespectador. Para alcançar tal propósito, temos como objetivos específicos: a) Perceber como o infotenimento re(define) as práticas nos telejornais e a forma de abordagem dos conteúdos; b) Verificar quais as características e elementos de infotenimento nos telejornais maranhenses JMTV 1ª edição e Na Hora D; c) Compreender o que os profissionais entendem por infotenimento e de que forma trabalham isso nas produções dos telejornais. Na construção desse percurso, utilizamos de uma metodologia híbrida (quali-quanti) focada na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2006; MINAYO, 2001), com base na observação de doze edições de cada um dos telejornais supracitados, veiculadas nos meses de julho e agosto de 2021. Para a produção dos dados, utilizamos como ferramentas entrevista semiestruturada. (BAUER E GASKEL, 2002; GIL, 1999), em que foram realizadas com seis profissionais dos noticiários, entre produtores, repórteres, chefes de reportagem e editores. Na construção do corpus, trabalhamos com seis categorias com recursos do infotenimento tais como: formato, abrangência, temática, linguagem, condução e técnica. Assim observamos que os telejornais fizeram uso desses elementos em 93 telerreportagens, que apareceram em reportagens, quadros e outros espaços dos telejornais. Em suas formulações, também ressaltamos que sujeitos da pesquisa afirmaram que as reformulações sociais afetam diretamente a forma de consumo das informações e por consequência, o modo de fazer jornalismo. Como resultado, evidenciou-se que os quatro telejornais analisados fazem uso do infotenimento de maneira alinhada às linhas editoriais das emissoras e cumprem a função social do jornalismo. Deste modo, concluímos que os quatro telejornais aproveitam as potencialidades trazidas pelas mudanças sociais e esperamos que esta pesquisa permita que os profissionais da comunicação reflitam sobre a complexidade e a contribuição que o infotenimento traz ao jornalismo contemporâneo.por
dc.description.abstractThe countless changes in the way of producing and transmitting information that have taken place in recent years reveal that journalism is a movement and is constantly adapting to meet the commercial demands of communication companies and the aspirations of the social tissue in contemporary times. Among these changes, we mobilized as an object of analysis the emergence of a hybrid model in television journalism, infotainment (DEJAVITE, 2006, 2007; GOMES, 2009; BELÉM 2015, 2017). Therefore, based on a model of transformation that occurred in Brazilian journalism and as a model to meet these requirements. To this end, we discuss the transformations that have taken place in Brazilian television journalism and the adaptations to meet these requirements. During the construction of the present research, we approached the insertion of this model in the contents of the news, as well as in the language and in the journalistic practice of four TV news from Maranhão: 'JMTV 1st edition' from the cities of Imperatriz and São Luís; and the TV news 'Hora D', both produced and also presented in these two cities. Thus, the focal point of this research is based on understanding how infotainment is expressed in telejournalism from Maranhão and reflecting on how it reconfigures the telejournalistic practice to keep itself as a reference to the viewer. To this purpose, we have as specific objectives: a) To understand how infotainment re(defines) the practices in television news and the way of approaching the contents; b) Check the characteristics and elements of infotainment in the Maranhão television news JMTV 1st edition and Na Hora D; c) Understand what professionals understand by infotainment and how they work it in the productions of television news. In the construction of this route, we used a hybrid methodology (quali-quanti) focused on Content Analysis (BARDIN, 2006; MINAYO, 2001), based on the observation of twelve editions of each of the aforesaid television news, broadcast in the months July and August 2021. For the production of data, we used semi-structured interviews as tools. (BAUER AND GASKEL, 2002; GIL, 1999), in which they were carried out with six news professionals, including producers, reporters, news chiefs and editors. In the construction of the corpus, we worked with six categories with infotainment resources such as: format, scope, theme, language, conduct and technique. Thus, we observed that the television news made use of these elements in 93 newsreports, which appeared in reports and other spaces in the newscasts. In their formulas, we also highlight that the research subjects stated that the social consequences would be directly the form of consumption of the portions of journalism. As a result, four television newscasts are intended to use infotainment and the way to serve social lines and fulfill the function of journalism. In this way, we conclude that the four newscasts take advantage of the potential brought by social changes and we hope that this research allows communication professionals to reflect on the complexity and contribution that infotainment brings to contemporary journalism.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-02-07T18:40:58Z No. of bitstreams: 1 FridaMedeiros.pdf: 1753892 bytes, checksum: 5048efb0c440b20d62a473d495d53134 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-07T18:41:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FridaMedeiros.pdf: 1753892 bytes, checksum: 5048efb0c440b20d62a473d495d53134 (MD5) Previous issue date: 2022-09-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO -MESTRADO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinfotenimento;por
dc.subjecttelejornalismo;por
dc.subjecttelevisão;por
dc.subjectJMTV 1ª edição;por
dc.subjecthora D;por
dc.subjectinfotainment;eng
dc.subjecttelejournalism;eng
dc.subjectTV;eng
dc.subjectJMTV 1;eng
dc.subjecthora D.eng
dc.subject.cnpqJornalismo e Editoraçãopor
dc.titleOnde está o infotenimento? análise dos telejornais maranhenses JMTV 1ª edição e hora Dpor
dc.title.alternativeWhere is the infotainment? analysis of newscasts from Maranhão JMTV 1st edition and hour Deng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM (Campus Imperatriz)
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM (Campus Imperatriz)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FridaMedeiros.pdfDissertação de Mestrado1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.