Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4522
Tipo do documento: Dissertação
Título: A estética da resistência: autoficção e as memórias da ditadura nos contos garopaba mon amour e lixo e purpurina, de Caio Fernando Abreu
Título(s) alternativo(s): estéticas de la resistencia: la autoficción y las memorias de la dictadura en los cuentos garopaba mon amour y desecho y purpurina, de Caio Fernando Abreu
Autor: FERREIRA, Mariane Santos 
Primeiro orientador: CAVALCANTE, José Dino Costa
Primeiro membro da banca: CAVALCANTE, José Dino Costa
Segundo membro da banca: COSTA, Maria Iranilde Almeida
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Rita de Cássia
Resumo: RESUMO A literatura produzida no período pós-ditatorial brasileiro nos mostram que grande parte dos escritores fizeram da memória um terreno de discussões, denúncias e reflexões acerca desse período tão conturbado da história nacional. A construção literária, dessas obras, se constitui por meio de uma elaboração da linguagem a qual tenta dar conta de representar as fissuras, lacunas dos discursos autoritários e da desintegração dos sujeitos colocados à margem dessa sociedade opressora. Essa pesquisa objetiva analisar os dispositivos literários de que se apropriam os contos Garopaba Mon Amour e Lixo e Purpurina, do escritor Caio Fernando Abreu, presentes, respectivamente, nas obras Pedras de Calcutá (1977) e Ovelhas Negras (1995), como forma de resistência ao regime ditatorial. A hipótese que norteia a pesquisa lança mão da autoficção como chave de leitura dos textos, pois acreditamos que seja por esse gênero textual que o escritor constrói sua estratégia literária que resiste ao discurso dominante; uma vez que a autoficção pode ser entendida como um espaço híbrido, ambíguo, situada entre o limite do real e ficcional, ela permite a construção de um discurso aberto e de múltiplos sentidos. Considerando que os estudos da autoficçao surgem, pela primeira vez, a partir de Serge Doubrovsky (1977), motivado pela teoria de Philippe Lejeune (1975), cujo conceito ainda está em desenvolvimento, entendemos necessário trazer a contribuição de diferentes teóricos. Assim, acrescentamos a estes supracitados, os pressupostos de Colonna (2014), Vilain (2014) Gasparini (2014), Faedrich (2014/2015), Klinger (2008/2007), Arfuch (2010). As considerações finais comprovam a hipótese levantada de que o sujeito resiste pelos dispositivos literários da autoficção e da ficcionalização da memória.
Abstract: RESUMEN La literatura producida en el período posdictatorial brasileño nos muestra que la mayoría de los escritores hicieron de la memoria un terreno de discusión, denuncia y reflexión sobre este período convulso de la historia nacional. La construcción literaria de estas obras se constituye a través de una elaboración de lenguaje que trata de dar cuenta de las fisuras, los vacíos de los discursos autoritarios y la desintegración de sujetos colocados en los márgenes de esta sociedad opresora. Esta investigación tiene como objetivo analizar los recursos literarios utilizados en los cuentos Garopaba Mon Amour y Lixo e Purpurina, del escritor Caio Fernando Abreu, presentes, respectivamente, en las obras Pedras de Calcutá (1977) y Ovelhas Negras (1995), como forma de resistencia al régimen dictatorial. La hipótesis que guía la investigación hace uso de la autoficción como clave de lectura de los textos, pues creemos que es a través de este género textual que el escritor construye su estrategia literaria que resiste al discurso dominante; ya que la autoficción puede entenderse como un espacio híbrido, ambiguo, situado entre los límites de lo real y lo ficcional, permite la construcción de un discurso abierto con múltiples significados. Considerando que los estudios de autoficción surgen, por primera vez, de Serge Doubrovsky (1977), motivado por la teoría de Philippe Lejeune (1975), cuyo concepto aún está en desarrollo, creemos necesario traer el aporte de diferentes teóricos . Así, sumamos a los anteriores, los supuestos de Colonna (2014), Vilain (2014) Gasparini (2014), Faedrich (2014/2015), Klinger (2008/2007), Arfuch (2010). Las consideraciones finales confirman la hipótesis planteada de que el sujeto resiste a través de los recursos literarios de la autoficción y la ficcionalización de la memoria.
Palavras-chave: autoficção;
ditadura militar;
resistência;
caio fernando abreu.
autoficción;
dictadura militar;
resistencia;
Caio Fernando Abreu.
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: FERREIRA, Mariane Santos. A estética da resistência: autoficção e as memórias da ditadura nos contos garopaba mon amour e lixo e purpurina, de Caio Fernando Abreu. 2022. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras- Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4522
Data de defesa: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarianeFerreira.pdfDissertação de Mestrado809,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.