Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Joelma Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1924562472479305por
dc.contributor.advisor1LIMA, Veraluce Da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6995876276617003por
dc.contributor.advisor-co1SANTOS, Wendel Silva dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5699304065109962por
dc.contributor.referee1LIMA, Veraluce da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6995876276617003por
dc.contributor.referee2SANTOS, Wendel Silva dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5699304065109962por
dc.contributor.referee3WIEDEMER, Marcos Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237755696513203por
dc.contributor.referee4CARNEIRO, Mônica Fontenelle-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170689209803775por
dc.date.accessioned2023-01-09T16:03:51Z-
dc.date.issued2022-11-07-
dc.identifier.citationSILVA, Joelma Pereira. Função discursiva do subjuntivo: uma análise fenomenológico-hermenêutica de textos argumentativos. 2022. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4473-
dc.description.resumoA perspectiva teórica do funcionalismo de vertente norte-americana atribui ao subjuntivo a característica de marcar a atitude do falante/produtor do texto sobre o conteúdo da informação presente em suas proposições. O uso desse modo verbal revela a argumentação pragmático-discursiva dos usuários da língua, uma vez que está centrada no julgamento do falante/produtor do texto sobre a proposição e direcionada a um interlocutor num determinado contexto comunicativo. Esse julgamento realizado pelo sujeito é considerado por Givón (1995) uma característica do subjuntivo como irrealis. Nesse contexto, os valores nocionais do subjuntivo se inter-relacionam com o posicionamento argumentativo e com o contexto pragmático e discursivo em que aparecem. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os contextos de uso das noções de Subjuntivo em textos escritos por estudantes do 3° ano do Ensino Médio, levando em consideração suas estratégias discursivas. Acreditamos que os textos escritos por estudantes do Ensino Médio revelam estratégias discursivas significativas sobre os valores nocionais do Subjuntivo. Partimos das seguintes hipóteses: 1a) A função do Subjuntivo está sujeita a contextos pragmáticos e discursivo-argumentativos. 2a) O Subjuntivo é motivado pela sua função discursiva em situações concretas de uso da língua. Para fundamentar o trabalho, buscamos os pressupostos teóricos do Funcionalismo norte-americano, mais especificamente, os trabalhos de Givón (1979a, 1979b, 1984, 1990; 1995, 2001, 2005). Também nos fundamentamos em Bianchet (1996), Pimpão (1999, 2012, 2015), Cunha; Cintra (1985), Deoclécio (2010), Furtado da Cunha; Bispo (2013), Reis (2008; 2010), Santos (2015; 2020). Os procedimentos metodológicos são de base qualitativa, tendo na Fenomenologia Hermenêutica de Paul Ricoeur (1989, 1991,1996) a trajetória metodológica de apreensão de nosso objeto de estudo. Para a coleta de dados, optamos pela construção de um corpus constituído por produções textuais de estudantes do 3° ano do Ensino Médio, sujeitos de nossa pesquisa. Dentre as produções textuais do corpus construído, foram selecionados apenas 10 (dez) para análise, as quais estão sendo consideradas as Descrições dos sujeitos da pesquisa. Para a análise dos dados, guiamo-nos pela seguinte questão norteadora: Como os estudantes do 3o ano do Ensino Médio usam o Subjuntivo como estratégia discursiva em textos argumentativos escritos? A análise dos dados nos possibilitou responder à questão norteadora de nossa pesquisa, ajudando-nos a compreender a função discursiva do Subjuntivo em textos argumentativos, levando-nos a afirmar que esse processo é realizado em função do querer dizer dos sujeitos, isto é, da construção de sentido(s) que se efetiva em contextos discursivos, o que se dá num processo de negociação e de subjetividade. Os resultados encontrados confirmam que o uso do Subjuntivo está sujeito a contextos sintáticos e semântico-pragmáticos, hipótese levantada e confirmada, quando da realização da pesquisa. Também confirmam a subjetividade dos sujeitos da pesquisa que assumem, com maior ou menor força, o que enunciam, ora comprometendo-se, ora afastando-se, revelando, assim, a função discursiva do Subjuntivo, considerando que o texto é uma criação discursiva.por
