Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDANTAS, Graziela da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1379307624430775por
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Consuelo Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2614947342824264por
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Consuelo Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2614947342824264por
dc.contributor.referee2NEPOMUCENO, Aline Lima de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9422374897486805por
dc.contributor.referee3SOUSA, Carlos Erick Brito de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6039452387227749por
dc.date.accessioned2022-12-26T14:25:21Z-
dc.date.issued2022-09-23-
dc.identifier.citationDANTAS, Graziela da Silva. Educação Ambiental e abordagem CTS: Convergências para o Ensino de Ciências em escolas de uma unidade de conservação. 2022. 90 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4461-
dc.description.resumoAtualmente, os cenários socioambientais estão caracterizados pela intensificação de fatores históricos, comumente relacionados à exploração de recursos naturais, à extinção de espécies e de populações tradicionais, à concentração de poder, à desigualdade social e ao crescente âmbito científico-tecnológico. Esses pontos, constituintes diretos ou indiretos da grave crise socioambiental histórica, são reproduzidos nas e pelas diferentes dimensões de uma sociedade. Uma nova proposta para o Ensino de Ciências, como ferramenta de transformação socioambiental, em que se prevê a garantia à justiça e à plenitude aos diferentes seres vivos existentes é manifestada por meio da articulação entre a Educação Ambiental de vertente crítica e a Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Apoiado por essa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar o universo da educação ambiental na região da Área de Proteção Ambiental do Maracanã, no município de São Luís, Maranhão. À luz das relações Educação Ambiental-CTS, busca se incluir a compreensão dos sentidos e das práticas pedagógicas ambientais nas disciplinas de Ciências e Biologia e a análise dos documentos oficiais de políticas públicas: o Plano Estadual de Educação Ambiental e o Plano de Manejo para a Área de Proteção Ambiental da região do Maracanã. O estudo é conduzido pela abordagem qualitativa instrumentalizado por entrevistas semiestruturadas com docentes de Ciências e de Biologia de duas escolas públicas da região da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã. Os resultados da análise mostram ênfase quanto: a comunidade da APA do Maracanã e as dimensão ambiental; o currículo e a prática pedagógica ambiental no Maracanã e as relações Meio Ambiente-CTS. A análise dos documentos mostra a motivação e o reconhecimento de abordagens locais e problematizadoras, mas há obstáculos em questões curriculares e logísticas e a compreensão rasa das relações dimensão ambiental com a ciência e a tecnologia nas sociedades contemporâneas. Apesar do apoio coerente com os documentos oficiais, constatam-se ausência de propostas curriculares que favoreçam abordagens como a Educação Ambiental Crítica e a Abordagem CTS em diferentes níveis de ensino, a fim de que o Ensino de Ciências contribua para a mitigação dos impactos e das causas da crise civilizatória existente.por
dc.description.abstractCurrently, socio-environmental scenarios are characterized by the intensification of historical factors, commonly related to the exploitation of natural resources, the extinction of species and traditional populations, the concentration of power, social inequality, and the growing scientific-technological scope. These points, direct or indirect constituents of the serious historical socio-environmental crisis, are reproduced in and by the different social dimensions. A new proposal for Science Teaching, as a tool for socio environmental transformation, which provides for the guarantee of justice and fullness to the different existing living beings, is manifested through the articulation between Critical Environmental Education and the Science, Technology and Society Approach (STS). Supported by this perspective, this study aims to analyze the universe of Environmental Education in the region of the Maracanã Environmental Protection Area, in the municipality of São Luís, Maranhão. In the light of the Environmental Education-STS relations, we seek to include the understanding of the meanings and environmental pedagogical practices in the Science and Biology disciplines and the analysis of the official documents of public policies: the State Environmental Education Plan and the Management Plan for the Environmental Protection Area of the Maracanã region. The study is conducted using a qualitative approach, using semi-structured interviews with Science and Biology teachers from two public schools in the Maracanã Environmental Protection Area (APA). The results of the analysis show emphasis on: the Maracanã APA community and environmental issues; the curriculum and environmental pedagogical practice in Maracanã; and Environment-STS relations. The analysis of documents shows the motivation and recognition of local and problematizing approaches, but there are obstacles in curricular and logistical issues and the shallow understanding of environmental thematic relationships with science and technology in contemporary societies. Despite the support consistent with the official documents, there is a lack of curricular proposals that favor approaches such as critical Environmental Education and the STS Approach at different levels of education, so that Science Teaching contributes to the mitigation of impacts and causes of the existing crisis of civilization.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-12-26T14:25:21Z No. of bitstreams: 1 Graziela da Silva Dantas.pdf: 43709682 bytes, checksum: 55b3abbe6d6a84f846fe5c98aa5f66f4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-26T14:25:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Graziela da Silva Dantas.pdf: 43709682 bytes, checksum: 55b3abbe6d6a84f846fe5c98aa5f66f4 (MD5) Previous issue date: 2022-09-23eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria Crítica;por
dc.subjectDimensão ambiental;por
dc.subjectEnsino formal;por
dc.subjectÁrea de Proteção Ambiental;por
dc.subjectMaranhãopor
dc.subjectCritical Theory;eng
dc.subjectEnvironmental dimension;eng
dc.subjectFormal education;eng
dc.subjectEnvironmental Protection Area;eng
dc.subjectMaranhãoeng
dc.subject.cnpqEcologiapor
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL E ABORDAGEM CTS: CONVERGÊNCIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃOpor
dc.title.alternativeENVIRONMENTAL EDUCATION AND CTS APPROACH: CONVERGENCES FOR THE TEACHING OF SCIENCE IN SCHOOLS OF A UNIT OF CONSERVATIONeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Graziela da Silva Dantas.pdfDissertação de Mestrado42,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.