Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4499
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTHEISS, Fabricio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1494126554588541por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fernanda Areias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8726813473492947por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fernanda Areias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8726813473492947por
dc.contributor.referee2MIRANDA, Maria Brígida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6580699080518678por
dc.contributor.referee3FONSECA, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682376794834169por
dc.date.accessioned2023-01-24T14:39:30Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationTHEISS, Fabricio. O noiva: performance e performatividade no retrato. 2021.226 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4499-
dc.description.resumoEste trabalho busca refletir acerca da construção das subjetividades masculinas, a partir da relação empírica do meu corpo com o gênero masculino. O que fricciona essa relação e faz disparar esta pesquisa é um retrato, intitulado O noiva, produzido por mim e por um amigo artista, no ano de 2012, para ritualizar minha relação com minha companheira. Esse objeto artístico permeia as criações e os acontecimentos desta pesquisa, que são refletidos em três fases, as quais denomino: PERFORMANCE UM, PERFORMANCE DOIS e PERFORMANCE TRÊS. Na PERFORMANCE UM, apresento os acontecimentos que envolvem a concepção do retrato O noiva e os eventos que me levaram a compor duas performances artísticas: Cárcere Privado, criada no ano de 2018; e O noiva, criada no ano de 2019. A PERFORMANCE DOIS expõe o percurso gerador da ação performativa intitulada Cheiro de Borboletas Mortas, na qual dediquei-me a escrita e a correspondência de cartas com pessoas artistas, amigas, pesquisadoras, desconhecidas, etc., compartilhando acontecimentos pessoais e reverberações da pesquisa. A PERFORMANCE TRÊS reflete sobre os desdobramentos da ação performativa Noite de Núpcias, realizada no aplicativo de encontros, amizades e relacionamentos Tinder, por meio da criação do perfil Noiva, 38. Os acontecimentos narrados foram analisados a partir de teorias que envolvem os estudos sobre Gênero, os estudos da Performance e a teoria feminista, dialogando, principalmente, com as obras das autoras Audre Lorde, bell hooks, Eleonora Fabião, Judith Butler, Luciana Lyra, Margareth Rago, Virginie Despentes, e com os autores Ailton Krenak, Boaventura de Souza Santos, Cassiano Quilici, Michel Foucault, Paul B. Preciado e Richard Schechner. Através das discussões tecidas entorno das criações artísticas, a pesquisa expõe tensões que estão implicadas nas práticas sociais normativas que visam manter de pé estruturas patriarcais, como o gênero e o casamento, fabricadoras de ficções políticas que interferem em nossos modos de ser, de estar e de se relacionar no mundo. O campo das artes da cena é, nesta investigação, compreendido como canal de infiltração de ações micropolíticas geradoras de possíveis caminhos para a transformação de si e do cotidiano social.por
dc.description.abstractThis work seeks to reflect on the construction of male subjectivities from the empirical relationship of my body with the male gender. What draws this relationship and triggers this research is a portrait, entitled The Bride Man, produced by me and an artist friend in 2012 to ritualize my relationship with my partner. This artistic object permeates the creations and events of this research that are reflected in three phases, which I call: PERFORMANCE ONE, PERFORMANCE TWO and PERFORMANCE THREE. In PERFORMANCE ONE, I present the events surrounding the conception of the portrait The bride man and the events that led me to compose two artistic performances: Private Prison, created in 2018; and The Bride Man, created in 2019. PERFORMANCE TWO exposes the creative path of the performative action entitled Smell of Dead Butterflies, in which I dedicated myself to writing and corresponding letters with artists, friends, researchers, strangers, etc., sharing personal happenings and the research reverberations. PERFORMANCE THREE reflects on the unfolding of the performative action Wedding Nights, carried out in the social media application Tinder, through the creation of the Bride, 38 profile. The events narrated during this performative journey were analyzed based on theories involving Gender Studies, Performance Studies and Feminist Theory, dialoguing mainly with the works of the authors Audre Lorde, bell hooks, Eleonora Fabião, Judith Butler, Luciana Lyra, Margareth Rago,Virginie Despentes, Ailton Krenak, Boaventura de Souza Santos, Cassiano Quilici, Michel Foucault, Paul B. Preciado and Richard Schechner. Through the discussions woven around the artistic creations, this research exposes tensions that are implied in normative social practices that aim to maintain patriarchal structures, such as gender and marriage,manufacturers of political fictions that interfere in our ways of being and relating in the world. The field of performing arts is, in this investigation, understood as an infiltration channel for micropolitical actions that generate possible paths for the transformation of the self and of the social daily life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-01-24T14:39:30Z No. of bitstreams: 1 FABRICIOTHEISS.pdf: 17484932 bytes, checksum: d3645452bda154e7a7c1564b2e64bed1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T14:39:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FABRICIOTHEISS.pdf: 17484932 bytes, checksum: d3645452bda154e7a7c1564b2e64bed1 (MD5) Previous issue date: 2021-12-07eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgênero;por
dc.subjectmasculinidades;por
dc.subjectsubjetividade;por
dc.subjectperformance;por
dc.subjectperformatividade;por
dc.subjectgender;eng
dc.subjectmasculinities;eng
dc.subjectsubjectivity;eng
dc.subjectperformance;eng
dc.subjectperformativity.eng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleO noiva: performance e performatividade no retratopor
dc.title.alternativeThe bride: performance and performativity in portraitureeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABRICIOTHEISS.pdfDissertação de Mestrado17,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.