Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4496
Tipo do documento: Dissertação
Título: A filosofia e música: uma metodologia interdisciplinar no contexto de uma escola pública maranhense
Título(s) alternativo(s): Philosophy and music: an interdisciplinary methodology in the context of a public school in Maranhão
Autor: PÁSCOA FILHO, João Ferreira da 
Primeiro orientador: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Primeiro membro da banca: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Segundo membro da banca: QUADROS JUNIOR, João Fortunato Soares de
Terceiro membro da banca: FONTENELLE, Plínio Santos
Quarto membro da banca: MOTA, Antônia da Silva
Quinto membro da banca: SILVA, Nadja Fonseca da
Resumo: A pesquisa se refere aos desafios do ensino de Filosofia e também das possibilidades de construção de uma metodologia interdisciplinar voltada para as aulas de filosofia no contexto do Ensino Médio maranhense, em interface com a Música. A pesquisa tem como perspectiva de contexto o lócus da cidade de São Mateus - MA. Tem como objetivo geral: Vislumbrar as contribuições concretas que a música pode trazer para o ensino de filosofia no nível médio, levando em conta o contexto específico da cidade de São Mateus – MA, os aportes teóricos e, as vozes dos docentes, a partir do contato com o produto da pesquisa – Filosofando com música: experiência metodológica interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizamos como método de procedimento a pesquisa de campo. A pesquisa teve como principal questão norteadora: Como ensinar filosofia no Ensino Médio de maneira significativa, levando em conta o contexto educacional do município de São Mateus -MA? É importante enfatizar que em vista do momento pandêmico, optamos por não realizar encontros com os professores de forma presencial e nem mesmo aplicar o produto com alunos e professores. Neste sentido, o produto é apresentado como uma proposta metodológica. Para alcançar esse objetivo trouxemos a contribuição dos aportes teóricos e dos instrumentos de coletas de dados como a entrevista semi-estruturada e o questionário aplicado por meio remoto. Entre os aportes teóricos que aparecem na pesquisa estão: Gainza (1988); Eisner (1991); Luckesi (1994); Millet (1997); Chauí (2000); Alves (2002); Gontijo e Valadão (2004); Aspis (2004); Fávero et al. (2004); Cauquelin (2005); Aranha (2006); Rocha Jr. (2007); Nobre e Terra (2007); Prendin (2009); Feitosa (2009); Rodrigo (2009); Gallo (2012); Silveira (2012); Neves (2013); entre outros. O produto final da pesquisa está materializado como um caderno metodológico interdisciplinar intitulado - Filosofando com Música: Experiência metodológica interdisciplinar. Traz sugestões de temáticas que possam ajudar no despertar dos jovens para a filosofia. Conta para isso com a contribuição da música. Esta relação interdisciplinar entre filosofia e música deve prestar uma significativa contribuição ao ensino de filosofia no nível médio. Neste sentido, valorizando não somente a filosofia como espaço de construção de saber, mas, a música também ganha destaque em meio a este movimento do espirito.
Abstract: The research refers to the challenges of teaching philosophy and also to the possibilities of developing an interdisciplinary methodology for teaching philosophy in the context of high school in Maranhão, at the interface with music. The research has as contextual perspective the place of the public school: C. E. Luís Augusto Barros, in the municipality of São Mateus do Maranhão. Its general objective is to develop new methods for teaching philosophy in public secondary education in a school in Maranhão, combining knowledge of philosophy with knowledge of art, especially music. This is a qualitative research in which we use the case study as a procedural method. The main research question was: what concrete contribution can music make to the construction of a methodology for teaching philosophy? It is important to stress that, given the pandemic moment, we decided not to hold face-to-face meetings with teachers and not even to use the product with students and teachers. In this sense, the product is presented as a methodological proposal. To achieve this goal, we have used theoretical contributions, data collection tools such as non participant and systematic observation and the questionnaire from a distance. The theoretical contributions that appear in the research include: Gainza (1988); Eisner (1991); Luckesi (1994); Millet (1997); Chauí (2000); Alves (2002); Gontijo and Valadão (2004); Aspis (2004); Fávero et al. (2004); Cauquelin (2005); Spider (2006); Rocha Jr. (2007); Noble and Earth (2007); Prendin (2009); Feitosa (2009); Rodrigo (2009); Gallo (2012); Silveira (2012); Neves (2013); and others. The final product of the research is an interdisciplinary methodological notebook entitled - Philosophizing with Music: Intebrdisciplinary Methodological Experience. It contains suggestions for topics that can help engage young people in philosophy. It counts for this with the contribution of music.
Palavras-chave: metodologia filosófica;
ensino médio;
música;
interdisciplinaridade;
philosophical methodology;
high school;
music;
interdisciplinarity.
Área(s) do CNPq: Ensino
Música
Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: PÁSCOA FILHO, João Ferreira da. A filosofia e música: uma metodologia interdisciplinar no contexto de uma escola pública maranhense. 2021. 218 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4496
Data de defesa: 27-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃOFERREIRA.pdfDissertação de Mestrado20,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.