Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4520
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | RAÇA, GÊNERO E EDUCAÇÃO EM “ÚRSULA” E “CANTOS À BEIRA-MAR” DE MARIA FIRMINA DOS REIS |
Título(s) alternativo(s): | RACE, GENDER AND EDUCATION IN "ÚRSULA" AND "CANTOS À BEIRA-MAR" BY MARIA FIRMINA DOS REIS |
Autor: | BARBOSA, Tatiara |
Primeiro orientador: | RIBEIRO, Dimas dos Reis |
Primeiro coorientador: | CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua |
Primeiro membro da banca: | RIBEIRO, Dimas dos Reis |
Segundo membro da banca: | CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua |
Terceiro membro da banca: | CARVALHO, Herli de Sousa |
Quarto membro da banca: | CRUZ, Edna Sousa |
Resumo: | Esta dissertação aborda a questão da continuidade das formas coloniais de exploração vivenciada pela mulher negra, numa sociedade atravessada por relações raciais e de gênero, onde a Literatura se apresenta como um importante recurso para problematizar essa realidade, na direção contrária dos padrões de dominação e disseminação do conhecimento. Nessa direção, a questão que mobiliza este estudo consiste em entender como a temática afro-feminina e o fenômeno educativo se manifestam no pensamento produzido por Maria Firmina dos Reis nas obras Úrsula e Cantos à beira-mar. O objetivo geral é analisar a temática afro-feminina e o fenômeno educativo no pensamento produzido por Maria Firmina dos Reis nas obras Úrsula e Cantos à beira-mar e suas ressonâncias nas relações sociais. Para tanto, foi necessário caracterizar o contexto histórico do pensamento produzido pela autora em suas obras; identificar no romance e nos poemas as relações entre raça, gênero e educação e possíveis contribuições ao ensino de Literatura. Como produto técnico decorrente deste estudo, foi produzido um e-book com a história de Maria Firmina dos Reis, tanto em texto quanto em história em quadrinhos, de modo a inserir e a discutir sua vida na educação básica. No que se refere à metodologia, trata-se de um estudo bibliográfico, cuja abordagem é qualitativa, centrado nas obras literárias Úrsula e Cantos à beira-mar, com enfoque nas questões de raça, gênero e educação e suas inter-relações. Os resultados evidenciam que a autora já se apresentava como uma mulher à frente do seu tempo, que não se intimidou com as questões que o homem branco impôs à sociedade, e que possui grande contribuição ao cânone literário, sendo uma importante precursora da escrita afro-feminina brasileira. |
Abstract: | This dissertation addresses the question of the continuity of colonial forms of exploitation experienced by black women, in a society crossed by racial and gender relations, where Literature presents itself as an important resource to problematize such reality, in the opposite direction of the patterns of domination and dissemination of knowledge. Thus, the question that mobilizes this study is to understand how the afro-feminine theme and the educational phenomenon are manifested in the thought produced by Maria Firmina dos Reis in the works “Úrsula and Songs at Sea Shore”. Our general objective is to analyze the afro-feminine theme and the educational phenomenon in the thought produced by Maria Firmina dos Reis in her works “Úrsula and Songs at Sea Shore” and their resonances in social relations. Therefore, it was necessary to characterize the historical context of the thought produced by the author in her works; to identify in the novel and in poems the relations among race, gender and education and possible contributions to Literature teaching. As a technical product resulting from this study, we created an e-book with the story of Maria Firmina dos Reis, either in text and in comics, in order to insert and discuss her life in basic education schools. With regard to the methodology, this is a bibliographical study, whose approach is qualitative, centered on the literary works “Úrsula and Songs at Sea Shore”, focusing on the issues of race, gender and education and their interrelationships. Results show that the author has already presented herself as a woman ahead of her time, who was not intimidated by the issues imposed by the white man on society, and who has made a great contribution to the literary canon, being an important precursor of Afro-female Brazilian writing. |
Palavras-chave: | Literatura; Afro-feminina; Educacional; Maria Firmina dos Reis Literature; Afro-feminine; Educational; Maria Firmina dos Reis |
Área(s) do CNPq: | Literatura Brasileira |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Citação: | BARBOSA, Tatiara. Raça, gênero e educação em “Ursula” e “Cantos à beira-mar” de Maria Firmina dos Reis. 2022. 117 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4520 |
Data de defesa: | 4-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TATIARA BARBOSA Dissertaçãovec.pdf | Dissertação de Mestrado | 40,9 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.