Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4517
Tipo do documento: Dissertação
Título: ESCOLHA DOS GESTORES ESCOLARES: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ - MA
Título(s) alternativo(s): CHOICE OF SCHOOL MANAGERS: A STUDY IN THE PUBLIC MUNICIPAL NETWORK OF IMPERATRIZ-MA
Autor: MOTA, Paula Alexandra T 
Primeiro orientador: DUBLANTE, Carlos André Sousa
Primeiro membro da banca: DUBLANTE, Carlos André Sousa
Segundo membro da banca: CARDOSO, Maria José Pires Barros
Terceiro membro da banca: CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua
Quarto membro da banca: SILVA , Roza Maria Soares da
Quinto membro da banca: MOURA, Jónata Ferreira de
Resumo: A presente dissertação teve o objetivo de analisar o processo de escolha de gestores escolares na rede municipal de ensino de Imperatriz-MA e seus impactos na gestão democrática das escolas. De forma mais específica, deseja-se analisar e conhecer os instrumentos normativos para a escolha do gestor escolar no município de Imperatriz, verificar as diversas alternativas de escolha do gestor escolar e como essa escolha impacta na gestão democrática da escola pública, compreender se a escolha do gestor contribui para a construção das práticas democráticas nas escolas. O objeto em foco está inserido em um contexto amplo, que envolve aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos que determinam as formas de provimento ao cargo de gestor escolar. Em relação aos procedimentos técnicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo. Como instrumentos, entrevistas semiestruturadas com os diretores, o presidente do Conselho Municipal de Educação e os representantes dos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade local, em duas escolas da rede municipal de ensino. Como produto do trabalho, foi apresentado um caderno de orientações. Os resultados do estudo demonstraram que a democratização da gestão da escola pública, embora tenha sido garantida por meio dos marcos regulatórios implementados nas escolas, é um caminho ainda distante de ser considerado democrático. O estudo demonstrou também que mesmo o gestor sendo escolhido através da eleição, mecanismo que deveria assegurar a gestão participativa e democrática, ainda existem alguns entraves que dificultam a efetivação das práticas democráticas na escola. Um deles é o autoritarismo exercido pela pessoa do gestor, que centraliza o poder, não propiciando o envolvimento da comunidade no processo de tomadas das decisões; outro é a falta de conhecimento por parte da comunidade escolar sobre o seu papel dentro da escola.
Abstract: This dissertation aimed to analyze the process of choice of school managers in the municipal school system of Imperatriz-MA and its impacts on the democratic management of schools. And, more specifically, to know and analyze the regulatory instruments for the choice of school manager, to verify the various alternatives for choice, how this choice impacts on the democratic management of public schools, as well as to understand whether the choice of this manager contributes to the construction of democratic school practices. The object in focus is inserted in a broad context, which involves historical, social, political and economic aspects that determine the ways of filling the position of school manager. As to the technical procedures, we used bibliographic and documental research and field research. The instruments used were semi-structured interviews with the principals, the president of the Municipal Board of Education, and representatives of parents, students, teachers, employees, and the local community in two schools of the municipal educational system. As a work product, a guidance booklet was presented. The results of the study showed that the democratization of public school management, although it has been guaranteed through regulatory frameworks implemented in schools, is still a long way from being considered democratic. The study also showed that even though the manager is chosen through elections, a mechanism that should ensure participatory and democratic management, there are still some obstacles that hinder the implementation of democratic practices in schools. One of them is the authoritarianism exercised by the manager, who centralizes the power, not allowing the involvement of the community in the decision-making process; another is the lack of knowledge by the school community about its role within the school.
Palavras-chave: Democracia;
Escolha do gestor;
Participação
Democracy;
Choice of manager;
Participation
Área(s) do CNPq: Administração de Unidades Educativas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: MOTA, Paula Alexandra T. Escolha dos gestores escolares: Um estudo na rede pública municipal de Imperatriz - Ma. 2022. 199 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4517
Data de defesa: 2-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULA ALEXANDRA TRINDADE MOTAvec.pdfDissertação de Mestrado83,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.