Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4454
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pedagogia da mímesis no ensino de Filosofia: Repensando a prática educativa na educação básica
Título(s) alternativo(s): Pedagogy of mímesis in the teaching of Philosophy: Rethinking educational practice in basic education
Autor: ARRUDA FILHO, Zeabel de 
Primeiro orientador: SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos
Primeiro membro da banca: SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Edna Maria Magalhães do
Terceiro membro da banca: MENEZES, Marly Cutrim de
Quarto membro da banca: MENDES JÚNIOR, Domingos Ribeiro
Resumo: Neste trabalho investigativo pretendemos examinar a proposta de emprego da mímesis como recurso metodológico ao ensino de filosofia nos anos finais do ensino fundamental, especificamente, na turma oitavo (8º) ano A, da escola Unidade Integrada Manoel Campos Sousa - anexo. O desafio que encontramos ao lecionar filosofia nesta instituição escolar diz respeito à forma de ensiná-la e de aprendê-la atualmente. Observamos que o processo de ensino-aprendizagem filosófica decorre de uma prática educativa que se realiza ainda aos moldes da pedagogia tradicional. Essa constatação reforça, ao que parece, a ideia de que esta tendência pedagógica está se tornando obsoleta frente às necessidades dos estudantes e da escola à medida que não acompanha o ritmo das transformações sociais provocando, assim, a manifestação de uma postura passiva de grande parte dos discentes em relação ao conteúdo proposto pelo professor. É nesse contexto que nos dispomos a pensar filosoficamente e teórico-metodologicamente o ensino de filosofia a partir da atividade mimética, como forma de ressignificar tal maneira de ensinar e aprender filosofia na educação básica. Para tanto, essa pesquisa se inicia a partir do estudo das categorias aristotélicas de mímesis e educação, assim como, da relação entre ambas1 . Em seguida, discutimos o processo de ensinar e aprender filosofia na educação básica tendo como aporte teórico as contribuições de alguns filósofos e educadores, entre estes, destacamos: Geraldo B. Horn (2009), Maurice Tardif (2014) e Jacques Rancière (2004). Dada a hipótese de a mímesis enquanto fundamento da arte poética contribuir para o ensino de filosofia e para o desenvolvimento crítico e criativo dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, nos engajamos em propor uma sequência didática baseada na atividade mimética com vistas a compreender o resultado dessa experiência filosófico-pedagógica em sala de aula. No que tange à metodologia, esta pesquisa é de natureza qualitativa e dirige-se à área das ciências humanas fazendo observância ao método de abordagem hipotético-dedutivo. Em relação aos procedimentos metodológicos optamos pela intervenção filosófico-pedagógica devido a ocorrência de aplicação de atividades voltadas ao processo de ensino aprendizagem filosófica em sala de aula, a partir do emprego de técnicas específicas de coleta de dados que envolvem os seguintes instrumentos, a saber: questionário semi-estruturado pré-intervenção, questionário estruturado pós-intervenção e questionário socioeconômico e étnico racial, com vistas ao estabelecimento de novas estratégias didático-pedagógicas voltadas ao ensino de filosofia. Na análise e interpretação dos dados, preferimos a descrição de amostra através de elementos visuais (tabelas, gráficos, listas e diagramas) com notas explicativas que visam o esclarecimento das informações obtidas. Adiante, procuramos confrontar os dados coletados nessa pesquisa com a hipótese construída a fim de comprovar a veracidade do pressuposto e, assim, reconhecê-lo como resposta válida ao problema investigado.
Abstract: In this investigative work we intend to examine the proposal of employment of mimesis as a methodological resource to the teaching of philosophy in the final years of elementary school, specifically, in the class of the eighth (8th) year A, of the school Unidade Integrada Manoel Campos Sousa - annex. The challenge that we encounter when teaching philosophy at this school institution concerns the way of teaching and learning it today. We observe that the philosophical teaching-learning process results from an educational practice that is also carried out in the same way as traditional pedagogy. This finding reinforces, it seems, the idea that this pedagogical trend is becoming obsolete in the face of the needs of students and the school as it does not keep pace with social changes, thus provoking the manifestation of a passive posture of a large part of students in relation to the content proposed by the teacher. It is in this context that we are prepared to think philosophically and theoretically-methodologically the teaching of philosophy from the mimetic activity, as a way to reframe this way of teaching and learning philosophy in basic education. Therefore, this research begins with the study of the Aristotelian categories of mimesis and education, as well as the relationship between them¹. Then, we discuss the process of teaching and learning philosophy in basic education with theoretical contributions from some philosophers and educators, among which we highlight: Geraldo B. Horn (2009), Maurice Tardif (2014) and Jacques Rancière (2004). Given the hypothesis that mimesis as a foundation of poetic art contributes to the teaching of philosophy and to the critical and creative development of students in the final years of elementary school, we are engaged in proposing a didactic sequence based on mimetic activity in order to understand the result of this pedagogical-philosophical experience in the classroom. Regarding the methodology, this researchis of a qualitative nature and addresses the area of human sciences, observing the hypothetical-deductive approach method. Regarding methodological procedures, we opted for philosophical-pedagogical intervention due to the occurrence of activities aimed at the philosophical teaching learning process in the classroom, using specific data collection techniques that involve the following instruments, namely: pre-intervention semi-structured questionnaire, post-intervention structured questionnaire and socioeconomic and ethnic racial questionnaire, with a view to establishing new didactic-pedagogical strategies aimed at teaching philosophy. In theanalysis and interpretation of data, we prefer the sample description through visual elements (tables, graphs, lists and diagrams) with explanatory notes that aim at clarifying the information obtained. Ahead, we try to compare the data collected in thisresearch with the hypothesis constructed in order to prove the veracity of the assumption and, thus, recognize it as a valid answer to the investigated problem.
Palavras-chave: Educação;
Ensino;
Filosofia;
Mímesis;
Recurso metodológico
Education;
Teaching;
Philosophy;
Mimesis;
Methodological resource
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH
Citação: ARRUDA FILHO, Zeabel de. Pedagogia da Mímesis no ensino de Filosofia: Repensando a prática educativa na educação básica. 2021. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4454
Data de defesa: 24-Set-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZEABEL DE ARRUDA FILHOvec.pdfDissertação de Mestrado49,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.