Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4498
Tipo do documento: Dissertação
Título: O artista da dança: Uma perspectiva de formação na cidade de São Luís
Título(s) alternativo(s): The dance artist: A perspective of training in the city of São Luís
Autor: PINTO, Erivelto Viana 
Primeiro orientador: RIBEIRO, Tânia Ribeiro Costa
Primeiro membro da banca: FREITAS, Vanilto Alves de
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Fernanda Areias de
Terceiro membro da banca: BORRALHA, Tácito Freire
Resumo: “O artista da dança: uma perspectiva de formação na cidade de São Luís” tem como parâmetro meu percurso artístico profissional, intensificado em experiências, práticas e na produção de contextos e ambientes de experimentação e estudo para pesquisadores da dança e as artes cênicas na capital do Maranhão. Nesse contexto, destaco o festival Conexão Dança, um conjunto de ações interessadas na diversidade de linguagens, perspectivas de criação e pesquisa no universo artístico contemporâneo para a dança e a performance, sendo a base desta pesquisa de mestrado. Esta dissertação desenvolve um tema importante para o terreno das artes cênicas e vem ampliar a discussão sobre a formação em dança a partir de um exercício histórico e reflexivo sobre “como se dá a formação do artista da dança em São Luís”. Assim, fui direcionado a mapear indivíduos artistas da dança em atuação na cidade de São Luís entre 2017 - 2021. Em consequência do distanciamento social, levado pela covid 19, optei por um questionário online denominado Mapeamento Formativo do Artista da Dança na cidade de São Luís. Nele, foram levantados aspectos que abrangem a dimensão artística-formativa dos respondentes. Fez-se necessário olhar para a história da dança local por meio de entrevistas, jornais, blogs e programas de eventos em diálogo com uma literatura de pesquisadores brasileiros da dança. A pesquisa traz ainda um olhar especifico sobre a dança cênica e situa um momento relevante da dança nacional impulsionada pelas políticas de financiamento da cultura que cria uma serie de mecanismos através de editais e fomentos (estaduais e nacionais). A presente pesquisa ajuda a entender a atuação local ao identificar possibilidades e perspectivas na formação do artista da dança na cidade como a necessidade de existirem ambientes coexistindo com ambientes informais, para que possa discutir os currículos desses espaços e sua criação (universidades e cursos técnicos) e a formação continuada. A formação hibrida desse artista. Questões que apontam perspectivas de continuidade e desdobramento deste trabalho.
Abstract: “The dance artist: a perspective of training in the city of São Luís”, is based on my professional artistic career, and intensified in experiences, practices and in the production of contexts and environments for experimentation and study for researchers of dance and the scenic arts in the capital of Maranhão, where I highlight the festival Conecta Dança, a set of actions interested in the diversity of languages, perspectives of creation and research in the contemporary artistic universe for dance and performance, being the basis of this master's research. “The dance artist: a training perspective in the city of São Luís”, is an important topic for the field of performing arts and comes to broaden the discussion on dance training from a historical and reflective exercise on “how it happens the training of dance artists in São Luís”, so I was directed to map individual dance artists working in the city of São Luís between (2017 - 2021). As a result of social distancing, taken by covid 19, I opted for an online questionnaire called Formative Mapping of the Dance Artist in the city of São Luís, where aspects that encompass the artistic-formative dimension of the respondents were raised. It is necessary to look at the history of local dance through interviews, newspapers, blogs and event programs in dialogue with a literature of Brazilian dance researchers. The research also takes a specific look at scenic dance and situates a relevant moment in national dance driven by culture funding policies that create a series of mechanisms through public notices and sponsorships (state and national). “The dance artist: a perspective of training in the city of São Luís”, helps to understand the local performance by identifying possibilities and perspectives in the training of the dance artist in the city, such as the need for formal environments to exist in the coexistence of informal environments, coexisting, where one can discuss the curricula of these spaces and their creation (universities and technical courses), and continuing education. The hybrid formation of this artist. Questions that point to prospects for continuity and unfolding of this work. Keywords:
Palavras-chave: dança;
formação;
artista da dança;
atividades formativas;
dance;
formation;
dance artist;
training activities.
Área(s) do CNPq: Artes
Dança
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Citação: PINTO, Erivelto Viana. O artista da dança: Uma perspectiva de formação na cidade de São Luís. 2021. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4498
Data de defesa: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIVELTOVIANA.pdfDissertação de Mestrado2,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.