Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4461
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ABORDAGEM CTS: CONVERGÊNCIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
Título(s) alternativo(s): ENVIRONMENTAL EDUCATION AND CTS APPROACH: CONVERGENCES FOR THE TEACHING OF SCIENCE IN SCHOOLS OF A UNIT OF CONSERVATION
Autor: DANTAS, Graziela da Silva 
Primeiro orientador: LIMA, Maria Consuelo Alves
Primeiro membro da banca: LIMA, Maria Consuelo Alves
Segundo membro da banca: NEPOMUCENO, Aline Lima de Oliveira
Terceiro membro da banca: SOUSA, Carlos Erick Brito de
Resumo: Atualmente, os cenários socioambientais estão caracterizados pela intensificação de fatores históricos, comumente relacionados à exploração de recursos naturais, à extinção de espécies e de populações tradicionais, à concentração de poder, à desigualdade social e ao crescente âmbito científico-tecnológico. Esses pontos, constituintes diretos ou indiretos da grave crise socioambiental histórica, são reproduzidos nas e pelas diferentes dimensões de uma sociedade. Uma nova proposta para o Ensino de Ciências, como ferramenta de transformação socioambiental, em que se prevê a garantia à justiça e à plenitude aos diferentes seres vivos existentes é manifestada por meio da articulação entre a Educação Ambiental de vertente crítica e a Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Apoiado por essa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar o universo da educação ambiental na região da Área de Proteção Ambiental do Maracanã, no município de São Luís, Maranhão. À luz das relações Educação Ambiental-CTS, busca se incluir a compreensão dos sentidos e das práticas pedagógicas ambientais nas disciplinas de Ciências e Biologia e a análise dos documentos oficiais de políticas públicas: o Plano Estadual de Educação Ambiental e o Plano de Manejo para a Área de Proteção Ambiental da região do Maracanã. O estudo é conduzido pela abordagem qualitativa instrumentalizado por entrevistas semiestruturadas com docentes de Ciências e de Biologia de duas escolas públicas da região da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã. Os resultados da análise mostram ênfase quanto: a comunidade da APA do Maracanã e as dimensão ambiental; o currículo e a prática pedagógica ambiental no Maracanã e as relações Meio Ambiente-CTS. A análise dos documentos mostra a motivação e o reconhecimento de abordagens locais e problematizadoras, mas há obstáculos em questões curriculares e logísticas e a compreensão rasa das relações dimensão ambiental com a ciência e a tecnologia nas sociedades contemporâneas. Apesar do apoio coerente com os documentos oficiais, constatam-se ausência de propostas curriculares que favoreçam abordagens como a Educação Ambiental Crítica e a Abordagem CTS em diferentes níveis de ensino, a fim de que o Ensino de Ciências contribua para a mitigação dos impactos e das causas da crise civilizatória existente.
Abstract: Currently, socio-environmental scenarios are characterized by the intensification of historical factors, commonly related to the exploitation of natural resources, the extinction of species and traditional populations, the concentration of power, social inequality, and the growing scientific-technological scope. These points, direct or indirect constituents of the serious historical socio-environmental crisis, are reproduced in and by the different social dimensions. A new proposal for Science Teaching, as a tool for socio environmental transformation, which provides for the guarantee of justice and fullness to the different existing living beings, is manifested through the articulation between Critical Environmental Education and the Science, Technology and Society Approach (STS). Supported by this perspective, this study aims to analyze the universe of Environmental Education in the region of the Maracanã Environmental Protection Area, in the municipality of São Luís, Maranhão. In the light of the Environmental Education-STS relations, we seek to include the understanding of the meanings and environmental pedagogical practices in the Science and Biology disciplines and the analysis of the official documents of public policies: the State Environmental Education Plan and the Management Plan for the Environmental Protection Area of the Maracanã region. The study is conducted using a qualitative approach, using semi-structured interviews with Science and Biology teachers from two public schools in the Maracanã Environmental Protection Area (APA). The results of the analysis show emphasis on: the Maracanã APA community and environmental issues; the curriculum and environmental pedagogical practice in Maracanã; and Environment-STS relations. The analysis of documents shows the motivation and recognition of local and problematizing approaches, but there are obstacles in curricular and logistical issues and the shallow understanding of environmental thematic relationships with science and technology in contemporary societies. Despite the support consistent with the official documents, there is a lack of curricular proposals that favor approaches such as critical Environmental Education and the STS Approach at different levels of education, so that Science Teaching contributes to the mitigation of impacts and causes of the existing crisis of civilization.
Palavras-chave: Teoria Crítica;
Dimensão ambiental;
Ensino formal;
Área de Proteção Ambiental;
Maranhão
Critical Theory;
Environmental dimension;
Formal education;
Environmental Protection Area;
Maranhão
Área(s) do CNPq: Ecologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: DANTAS, Graziela da Silva. Educação Ambiental e abordagem CTS: Convergências para o Ensino de Ciências em escolas de uma unidade de conservação. 2022. 90 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4461
Data de defesa: 23-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Graziela da Silva Dantas.pdfDissertação de Mestrado42,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.