Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4486
Tipo do documento: Dissertação
Título: Para além do livro didático: a educação da cultura visual como estratégia de leitura das imagens da escravidão no ensino de História
Título(s) alternativo(s): Beyond the textbook: the education of visual culture as a strategy for reading images of slavery in history teaching
Autor: VIEIRA, Edilson Santos 
Primeiro orientador: TOURINHO JUNIOR, Washington
Primeiro membro da banca: TOURINHO JUNIOR, Washington
Segundo membro da banca: CAPEL, Heloísa Selma Fernandes
Terceiro membro da banca: REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos
Resumo: Com o intuito de abordar a relevância narrativa das imagens, o presente estudo visa a refletir acerca das contribuições da cultura visual para a leitura das imagens da escravidão no ensino de História, considerando os livros didáticos como meios de circulação e recepção. As perguntas que orientam o trabalho são: o que os professores percebem quando lidam com as imagens da escravidão no ensino de História? Que interferências essas imagens exercem nas suas práticas docentes? Como a cultura visual pode contribuir para encaminhar propostas de leituras que levem à desconstrução de qualificativos e formas de poder naturalizados pelas imagens da escravidão nos livros didáticos? Para desenvolvermos o estudo, adotamos a abordagem qualitativa, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados (aplicado a 12 professores de História no ensino fundamental), a partir do qual selecionamos para a análise documental os capítulos sobre a escravidão no Brasil presentes em três livros didáticos do 7o ano do ensino fundamental (considerando seus recursos imagéticos) e as respostas dos professores, que foram submetidas a tratamento a partir do método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2016). Assim, os objetivos específicos foram: analisar as imagens da escravidão presentes nas narrativas didáticas; compreender como as imagens da escravidão são percebidas/lidas pelos professores de História; identificar as dificuldades dos professores em relação à leitura das imagens da escravidão e, por fim, elaborar um produto educacional com propostas de leitura das imagens da escravidão, com base em pressupostos da cultura visual. Na escrita do texto contamos com referências teóricas da Cultura Visual e da Educação da Cultura Visual que tratam dos conceitos de imagem, visualidade, arte e educação. Como referências deste campo, destacamos: Hernández (2000, 2007, 2015); Tourinho (2009, 2010, 2011); Charréu (2015); Martins (2008, 2009, 2010, 2011) e Franz (2003). Acerca dos estudos sobre os livros didáticos, destacamos Choppin (2009) e Tourinho Junior (2015) dentre outros.
Abstract: In order to address the narrative relevance of images, this study aims to reflect on the contributions of visual culture to the reading of images of slavery in history teaching, considering textbooks as means of circulation and reception. The questions that guide the work are: what do teachers perceive when they deal with images of slavery in History teaching? What interferences do these images have in their teaching practices? How can visual culture contribute to guide reading proposals that lead to the deconstruction of qualifiers and forms of power naturalized by images of slavery in textbooks? To develop the study, we adopted a qualitative approach, using the questionnaire as a data collection instrument (applied to 12 History teachers in elementary school), from which we selected for documentary analysis the chapters on slavery in Brazil present in three 7th grade textbooks (considering their imagery resources) and the teachers' answers, which were submitted to treatment from the Content Analysis method, proposed by Bardin (2016). Thus, the specific objectives were: analyze the images of slavery present in teaching narratives; understand how the images of slavery are perceived/read by history teachers; identify the difficulties of teachers in relation to the reading of images of slavery and, finally, prepare an educational product with proposals for reading images of slavery, based on assumptions of visual culture. In writing the text, we have relied on theoretical references from Visual Culture and Visual Culture Education that deal with the concepts of image, visuality, art and education. As references from this field, we highlight: Hernández (2000, 2007, 2015); Tourinho (2009, 2010, 2011); Charréu (2015); Martins (2008, 2009, 2010, 2011) and Franz (2003). About the studies on textbooks, we highlight Choppin (2009) and Tourinho Junior (2015) among others.
Palavras-chave: ensino de história;
imagens da escravidão;
cultura visual;
livro didático.
history teaching;
images of slavery;
visual culture;
textbook.
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: VIEIRA, Edilson Santos. Para além do livro didático: a educação da cultura visual como estratégia de leitura das imagens da escravidão no ensino de História. 2022. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4486
Data de defesa: 4-Nov-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDILSONSANTOSVIEIRA.pdfDissertação de Mestrado4,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.