Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4465
Tipo do documento: Dissertação
Título: Psicólogo-professor: conhecendo a inserção dos psicólogos na docência do Ensino Superior em Psicologia no Maranhão
Título(s) alternativo(s): Psychologist-teacher: getting to know the insertion of psychologists in higher education teaching in Psychology in Maranhão
Autor: MELO, Juliana Salgueiro 
Primeiro orientador: CARVALHO, Cristianne Almeida
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Cristianne Almeida
Segundo membro da banca: BERNARDES, Jefferson de Souza
Terceiro membro da banca: LÉDA, Denise Bessa
Resumo: A presente pesquisa visa analisar a trajetória de inserção dos psicólogos, graduados no Maranhão, na docência do Ensino Superior em Psicologia. Faz-se tal análise a partir das narrativas dos profissionais em questão, incluindo reflexões sobre prática docente e percurso formativo destes. Para tanto, descreve-se o processo de institucionalização da formação em Psicologia do Maranhão até 2016 problematizando o cenário da docência do Ensino Superior em Psicologia no Brasil e suas implicações na formação e atuação profissional. Apresenta-se, ainda, um mapeamento dos professores que compõem tais cursos. A pesquisa possui um recorte temporal de dois anos (2014 a 2016), incluindo em seu universo de investigação Instituições de Ensino Superior que ofertem a graduação em Psicologia, que já tenham concluídos turmas. Nesse contexto, temos a Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Universidade CEUMA e Faculdade Pitágoras, todas na capital do Estado. A fundamentação teórica baseia-se nas referências da Historiografia da Psicologia e da Fenomenologia para análise documental e de entrevistas, respectivamente. Para análise do material bibliográfico e documental, que inclui legislações e as propostas político pedagógicas dos cursos, utiliza-se a dimensão histórica, concebendo a prática docente no processo de articulação do presente com o passado. Tais informações servirão de suporte para a compreensão das narrativas dos participantes, psicólogos-professores, da pesquisa por meio de entrevistas presenciais semiestruturadas analisadas sob o enfoque fenomenológico. Considera-se o presente trabalho de extrema relevância, visto que não existem estudos voltados para essa temática ilustrando a realidade local e o professor de Psicologia, que além de ser psicólogo, participa do processo de formação de outros profissionais.
Abstract: This research aims to analyze the trajectory of insertion of psychologists, graduates in Maranhão, in the teaching of Higher Education in Psychology. It will be such an analysis from the narratives of the professionals in question, including reflections on teaching practice and training of these route. It describes the process of institutionalization of training in Maranhão Psychology 2016 questioning the scene of the teaching of Higher Education in Psychology in Brazil and its implications for training and professional performance. It presents also a mapping of teachers who make up such courses. The survey has a time frame of two years (2014-2016), including in its universe of research higher education institutions that offer graduation in Psychology classes that have already been completed. In this context, we have the Federal University of Maranhão - UFMA, CEUMA University and College Pythagoras, all in the state capital. The theoretical framework is based on the Historiography of references of Psychology and Phenomenology for document analysis and interviews, respectively. For analysis of the bibliographic and documentary material, including legislation and educational policy proposals of the courses, the historical dimension is used, designing teaching practice in this joint process with the past. This information will support to understand the narratives of the participants, psychologists, teachers, research through semi-structured face interviews analyzed from the phenomenological approach. It is considered this work extremely important, since there are no studies focused on this theme illustrating the local reality and professor of psychology, who besides being a psychologist, participates in the process of training other professionals.
Palavras-chave: docência do ensino superior;
história da Psicologia;
formação do Psicólogo;
teaching of higher education;
history of Psychology;
formation of the Psychologist
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: MELO, Juliana Salgueiro. Psicólogo-professor: conhecendo a inserção dos psicólogos na docência do Ensino Superior em Psicologia no Maranhão. 2016. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4465
Data de defesa: 30-Set-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANASALGUEIROMELO.pdfDissertação de Mestrado956,56 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.