Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Nayara Meggie Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1417099478808266por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855por
dc.contributor.referee1SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855por
dc.contributor.referee2RIBEIRO, Jakson dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062810657432335por
dc.contributor.referee3TOURINHO JUNIOR, Washington-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181072544794608por
dc.date.accessioned2022-12-21T23:37:30Z-
dc.date.issued2022-09-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Nayara Meggie Rodrigues. Gênero e sexualidade no currículo: um estudo de caso da escola Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal. 2022. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4456-
dc.description.resumoEsta pesquisa se propõe analisar como o currículo e a prática docente podem contribuir para a superação de permanências heteronormativas e binárias considerando as singularidades identitárias dos estudantes. Assim o lócus da pesquisa foi o Centro Educa Mais Margarida Pires Leal, escola de Tempo Integral localizada em São Luís do Maranhão. Dessa forma, a partir da pesquisa documental baseada na BNCC e DCTM e, da observação e questionário aplicado para os professores e gestores da escola, proporemos o Guia Metodológico, com sugestões de planos de aula para serem trabalhados os temas de gênero e sexualidade em sala de aula. Esse guia será balizado nos preceitos da disciplina Projeto de Vida e pelas competências elencadas na BNCC e do DCTM, sob a perspectiva de trabalho interdisciplinar. Para tanto, operacionalizei o conceito de currículo de Silva (2010) e Ciampi (2011), de saber docente e lugar de fronteira de Monteiro (2001, 2011, 2012) e Tardif (2000), nas discussões sobre sexualidade elencadas por Butler (2019) e Foucault (1988) e, também, nos apoiaremos nos estudos de Gadotti (2009) sobre a questão da educação integral. É interessante ressaltar que nossa pesquisa está intimamente relacionada à ideia de consciência histórica analisada por Rusen (2006), pois acreditamos que a Escola em Tempo Integral é um ambiente profícuo para a fomentação desse conceito nos estudantes.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the curriculum and teaching practice can contribute to overcoming heteronormative and binary permanences considering the identity singularities of students. Thus, the locus of the research was the Centro Educa Mais Margarida Pires Leal, a full-time school located in São Luís do Maranhão. Thus, based on the documentary research based on the BNCC and DCTM, and the observation and questionnaire applied to teachers and school managers, we will propose the Methodological Guide, with suggestions for lesson plans to work on gender and sexuality issues in the classroom. This guide will be based on the precepts of the subject Life Project and the competencies listed in the BNCC and the DCTM, from the perspective of interdisciplinary work. For this, I operationalized the concept of curriculum by Silva (2010) and Ciamp (2011), of teaching knowledge and border place by Monteiro (2001, 2011, 2012) and Tardif (2000), in discussions on sexuality listed by Butler (2019) and Foucault (1988) and, also, we will rely on the studies of Gadotti (2009) on the issue of comprehensive education. It is interesting to point out that our research is closely related to the idea of historical consciousness analyzed by Rusen (2006), because we believe that the Full-Time School is a fruitful environment for the fomentation of this concept in students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-12-21T23:37:30Z No. of bitstreams: 1 NAYARASANTOS.pdf: 9792637 bytes, checksum: ee5822ca2a54cc02adda38cc198cc61b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-21T23:37:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NAYARASANTOS.pdf: 9792637 bytes, checksum: ee5822ca2a54cc02adda38cc198cc61b (MD5) Previous issue date: 2022-09-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de História;por
dc.subjectcurrículo;por
dc.subjectescola;por
dc.subjectsexualidades;por
dc.subjectcurriculum;eng
dc.subjectfull-time school;eng
dc.subjectsexualities.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titleGênero e sexualidade no currículo: um estudo de caso da escola Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Lealpor
dc.title.alternativeGender and sexuality in the curriculum: a case study of the Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYARASANTOS.pdfDissertação de Mestrado9,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.