dc.description.abstractThe theoretical perspective of North American functionalism attributes to the subjunctive the characteristic of marking the attitude of the speaker/producer of the text about the content of the information present in his propositions. The use of this verbal mode reveals the pragmatic-discursive argumentation of language users, since it is centered on the judgment of the speaker/producer of the text about the proposition and directed at an interlocutor in a given communicative context. This judgment made by the subject is considered by Givón (1995) a characteristic of the subjunctive as irrealis. In this context, the notional values of the subjunctive are interrelated with the argumentative positioning and with the pragmatic and discursive context in which they appear. The present work has as general objective to analyze the contexts of use of the notions of Subjunctive in texts written by students of the 3rd year of High School, taking into account their discursive strategies. We believe that texts written by high school students reveal significant discursive strategies about the notional values of the Subjunctive. We start from the following hypotheses: 1st) The function of the Subjunctive is subject to pragmatic and discursive-argumentative contexts. 2nd) The Subjunctive is motivated by its discursive function in specific situations of language use. To support the work, we sought the theoretical assumptions of North American Functionalism, more specifically, the works of Givón (1979a, 1979b, 1984, 1990; 1995, 2001, 2005). We also rely on Bianchet (1996), Pimpão (1999, 2012, 2015), Cunha; Cintra (1985), Deoclécio (2010), Furtado da Cunha; Bispo (2013), Reis (2008; 2010), Santos (2015; 2020). The methodological procedures are of a qualitative basis, having in the Hermeneutic Phenomenology of Paul Ricoeur (1989, 1991, 1996) the methodological trajectory of apprehension of our object of study. For data collection, we chose to build a corpus consisting of textual productions by 3rd year high school students, subjects of our research. Among the textual productions of the constructed corpus, only 10 (ten) were selected for analysis, which are being considered the Descriptions of the research subjects. For data analysis, we were guided by the following guiding question: How do 3rd year high school students use the Subjunctive as a discursive strategy in written argumentative texts? Data analysis enabled us to answer the guiding question of our research, helping us to understand the discursive function of the Subjunctive in argumentative texts, leading us to affirm that this process is carried out according to the subjects' meaning, that is, the construction of meaning(s) that takes place in discursive contexts, which takes place in a process of negotiation and subjectivity. The results found to confirm that the use of the Subjunctive is subject to syntactic and semantic-pragmatic contexts, a hypothesis raised and confirmed during the research. They also confirm the subjectivity of the research subjects who assume, with greater or lesser force, what they enunciate, sometimes committing themselves, sometimes moving away, thus revealing the discursive function of the Subjunctive, considering that the text is a discursive creation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-01-09T16:03:51Z No. of bitstreams: 1 JOELMAPEREIRASILVA.pdf: 3418598 bytes, checksum: d15ea58e2bc8b7268789d5ddd72e3442 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-09T16:03:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOELMAPEREIRASILVA.pdf: 3418598 bytes, checksum: d15ea58e2bc8b7268789d5ddd72e3442 (MD5) Previous issue date: 2022-11-07eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfuncionalismo;por
dc.subjectsubjuntivo;por
dc.subjecttexto argumentativo.por
dc.subjectfunctionalism;eng
dc.subjectsubjunctive;eng
dc.subjectargumentative text.eng
dc.subject.cnpqLingüísticapor
dc.titleFunção discursiva do subjuntivo: uma análise fenomenológico-hermenêutica de textos argumentativospor
dc.title.alternativeDiscourse function of the subjunctive: a phenomenological-hermeneutic analysis of argumentative textseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOELMAPEREIRASILVA.pdfDissertação de Mestrado3,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.