Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4496
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | PÁSCOA FILHO, João Ferreira da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7664584830921458 | por |
dc.contributor.advisor1 | VIANA, Raimundo Nonato Assunção | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2070306377562824 | por |
dc.contributor.referee1 | VIANA, Raimundo Nonato Assunção | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2070306377562824 | por |
dc.contributor.referee2 | QUADROS JUNIOR, João Fortunato Soares de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3915193940262721 | por |
dc.contributor.referee3 | FONTENELLE, Plínio Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7231046240258549 | por |
dc.contributor.referee4 | MOTA, Antônia da Silva | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3919574214701935 | por |
dc.contributor.referee5 | SILVA, Nadja Fonseca da | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/9850574903473891 | por |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T12:40:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-27 | - |
dc.identifier.citation | PÁSCOA FILHO, João Ferreira da. A filosofia e música: uma metodologia interdisciplinar no contexto de uma escola pública maranhense. 2021. 218 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4496 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa se refere aos desafios do ensino de Filosofia e também das possibilidades de construção de uma metodologia interdisciplinar voltada para as aulas de filosofia no contexto do Ensino Médio maranhense, em interface com a Música. A pesquisa tem como perspectiva de contexto o lócus da cidade de São Mateus - MA. Tem como objetivo geral: Vislumbrar as contribuições concretas que a música pode trazer para o ensino de filosofia no nível médio, levando em conta o contexto específico da cidade de São Mateus – MA, os aportes teóricos e, as vozes dos docentes, a partir do contato com o produto da pesquisa – Filosofando com música: experiência metodológica interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizamos como método de procedimento a pesquisa de campo. A pesquisa teve como principal questão norteadora: Como ensinar filosofia no Ensino Médio de maneira significativa, levando em conta o contexto educacional do município de São Mateus -MA? É importante enfatizar que em vista do momento pandêmico, optamos por não realizar encontros com os professores de forma presencial e nem mesmo aplicar o produto com alunos e professores. Neste sentido, o produto é apresentado como uma proposta metodológica. Para alcançar esse objetivo trouxemos a contribuição dos aportes teóricos e dos instrumentos de coletas de dados como a entrevista semi-estruturada e o questionário aplicado por meio remoto. Entre os aportes teóricos que aparecem na pesquisa estão: Gainza (1988); Eisner (1991); Luckesi (1994); Millet (1997); Chauí (2000); Alves (2002); Gontijo e Valadão (2004); Aspis (2004); Fávero et al. (2004); Cauquelin (2005); Aranha (2006); Rocha Jr. (2007); Nobre e Terra (2007); Prendin (2009); Feitosa (2009); Rodrigo (2009); Gallo (2012); Silveira (2012); Neves (2013); entre outros. O produto final da pesquisa está materializado como um caderno metodológico interdisciplinar intitulado - Filosofando com Música: Experiência metodológica interdisciplinar. Traz sugestões de temáticas que possam ajudar no despertar dos jovens para a filosofia. Conta para isso com a contribuição da música. Esta relação interdisciplinar entre filosofia e música deve prestar uma significativa contribuição ao ensino de filosofia no nível médio. Neste sentido, valorizando não somente a filosofia como espaço de construção de saber, mas, a música também ganha destaque em meio a este movimento do espirito. | por |
dc.description.abstract | The research refers to the challenges of teaching philosophy and also to the possibilities of developing an interdisciplinary methodology for teaching philosophy in the context of high school in Maranhão, at the interface with music. The research has as contextual perspective the place of the public school: C. E. Luís Augusto Barros, in the municipality of São Mateus do Maranhão. Its general objective is to develop new methods for teaching philosophy in public secondary education in a school in Maranhão, combining knowledge of philosophy with knowledge of art, especially music. This is a qualitative research in which we use the case study as a procedural method. The main research question was: what concrete contribution can music make to the construction of a methodology for teaching philosophy? It is important to stress that, given the pandemic moment, we decided not to hold face-to-face meetings with teachers and not even to use the product with students and teachers. In this sense, the product is presented as a methodological proposal. To achieve this goal, we have used theoretical contributions, data collection tools such as non participant and systematic observation and the questionnaire from a distance. The theoretical contributions that appear in the research include: Gainza (1988); Eisner (1991); Luckesi (1994); Millet (1997); Chauí (2000); Alves (2002); Gontijo and Valadão (2004); Aspis (2004); Fávero et al. (2004); Cauquelin (2005); Spider (2006); Rocha Jr. (2007); Noble and Earth (2007); Prendin (2009); Feitosa (2009); Rodrigo (2009); Gallo (2012); Silveira (2012); Neves (2013); and others. The final product of the research is an interdisciplinary methodological notebook entitled - Philosophizing with Music: Intebrdisciplinary Methodological Experience. It contains suggestions for topics that can help engage young people in philosophy. It counts for this with the contribution of music. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-01-24T12:40:44Z No. of bitstreams: 1 JOÃOFERREIRA.pdf: 20994274 bytes, checksum: 28d946fd82f322a0053634acda612b92 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-24T12:40:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOÃOFERREIRA.pdf: 20994274 bytes, checksum: 28d946fd82f322a0053634acda612b92 (MD5) Previous issue date: 2021-12-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | metodologia filosófica; | por |
dc.subject | ensino médio; | por |
dc.subject | música; | por |
dc.subject | interdisciplinaridade; | por |
dc.subject | philosophical methodology; | eng |
dc.subject | high school; | eng |
dc.subject | music; | eng |
dc.subject | interdisciplinarity. | eng |
dc.subject.cnpq | Ensino | por |
dc.subject.cnpq | Música | por |
dc.subject.cnpq | Filosofia | por |
dc.title | A filosofia e música: uma metodologia interdisciplinar no contexto de uma escola pública maranhense | por |
dc.title.alternative | Philosophy and music: an interdisciplinary methodology in the context of a public school in Maranhão | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOÃOFERREIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 20,5 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.