Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPÁSCOA FILHO, João Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7664584830921458por
dc.contributor.advisor1VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee1VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee2QUADROS JUNIOR, João Fortunato Soares de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915193940262721por
dc.contributor.referee3FONTENELLE, Plínio Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231046240258549por
dc.contributor.referee4MOTA, Antônia da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.contributor.referee5SILVA, Nadja Fonseca da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9850574903473891por
dc.date.accessioned2023-01-24T12:40:44Z-
dc.date.issued2021-12-27-
dc.identifier.citationPÁSCOA FILHO, João Ferreira da. A filosofia e música: uma metodologia interdisciplinar no contexto de uma escola pública maranhense. 2021. 218 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4496-
dc.description.resumoA pesquisa se refere aos desafios do ensino de Filosofia e também das possibilidades de construção de uma metodologia interdisciplinar voltada para as aulas de filosofia no contexto do Ensino Médio maranhense, em interface com a Música. A pesquisa tem como perspectiva de contexto o lócus da cidade de São Mateus - MA. Tem como objetivo geral: Vislumbrar as contribuições concretas que a música pode trazer para o ensino de filosofia no nível médio, levando em conta o contexto específico da cidade de São Mateus – MA, os aportes teóricos e, as vozes dos docentes, a partir do contato com o produto da pesquisa – Filosofando com música: experiência metodológica interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizamos como método de procedimento a pesquisa de campo. A pesquisa teve como principal questão norteadora: Como ensinar filosofia no Ensino Médio de maneira significativa, levando em conta o contexto educacional do município de São Mateus -MA? É importante enfatizar que em vista do momento pandêmico, optamos por não realizar encontros com os professores de forma presencial e nem mesmo aplicar o produto com alunos e professores. Neste sentido, o produto é apresentado como uma proposta metodológica. Para alcançar esse objetivo trouxemos a contribuição dos aportes teóricos e dos instrumentos de coletas de dados como a entrevista semi-estruturada e o questionário aplicado por meio remoto. Entre os aportes teóricos que aparecem na pesquisa estão: Gainza (1988); Eisner (1991); Luckesi (1994); Millet (1997); Chauí (2000); Alves (2002); Gontijo e Valadão (2004); Aspis (2004); Fávero et al. (2004); Cauquelin (2005); Aranha (2006); Rocha Jr. (2007); Nobre e Terra (2007); Prendin (2009); Feitosa (2009); Rodrigo (2009); Gallo (2012); Silveira (2012); Neves (2013); entre outros. O produto final da pesquisa está materializado como um caderno metodológico interdisciplinar intitulado - Filosofando com Música: Experiência metodológica interdisciplinar. Traz sugestões de temáticas que possam ajudar no despertar dos jovens para a filosofia. Conta para isso com a contribuição da música. Esta relação interdisciplinar entre filosofia e música deve prestar uma significativa contribuição ao ensino de filosofia no nível médio. Neste sentido, valorizando não somente a filosofia como espaço de construção de saber, mas, a música também ganha destaque em meio a este movimento do espirito.por
dc.description.abstractThe research refers to the challenges of teaching philosophy and also to the possibilities of developing an interdisciplinary methodology for teaching philosophy in the context of high school in Maranhão, at the interface with music. The research has as contextual perspective the place of the public school: C. E. Luís Augusto Barros, in the municipality of São Mateus do Maranhão. Its general objective is to develop new methods for teaching philosophy in public secondary education in a school in Maranhão, combining knowledge of philosophy with knowledge of art, especially music. This is a qualitative research in which we use the case study as a procedural method. The main research question was: what concrete contribution can music make to the construction of a methodology for teaching philosophy? It is important to stress that, given the pandemic moment, we decided not to hold face-to-face meetings with teachers and not even to use the product with students and teachers. In this sense, the product is presented as a methodological proposal. To achieve this goal, we have used theoretical contributions, data collection tools such as non participant and systematic observation and the questionnaire from a distance. The theoretical contributions that appear in the research include: Gainza (1988); Eisner (1991); Luckesi (1994); Millet (1997); Chauí (2000); Alves (2002); Gontijo and Valadão (2004); Aspis (2004); Fávero et al. (2004); Cauquelin (2005); Spider (2006); Rocha Jr. (2007); Noble and Earth (2007); Prendin (2009); Feitosa (2009); Rodrigo (2009); Gallo (2012); Silveira (2012); Neves (2013); and others. The final product of the research is an interdisciplinary methodological notebook entitled - Philosophizing with Music: Intebrdisciplinary Methodological Experience. It contains suggestions for topics that can help engage young people in philosophy. It counts for this with the contribution of music.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-01-24T12:40:44Z No. of bitstreams: 1 JOÃOFERREIRA.pdf: 20994274 bytes, checksum: 28d946fd82f322a0053634acda612b92 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T12:40:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOÃOFERREIRA.pdf: 20994274 bytes, checksum: 28d946fd82f322a0053634acda612b92 (MD5) Previous issue date: 2021-12-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmetodologia filosófica;por
dc.subjectensino médio;por
dc.subjectmúsica;por
dc.subjectinterdisciplinaridade;por
dc.subjectphilosophical methodology;eng
dc.subjecthigh school;eng
dc.subjectmusic;eng
dc.subjectinterdisciplinarity.eng
dc.subject.cnpqEnsinopor
dc.subject.cnpqMúsicapor
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleA filosofia e música: uma metodologia interdisciplinar no contexto de uma escola pública maranhensepor
dc.title.alternativePhilosophy and music: an interdisciplinary methodology in the context of a public school in Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃOFERREIRA.pdfDissertação de Mestrado20,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.