Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENEGUNDES, Andréia Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1450027735191757por
dc.contributor.advisor1FEITOSA, Márcia Manir Miguel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.contributor.referee1FEITOSA, Márcia Manir Miguel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rita de Cassia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1362398045749836por
dc.contributor.referee3SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780498844139228por
dc.date.accessioned2023-01-19T10:55:14Z-
dc.date.issued2022-09-22-
dc.identifier.citationMENEGUNDES, Andréia Mendonça. A figura feminina em Lídia Jorge: dominação, sacralidade, resistência. 2022. 66 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4487-
dc.description.resumoO percurso das mulheres na sociedade é marcado por um longo processo em busca da sua emancipação e afirmação. A contemporaneidade tem assistido alguns avanços que têm proporcionado à mulher a possibilidade de ultrapassar algumas barreiras que impedem tais conquistas. Um dos caminhos para se alcançar a emancipação é compreender os mecanismos que sustentam a dominação e opressão das mulheres ao longo dos tempos. Esta dissertação tem como objetivo investigar a representação da figura feminina na produção contista da escritora portuguesa contemporânea Lídia Jorge. Nessa perspectiva, analisaremos os contos “Marido” e “As três mulheres sagradas”, inseridos nas coletâneas Marido e outros contos (1997) e O belo adormecido (2004), respectivamente. A escolha das referidas narrativas se justifica porque ambas apresentam personagens femininos que suscitam uma reflexão sobre suas condições em um ambiente de dominação e opressão, marcado por referências a símbolos sagrados, no qual a resistência apresenta-se como necessária. De cunho qualitativo e bibliográfico, tendo como aporte teórico Maria Leonor Carvalhão Buescu, Giorgio Agamben, Maria Graciete Besse, Pierre Bourdieu, esta pesquisa busca identificar os recursos estilísticos empregados na representação da figura feminina nos contos analisados. Desse modo, almeja-se demonstrar que a produção contista de Lídia Jorge é um campo profícuo de representação da condição do feminino na contemporaneidade.por
dc.description.abstractThe path of women in society is marked by a long in search of their emancipation and affirmation. Contemporaneity has seen some advances that have provided women with the possibility of overcoming some barriers who prevent such achievements. One of the ways to achieve the mechanisms who sustain the domination and opression of women over time. This work aims to investigate the representation of the female figure in the short story production by contemporary Portuguese author Lídia Jorge. In this perspective, we will analyze the tales “ Marido” and “ As três mulheres sagradas”, included in the literaries works Marido e outros contos (1997) and O belo adormecido (2004), respectively. The choice of these narratives is justifield because both presente female characters that give rise to a reflection on their conditions in na environment of domination and oppression, marked by referencer to sacred symbols, in which resistance presentes itself as necessary. With a qualitative and bibliographical basis, having as theoretical support Maria Leonor Carvalhão Buescu, Giorgio Agamben, Michel Foucault, Maria Graciete Besse, Pierre Boudieu, this research seeks to identify the stylistic resources used in the representation of the female figure in the analyzed tales. Therefore, it aims to demonstrate that the tales ́s production of Lídia Jorge is a field of ficction of representation of the condition feminine in contemporary times.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-01-19T10:55:14Z No. of bitstreams: 1 ANDRÉIAMENDONÇAMENEGUNDES.pdf: 601506 bytes, checksum: e8aef8ff48d9c7492cba22fde2e5e065 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-19T10:55:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDRÉIAMENDONÇAMENEGUNDES.pdf: 601506 bytes, checksum: e8aef8ff48d9c7492cba22fde2e5e065 (MD5) Previous issue date: 2022-09-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Portuguesa Contemporânea;por
dc.subjectfeminino;por
dc.subjectdominação;por
dc.subjectresistência;por
dc.subjectLídia Jorge.por
dc.subjectContemporary Portuguese Literature;eng
dc.subjectfeminine;eng
dc.subjectdomination;por
dc.subjectresistance.por
dc.subject.cnpqAnálise Lingüísticapor
dc.titleA figura feminina em Lídia Jorge: dominação, sacralidade, resistênciapor
dc.title.alternativeThe female figure in Lídia Jorge: domination, sacredness, resistanceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉIAMENDONÇAMENEGUNDES.pdfDissertação de Mestrado587,41 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.