Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZAPAROLI, Willian Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4256477312044568por
dc.contributor.advisor1ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054483633358225por
dc.contributor.referee1ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054483633358225por
dc.contributor.referee2CARDOSO, Berta Leni Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3678984365375736por
dc.contributor.referee3MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830331896791272por
dc.contributor.referee4SILVA , Rosa Maria Soares da-
dc.contributor.referee5ALVES, Antonio Sousa-
dc.date.accessioned2023-02-07T17:33:04Z-
dc.date.issued2022-09-09-
dc.identifier.citationZAPAROLI, Willian Gomes. Educação Física em sala de aula: Uma atividade voltada para o desenvolvimento humano. 2022. 112 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4523-
dc.description.resumoEste trabalho tem como temática “Educação física em sala de aula: uma atividade voltada para o desenvolvimento humano”. Seu objeto de estudo é a Educação Física em sala de aula numa abordagem histórico-cultural. Tem como objetivo geral analisar de que forma a Educação Física tem contribuído para o desenvolvimento humano e social de crianças e adolescentes no Ensino Fundamental em escolas de rede municipal de Imperatriz-MA. Como etapa inicial para fundamentarmos e situarmos o leitor no texto foram feitas discussões relacionadas a evolução da Educação Física e a sua inserção no ambiente escolar, traçando uma linha do tempo em ordem cronológica da sequência dos fatos. A pesquisa documental por meio de currículos oficiais nacionais e estaduais foram importantes para averiguarmos as possibilidades de melhorias nas abordagens das aulas. Ao longo do processo de investigação foi pertinente mergulharmos mais a fundo em elementos da formação de base dos professores participantes da pesquisa, a cultura familiar, influência de seus anos como estudante, a formação universitária, as experiências iniciais e os anos subsequente. Propusemos como forma de abordagem a pesquisa de cunho qualitativo, onde o mais importante era colher os depoimentos e impressões particularidades dos professores. A escolha do tipo de entrevista semiestruturada nos permitiu obtermos depoimentos surpreendentes e de grande relevância para a pesquisa Educacional e para a pesquisa em Educação Física Escolar. A transcrição de muitas falas demonstrou conhecimento e preocupação dos professores as teorias pedagógicas e com a dicotomia entre práticas culturais enraizadas no ensino tradicional ante as possibilidades de um fazer pedagógico mais alinhado aos valores progressistas no processo de ensino e aprendizagem. Foi notório na filtragem dos depoimentos, observarmos as grandes angústias e aflições dos professores para com os rumos que o nosso sistema de ensino tem levado, os danos com o uso errado das tecnologias e principalmente para a necessidade de descontruir uma imagem de desprestígio da Educação Física Escolar para o desenvolvimento Humano dos indivíduos de forma a evitar a fragmentação entre teoria e prática.por
dc.description.abstractThis work has as its theme “Physical education in the classroom: an activity focused on human development”. Its object of study is Physical Education in the classroom in a historical-cultural approach. Its general objective is to analyze how Physical Education has contributed to the human and social development of children and adolescents in Elementary School in municipal schools in Imperatriz-MA. As an initial step to support and situate the reader in the text, discussions were made related to the evolution of Physical Education and its insertion in the school environment, tracing a timeline in chronological order of the sequence of facts. Documentary research through official national and state curricula were important to investigate the possibilities for improvements in the approaches to classes. Throughout the investigation process, it was pertinent to delve deeper into elements of the basic training of the teachers participating in the research, family culture, influence of their years as a student, university education, initial experiences and subsequent years. We proposed as a way of approaching the research of a qualitative nature, where the most important thing was to collect the testimonies and impressions of the teachers' particularities. The choice of the type of semi-structured interview allowed us to obtain surprising and highly relevant testimonies for Educational research and for research in Physical Education in Schools. The transcription of many speeches showed teachers' knowledge and concern with pedagogical theories and with the dichotomy between cultural practices rooted in traditional teaching in the face of the possibilities of a pedagogical practice more aligned with progressive values in the teaching and learning process. It was evident in the filtering of the testimonies, we observed the great anguish and afflictions of the teachers with the directions that our education system has taken, the damages with the wrong use of technologies and mainly for the need to deconstruct an image of discredit of Physical Education. School for the Human development of individuals in order to avoid fragmentation between theory and practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-02-07T17:33:04Z No. of bitstreams: 1 WILLIAN GOMES ZAPAROLIvec.pdf: 36605230 bytes, checksum: c57c1a513bc788108d525d55777dbf3f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-07T17:33:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WILLIAN GOMES ZAPAROLIvec.pdf: 36605230 bytes, checksum: c57c1a513bc788108d525d55777dbf3f (MD5) Previous issue date: 2022-09-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Física;por
dc.subjectEducação Física Escolar;por
dc.subjectEducação;por
dc.subjectPráticas Pedagógicas;por
dc.subjectSaberes Docentespor
dc.subjectPhysicalEducation;eng
dc.subjectSchool Physical Education;eng
dc.subjectEducation;eng
dc.subjectPedagogical practices;eng
dc.subjectTeaching Knowledgeeng
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.titleEDUCAÇÃO FÍSICA EM SALA DE AULA: UMA ATIVIDADE VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.title.alternativePHYSICAL EDUCATION IN THE CLASSROOM: AN ACTIVITY FOCUSED ON FOR HUMAN DEVELOPMENTeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAN GOMES ZAPAROLIvec.pdfDissertação de Mestrado35,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.