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Tipo do documento: Dissertação
Título: COMBATENDO NECROMEMÓRIAS: práticas educativas para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira por meio de um diálogo entre o livro didático e acervos museológicos virtuais
Título(s) alternativo(s): FIGHTING NECROMEMORIES: educational practices for teaching Afro-Brazilian History and Culture through a dialogue between the textbook and virtual museum collections
Autor: PEREIRA, Elivaldo Conceição 
Primeiro orientador: BARBOSA, Viviane de Oliveira
Primeiro membro da banca: BARBOSA, Viviane de Oliveira
Segundo membro da banca: TOURINHO, Mary Angélica Costa
Terceiro membro da banca: ARAÚJO, Raimundo Inácio Souza
Resumo: Esta dissertação apresenta uma discussão sobre a adoção da história e da cultura afro brasileira no currículo escolar a partir da Lei 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Problematiza a invisibilidade dos negros no livro didático e as limitações desse material para ensinar a história e a cultura afro-brasileira nas escolas. Considerando essas reflexões, propõe uma metodologia de ensino para a educação das relações étnico-raciais que visibilize positivamente a trajetória dos afro brasileiros no ensino de História. A metodologia aqui desenvolvida foi elaborada a partir do uso de materiais disponíveis em museus virtuais, associados ao que os livros didáticos já trazem de significativo sobre o tema. Também envolveu a pesquisa participativa, pois contou com os(as) alunos(as) do sexto, sétimo, oitavo e nono anos da UEB Saraiva Filho, vinculada a rede municipal de educação de São Luís-MA. Para a elaboração dessa metodologia de ensino, analisamos as representações (ou processos de invisibilização) sobre a história e a cultura afro-brasileira em livros didáticos e o modo como essas representações têm aparecido em acervos de museus virtuais. A escolha se deu por entender que a combinação entre conteúdos qualitativos dispostos nos livros didáticos e acervos de museus devem, de modo aliado, ser usados para a adoção de práticas de ensino e aprendizagem eficazes, voltadas para o tema da história e cultura afro-brasileira e, por conseguinte, à promoção da educação para as relações étnico-raciais. Para o contexto brasileiro atual, é necessário que o ensino de História venha a corroborar com a desconstrução de discursos e práticas racistas contra os afro-brasileiros, promovendo uma formação crítica dos processos históricos e culturais que envolvem esses grupos e uma compreensão cidadã que engloba o respeito à diversidade nacional. Apresento, no quarto capítulo, em forma de proposta didática, a metodologia aqui desenvolvida, pois é onde descrevo todas as etapas realizadas em sala de aula e os resultados das pesquisas dos(as) alunos(as) nos acervos museológicos virtuais.
Abstract: This dissertation presents a discussion about the adoption of Afro-Brazilian history and culture in the school curriculum from Law No. 10639/203 and The National Curricula Guidelines for the Ethnic-Racial Relationship Education and to History Teaching of African and Afro-Brazilian Culture. It problematizes the invisibility of black people in the didactical books and the limitations of this material to teaching history and Afro Brazilian culture at schools. Considering these reflections, it is presented a teaching methodology for ethnic-racial relationship education which enables positively the trajectory of the Afro Brazilian in History teaching. The methodology developed here was elaborated from the usage of materials available in virtual museums related with what didactical books have already significantly presented about the theme. In this methodology was used the participatory research, because it was taking into consideration the opinion of students from elementary education of sixth, seventh, eighth and nineth levels from the UEB. Saraiva Filho linked to the municipal network of education of São Luis- Ma. In order to elaborate this teaching methodology, it was analyzed the representations (or the invisibilities process) about the Afro Brazilian history and culture in the didactical books and the way these representations have appeared in virtual museums collections. It was made this choice because it is understood that the combination between qualitative contents showed in the didactical books and museums collections should be used in an ally mode to the adoption of an effective practice of teaching and learning facing the theme of history and culture of Afro Brazilians and therefore the promotion of education for ethic racial relationship. To the current Brazilian context, it is necessary that history teaching could corroborate with the deconstruction of racial speeches and practices against Afro Brazilians, thus promoting a critical formation of the historical and cultural processes which embraces those groups and a citizen comprehension that englobes the respect of a national diversity. It is presented in the fourth chapter, a didatic proposition, the methodology here developed, as it is where was described all the steps performed in the classroom and the results of the students researches in the virtual musicological collections.
Palavras-chave: Ensino de História Afro-Brasileira;
Educação para as Relações Étnico Raciais,
Livro Didático;
Museus Virtuais
Afro-Brazilian History Teaching;
Education to ethic racial relationship;
Didactical book;
Virtual museums
Área(s) do CNPq: Teoria e Filosofia da História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH
Citação: PEREIRA, Elivaldo Conceição. Combatendo necromemórias: Práticas educativas para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira por meio de um diálogo entre o livro didático e acervos museológicos virtuais. 2022. 241 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4490
Data de defesa: 22-Dez-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

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