Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIEIRA, Edilson Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1444316709103711por
dc.contributor.advisor1TOURINHO JUNIOR, Washington-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181072544794608por
dc.contributor.referee1TOURINHO JUNIOR, Washington-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181072544794608por
dc.contributor.referee2CAPEL, Heloísa Selma Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0202627724737454por
dc.contributor.referee3REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242381268998292por
dc.date.accessioned2023-01-17T13:35:53Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.identifier.citationVIEIRA, Edilson Santos. Para além do livro didático: a educação da cultura visual como estratégia de leitura das imagens da escravidão no ensino de História. 2022. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4486-
dc.description.resumoCom o intuito de abordar a relevância narrativa das imagens, o presente estudo visa a refletir acerca das contribuições da cultura visual para a leitura das imagens da escravidão no ensino de História, considerando os livros didáticos como meios de circulação e recepção. As perguntas que orientam o trabalho são: o que os professores percebem quando lidam com as imagens da escravidão no ensino de História? Que interferências essas imagens exercem nas suas práticas docentes? Como a cultura visual pode contribuir para encaminhar propostas de leituras que levem à desconstrução de qualificativos e formas de poder naturalizados pelas imagens da escravidão nos livros didáticos? Para desenvolvermos o estudo, adotamos a abordagem qualitativa, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados (aplicado a 12 professores de História no ensino fundamental), a partir do qual selecionamos para a análise documental os capítulos sobre a escravidão no Brasil presentes em três livros didáticos do 7o ano do ensino fundamental (considerando seus recursos imagéticos) e as respostas dos professores, que foram submetidas a tratamento a partir do método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2016). Assim, os objetivos específicos foram: analisar as imagens da escravidão presentes nas narrativas didáticas; compreender como as imagens da escravidão são percebidas/lidas pelos professores de História; identificar as dificuldades dos professores em relação à leitura das imagens da escravidão e, por fim, elaborar um produto educacional com propostas de leitura das imagens da escravidão, com base em pressupostos da cultura visual. Na escrita do texto contamos com referências teóricas da Cultura Visual e da Educação da Cultura Visual que tratam dos conceitos de imagem, visualidade, arte e educação. Como referências deste campo, destacamos: Hernández (2000, 2007, 2015); Tourinho (2009, 2010, 2011); Charréu (2015); Martins (2008, 2009, 2010, 2011) e Franz (2003). Acerca dos estudos sobre os livros didáticos, destacamos Choppin (2009) e Tourinho Junior (2015) dentre outros.por
dc.description.abstractIn order to address the narrative relevance of images, this study aims to reflect on the contributions of visual culture to the reading of images of slavery in history teaching, considering textbooks as means of circulation and reception. The questions that guide the work are: what do teachers perceive when they deal with images of slavery in History teaching? What interferences do these images have in their teaching practices? How can visual culture contribute to guide reading proposals that lead to the deconstruction of qualifiers and forms of power naturalized by images of slavery in textbooks? To develop the study, we adopted a qualitative approach, using the questionnaire as a data collection instrument (applied to 12 History teachers in elementary school), from which we selected for documentary analysis the chapters on slavery in Brazil present in three 7th grade textbooks (considering their imagery resources) and the teachers' answers, which were submitted to treatment from the Content Analysis method, proposed by Bardin (2016). Thus, the specific objectives were: analyze the images of slavery present in teaching narratives; understand how the images of slavery are perceived/read by history teachers; identify the difficulties of teachers in relation to the reading of images of slavery and, finally, prepare an educational product with proposals for reading images of slavery, based on assumptions of visual culture. In writing the text, we have relied on theoretical references from Visual Culture and Visual Culture Education that deal with the concepts of image, visuality, art and education. As references from this field, we highlight: Hernández (2000, 2007, 2015); Tourinho (2009, 2010, 2011); Charréu (2015); Martins (2008, 2009, 2010, 2011) and Franz (2003). About the studies on textbooks, we highlight Choppin (2009) and Tourinho Junior (2015) among others.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-01-17T13:35:53Z No. of bitstreams: 1 EDILSONSANTOSVIEIRA.pdf: 4160934 bytes, checksum: b2534474c5a77817eb7abce78cd454c8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-17T13:35:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDILSONSANTOSVIEIRA.pdf: 4160934 bytes, checksum: b2534474c5a77817eb7abce78cd454c8 (MD5) Previous issue date: 2022-11-04eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de história;por
dc.subjectimagens da escravidão;por
dc.subjectcultura visual;por
dc.subjectlivro didático.por
dc.subjecthistory teaching;eng
dc.subjectimages of slavery;eng
dc.subjectvisual culture;eng
dc.subjecttextbook.eng
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titlePara além do livro didático: a educação da cultura visual como estratégia de leitura das imagens da escravidão no ensino de Históriapor
dc.title.alternativeBeyond the textbook: the education of visual culture as a strategy for reading images of slavery in history teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDILSONSANTOSVIEIRA.pdfDissertação de Mestrado4,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.