Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Steffi Greyce De Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1033522273716020por
dc.contributor.advisor1LÉDA, Denise Bessa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007740626105654por
dc.contributor.referee1LÉDA, Denise Bessa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007740626105654por
dc.contributor.referee2SILVA, Maria Áurea Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5929157352755186por
dc.contributor.referee3PESSOA, Yldry Souza Ramos Queiroz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4698707968997461por
dc.date.accessioned2023-01-23T20:41:38Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationLIMA, Steffi Greyce De Castro. Sentidos do trabalho para professores do ensino médio em uma escola em bairro com alto índice de criminalidade. 2020. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4495-
dc.description.resumoO trabalhador docente, em especial da educação básica em escolas públicas, tem muitos desafios que lhes exigem habilidades físicas, psicológicas e sociais. Para além das dificuldades comuns à profissão, alguns vivenciam a experiência do trabalho em locais considerados violentos – o que também atravessa o fazer laboral. Nesta pesquisa, buscou-se analisar o sentido do trabalho para professores do ensino médio de uma escola pública localizada no bairro com maior índice de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) em São Luís. Foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado e, a partir das falas, foi possível realizar as discussões sobre as percepções sobre violência de maneira geral e sobre a violência comunitária no bairro, as influências da violência na dinâmica escolar, o sentido do trabalho para esses docentes e os elementos de prazer e sofrimento no trabalho docente nesse espaço. Observou-se que o trabalho docente para as participantes da pesquisa ainda é constituído de sentido e de maneira geral considerado prazeroso em virtude também do significado que esse trabalho possui, apesar das dificuldades. Há dinâmicas de prazer e sofrimento, mas o sofrimento presente não se sobrepõe ao prazer. A violência na comunidade é reconhecida como um fator presente e percebida pelas docentes, principalmente o tráfico de drogas. Os relatos demonstram sentimentos de medo, mas o espaço escolar é considerado seguro e agradável em decorrência, principalmente, das relações construídas ali, o que facilita o trabalho no espaço.por
dc.description.abstractThe teaching worker, especially in basic education at public schools, has many challenges that require physical, psychological and social skills. In addition to the difficulties common to the profession, some experience working at neighborhood considered violent, which also influenced the work. In this research, we sought to analyze the meaning of work for high school teachers from a public school located in the neighborhood with the highest rate of lethal and intentional violent crimes (CVLI) in São Luís. Interviews were conducted with a semi-structured script and from the testimonies, it was possible to carry out discussions about perceptions about violence in general and about community violence in the neighborhood, the influences of violence on school dynamics, the meaning of work for these teachers and the elements of pleasure and suffering in the teaching work in this place. It was observed that the teaching work for the research participants is still constituted by meaning and, despite the difficulties, considered pleasurable due also to the meaning that this work has. There are dynamics of pleasure and suffering, but the present suffering does not overlap with pleasure. Violence in the community is recognized as a present factor and perceived by teachers, especially drug trafficking; the narratives show feelings of fear, but the school space is considered safe and pleasant due mainly to the relationships built there, which facilitates work in space.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-01-23T20:41:38Z No. of bitstreams: 1 STEFFILIMA.pdf: 898345 bytes, checksum: 0408580928668a2e7e4dbc747f3b9e1c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T20:41:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STEFFILIMA.pdf: 898345 bytes, checksum: 0408580928668a2e7e4dbc747f3b9e1c (MD5) Previous issue date: 2020-11-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação básica;por
dc.subjectsentido do trabalho;por
dc.subjecttrabalho docente;por
dc.subjectpsicodinâmica do trabalho;por
dc.subjectviolência escolar;por
dc.subjectbasic education.eng
dc.subjectdirection of work.eng
dc.subjectteaching work.eng
dc.subjectpsychodynamics of work.eng
dc.subjectschool violence.eng
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.titleSentidos do trabalho para professores do ensino médio em uma escola em bairro com alto índice de criminalidadepor
dc.title.alternativeMeanings of work for high school teachers in a school in a neighborhood with a high crime rateeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STEFFILIMA.pdfDissertação de Mestrado877,29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.