Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Nayara Meggie Rodrigues | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1417099478808266 | por |
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6057206547897855 | por |
dc.contributor.referee1 | SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6057206547897855 | por |
dc.contributor.referee2 | RIBEIRO, Jakson dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3062810657432335 | por |
dc.contributor.referee3 | TOURINHO JUNIOR, Washington | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8181072544794608 | por |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T23:37:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Nayara Meggie Rodrigues. Gênero e sexualidade no currículo: um estudo de caso da escola Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal. 2022. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4456 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se propõe analisar como o currículo e a prática docente podem contribuir para a superação de permanências heteronormativas e binárias considerando as singularidades identitárias dos estudantes. Assim o lócus da pesquisa foi o Centro Educa Mais Margarida Pires Leal, escola de Tempo Integral localizada em São Luís do Maranhão. Dessa forma, a partir da pesquisa documental baseada na BNCC e DCTM e, da observação e questionário aplicado para os professores e gestores da escola, proporemos o Guia Metodológico, com sugestões de planos de aula para serem trabalhados os temas de gênero e sexualidade em sala de aula. Esse guia será balizado nos preceitos da disciplina Projeto de Vida e pelas competências elencadas na BNCC e do DCTM, sob a perspectiva de trabalho interdisciplinar. Para tanto, operacionalizei o conceito de currículo de Silva (2010) e Ciampi (2011), de saber docente e lugar de fronteira de Monteiro (2001, 2011, 2012) e Tardif (2000), nas discussões sobre sexualidade elencadas por Butler (2019) e Foucault (1988) e, também, nos apoiaremos nos estudos de Gadotti (2009) sobre a questão da educação integral. É interessante ressaltar que nossa pesquisa está intimamente relacionada à ideia de consciência histórica analisada por Rusen (2006), pois acreditamos que a Escola em Tempo Integral é um ambiente profícuo para a fomentação desse conceito nos estudantes. | por |
dc.description.abstract | This research aims to analyze how the curriculum and teaching practice can contribute to overcoming heteronormative and binary permanences considering the identity singularities of students. Thus, the locus of the research was the Centro Educa Mais Margarida Pires Leal, a full-time school located in São Luís do Maranhão. Thus, based on the documentary research based on the BNCC and DCTM, and the observation and questionnaire applied to teachers and school managers, we will propose the Methodological Guide, with suggestions for lesson plans to work on gender and sexuality issues in the classroom. This guide will be based on the precepts of the subject Life Project and the competencies listed in the BNCC and the DCTM, from the perspective of interdisciplinary work. For this, I operationalized the concept of curriculum by Silva (2010) and Ciamp (2011), of teaching knowledge and border place by Monteiro (2001, 2011, 2012) and Tardif (2000), in discussions on sexuality listed by Butler (2019) and Foucault (1988) and, also, we will rely on the studies of Gadotti (2009) on the issue of comprehensive education. It is interesting to point out that our research is closely related to the idea of historical consciousness analyzed by Rusen (2006), because we believe that the Full-Time School is a fruitful environment for the fomentation of this concept in students. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-12-21T23:37:30Z No. of bitstreams: 1 NAYARASANTOS.pdf: 9792637 bytes, checksum: ee5822ca2a54cc02adda38cc198cc61b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-21T23:37:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NAYARASANTOS.pdf: 9792637 bytes, checksum: ee5822ca2a54cc02adda38cc198cc61b (MD5) Previous issue date: 2022-09-01 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ensino de História; | por |
dc.subject | currículo; | por |
dc.subject | escola; | por |
dc.subject | sexualidades; | por |
dc.subject | curriculum; | eng |
dc.subject | full-time school; | eng |
dc.subject | sexualities. | eng |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.subject.cnpq | História | por |
dc.title | Gênero e sexualidade no currículo: um estudo de caso da escola Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal | por |
dc.title.alternative | Gender and sexuality in the curriculum: a case study of the Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NAYARASANTOS.pdf | Dissertação de Mestrado | 9,56 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.