Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4495
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sentidos do trabalho para professores do ensino médio em uma escola em bairro com alto índice de criminalidade |
Título(s) alternativo(s): | Meanings of work for high school teachers in a school in a neighborhood with a high crime rate |
Autor: | LIMA, Steffi Greyce De Castro |
Primeiro orientador: | LÉDA, Denise Bessa |
Primeiro membro da banca: | LÉDA, Denise Bessa |
Segundo membro da banca: | SILVA, Maria Áurea Pereira |
Terceiro membro da banca: | PESSOA, Yldry Souza Ramos Queiroz |
Resumo: | O trabalhador docente, em especial da educação básica em escolas públicas, tem muitos desafios que lhes exigem habilidades físicas, psicológicas e sociais. Para além das dificuldades comuns à profissão, alguns vivenciam a experiência do trabalho em locais considerados violentos – o que também atravessa o fazer laboral. Nesta pesquisa, buscou-se analisar o sentido do trabalho para professores do ensino médio de uma escola pública localizada no bairro com maior índice de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) em São Luís. Foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado e, a partir das falas, foi possível realizar as discussões sobre as percepções sobre violência de maneira geral e sobre a violência comunitária no bairro, as influências da violência na dinâmica escolar, o sentido do trabalho para esses docentes e os elementos de prazer e sofrimento no trabalho docente nesse espaço. Observou-se que o trabalho docente para as participantes da pesquisa ainda é constituído de sentido e de maneira geral considerado prazeroso em virtude também do significado que esse trabalho possui, apesar das dificuldades. Há dinâmicas de prazer e sofrimento, mas o sofrimento presente não se sobrepõe ao prazer. A violência na comunidade é reconhecida como um fator presente e percebida pelas docentes, principalmente o tráfico de drogas. Os relatos demonstram sentimentos de medo, mas o espaço escolar é considerado seguro e agradável em decorrência, principalmente, das relações construídas ali, o que facilita o trabalho no espaço. |
Abstract: | The teaching worker, especially in basic education at public schools, has many challenges that require physical, psychological and social skills. In addition to the difficulties common to the profession, some experience working at neighborhood considered violent, which also influenced the work. In this research, we sought to analyze the meaning of work for high school teachers from a public school located in the neighborhood with the highest rate of lethal and intentional violent crimes (CVLI) in São Luís. Interviews were conducted with a semi-structured script and from the testimonies, it was possible to carry out discussions about perceptions about violence in general and about community violence in the neighborhood, the influences of violence on school dynamics, the meaning of work for these teachers and the elements of pleasure and suffering in the teaching work in this place. It was observed that the teaching work for the research participants is still constituted by meaning and, despite the difficulties, considered pleasurable due also to the meaning that this work has. There are dynamics of pleasure and suffering, but the present suffering does not overlap with pleasure. Violence in the community is recognized as a present factor and perceived by teachers, especially drug trafficking; the narratives show feelings of fear, but the school space is considered safe and pleasant due mainly to the relationships built there, which facilitates work in space. |
Palavras-chave: | educação básica; sentido do trabalho; trabalho docente; psicodinâmica do trabalho; violência escolar; basic education. direction of work. teaching work. psychodynamics of work. school violence. |
Área(s) do CNPq: | Psicologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH |
Citação: | LIMA, Steffi Greyce De Castro. Sentidos do trabalho para professores do ensino médio em uma escola em bairro com alto índice de criminalidade. 2020. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4495 |
Data de defesa: | 30-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
STEFFILIMA.pdf | Dissertação de Mestrado | 877,29 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.