Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINTO, Erivelto Viana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9623979211919174por
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Tânia Ribeiro Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9923951943288596por
dc.contributor.referee1FREITAS, Vanilto Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0481385796591965por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Fernanda Areias de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8726813473492947por
dc.contributor.referee3BORRALHA, Tácito Freire-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354056336043839por
dc.date.accessioned2023-01-24T13:18:29Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.citationPINTO, Erivelto Viana. O artista da dança: Uma perspectiva de formação na cidade de São Luís. 2021. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4498-
dc.description.resumo“O artista da dança: uma perspectiva de formação na cidade de São Luís” tem como parâmetro meu percurso artístico profissional, intensificado em experiências, práticas e na produção de contextos e ambientes de experimentação e estudo para pesquisadores da dança e as artes cênicas na capital do Maranhão. Nesse contexto, destaco o festival Conexão Dança, um conjunto de ações interessadas na diversidade de linguagens, perspectivas de criação e pesquisa no universo artístico contemporâneo para a dança e a performance, sendo a base desta pesquisa de mestrado. Esta dissertação desenvolve um tema importante para o terreno das artes cênicas e vem ampliar a discussão sobre a formação em dança a partir de um exercício histórico e reflexivo sobre “como se dá a formação do artista da dança em São Luís”. Assim, fui direcionado a mapear indivíduos artistas da dança em atuação na cidade de São Luís entre 2017 - 2021. Em consequência do distanciamento social, levado pela covid 19, optei por um questionário online denominado Mapeamento Formativo do Artista da Dança na cidade de São Luís. Nele, foram levantados aspectos que abrangem a dimensão artística-formativa dos respondentes. Fez-se necessário olhar para a história da dança local por meio de entrevistas, jornais, blogs e programas de eventos em diálogo com uma literatura de pesquisadores brasileiros da dança. A pesquisa traz ainda um olhar especifico sobre a dança cênica e situa um momento relevante da dança nacional impulsionada pelas políticas de financiamento da cultura que cria uma serie de mecanismos através de editais e fomentos (estaduais e nacionais). A presente pesquisa ajuda a entender a atuação local ao identificar possibilidades e perspectivas na formação do artista da dança na cidade como a necessidade de existirem ambientes coexistindo com ambientes informais, para que possa discutir os currículos desses espaços e sua criação (universidades e cursos técnicos) e a formação continuada. A formação hibrida desse artista. Questões que apontam perspectivas de continuidade e desdobramento deste trabalho.por
dc.description.abstract“The dance artist: a perspective of training in the city of São Luís”, is based on my professional artistic career, and intensified in experiences, practices and in the production of contexts and environments for experimentation and study for researchers of dance and the scenic arts in the capital of Maranhão, where I highlight the festival Conecta Dança, a set of actions interested in the diversity of languages, perspectives of creation and research in the contemporary artistic universe for dance and performance, being the basis of this master's research. “The dance artist: a training perspective in the city of São Luís”, is an important topic for the field of performing arts and comes to broaden the discussion on dance training from a historical and reflective exercise on “how it happens the training of dance artists in São Luís”, so I was directed to map individual dance artists working in the city of São Luís between (2017 - 2021). As a result of social distancing, taken by covid 19, I opted for an online questionnaire called Formative Mapping of the Dance Artist in the city of São Luís, where aspects that encompass the artistic-formative dimension of the respondents were raised. It is necessary to look at the history of local dance through interviews, newspapers, blogs and event programs in dialogue with a literature of Brazilian dance researchers. The research also takes a specific look at scenic dance and situates a relevant moment in national dance driven by culture funding policies that create a series of mechanisms through public notices and sponsorships (state and national). “The dance artist: a perspective of training in the city of São Luís”, helps to understand the local performance by identifying possibilities and perspectives in the training of the dance artist in the city, such as the need for formal environments to exist in the coexistence of informal environments, coexisting, where one can discuss the curricula of these spaces and their creation (universities and technical courses), and continuing education. The hybrid formation of this artist. Questions that point to prospects for continuity and unfolding of this work. Keywords:eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-01-24T13:18:29Z No. of bitstreams: 1 ERIVELTOVIANA.pdf: 2250545 bytes, checksum: 4bb0a681d6e144f46783b16c1a7c35c6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T13:18:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ERIVELTOVIANA.pdf: 2250545 bytes, checksum: 4bb0a681d6e144f46783b16c1a7c35c6 (MD5) Previous issue date: 2021-12-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdança;por
dc.subjectformação;por
dc.subjectartista da dança;por
dc.subjectatividades formativas;por
dc.subjectdance;eng
dc.subjectformation;eng
dc.subjectdance artist;eng
dc.subjecttraining activities.eng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.subject.cnpqDançapor
dc.titleO artista da dança: Uma perspectiva de formação na cidade de São Luíspor
dc.title.alternativeThe dance artist: A perspective of training in the city of São Luíseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIVELTOVIANA.pdfDissertação de Mestrado2,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.