Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFRAZÃO, Kastney Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0259072196137901por
dc.contributor.advisor1RIVERO CABREJOS, Luis Jorge Enrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8534667641706692por
dc.contributor.advisor-co1SANTOS, Davi Viana dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9297257833779277por
dc.contributor.referee1RIVERO CABREJOS, Luis Jorge Enrique-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8534667641706692por
dc.contributor.referee2SANTOS, Davi Viana dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9297257833779277por
dc.contributor.referee3BRAZ JUNIOR, Geraldo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8287861610873629por
dc.contributor.referee4MARQUES, Anna Beatriz dos Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5522150204610320por
dc.date.accessioned2022-12-14T18:06:25Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.citationFRAZÃO, Kastney Albuquerque. IC-MEG: Um Checklist Específico para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais em Plataformas Móveis. 2021. 103 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4437-
dc.description.resumoJogos educacionais digitais para dispositivos móveis se tornaram cada vez mais presentes em ambientes educacionais, onde ganharam muita relevância na formação educacional e profissional de várias pessoas. Esses softwares estão presentes nas lojas de aplicativos online, onde existe um lugar específico para que seus usuários possam avaliá-los. Apesar de todos os benefícios que os jogos educacionais digitais têm, estes softwares ainda apresentam problemas de qualidade apontados pelos usuários, como: a falta de usabilidade e as funcionalidades dos jogos; pouca adesão da proposta e da jogabilidade; além de, dificuldade de suporte e mobilidade dos jogos nos dispositivos móveis dos usuários. Várias tecnologias para avaliar software foram propostas. No entanto, ainda existe a necessidade de tecnologias para avaliar jogos educacionais digitais específicos para a plataforma móvel, e apoiar ao mesmo tempo os engenheiros de software na detecção de defeitos dos jogos avaliados. Esta dissertação de mestrado propõe um checklist de inspeção para a avaliação de jogos educacionais digitais para dispositivos móveis chamada IC-MEG. Também foi desenvolvida uma ferramenta de apoio chamada TIMEG para fornecer apoio ao checklist desenvolvido. As tecnologias foram desenvolvidas para apoiar equipes de desenvolvimentos na avaliação de seus jogos educacionais digitais móveis. A aceitação do IC-MEG e TIMEG foi avaliada do ponto de vista de engenheiros de software iniciantes em um estudo experimental. Quando comparado ao mGBL e PHEG, outros checklists existentes na literatura, os resultados mostraram que o IC-MEG foi percebido como útil e mais completo. Além disso, os engenheiros de software consideraram a ferramenta TIMEG útil e fácil de entender, ao mesmo tempo que sugeriram melhorar seu relatório de defeitos para facilitar sua compreensão e aumentar seu uso. Os resultados do estudo experimental indicaram a satisfação dos participantes ao executar uma avaliação com o checklist IC-MEG, enquanto os membros da equipe de desenvolvimento concordaram com a utilidade do relatório TIMEG e suas sugestões de melhorias. Ao fornecer apoio para a inspeção, pretende-se apoiar os engenheiros de software na detecção de defeitos em jogos educacionais digitais para dispositivos móveis desenvolvidos, aumentando assim a sua qualidade e aceitação no mercado.por
dc.description.abstractDigital educational games for mobile devices have become increasingly present in educa tional environments, where they have gained a lot of relevance in the educational and professional training of many people. These software are present in online app stores, where there is a specific place for their users to review the apps in the catalogs. Despite all the benefits that digital educational games have; these software still have quality problems pointed out by users. Problems in various areas, such as: the usability and functionality of the games; little adherence to the proposal and gameplay; besides, difficulty in supporting and mobility of games on users’ mobile devices. Several technologies for evaluating software have been proposed; however, there is still a need for research development to evaluate specific digital educational games for the mobile platform, while supporting software engineers in detecting defects in the evaluated games. This master’s thesis proposes an inspection checklist for the evaluation of digital educational games for mobile devices called IC-MEG, a support tool called TIMEG was also developed to provide support to the developed checklist; these technologies were developed to support development teams in evaluating their mobile digital educational games. We evaluated the acceptance of IC-MEG and TIMEG from the perspective of novice software engineers in an experimental study. When compared to mGBL and PHEG, other checklists in the literature, the results showed that the IC-MEG was perceived as useful and more complete. In addition, software engineers found the TIMEG tool useful and easy to understand, while suggesting improving its report to make it easier to understand and increase its use. The results of the experimental study indicated users’ satisfaction in reporting their experience with the IC-MEG checklist, while members of the development team agreed with the usefulness of the TIMEG report and its suggestions for improvement. By providing inspection support, we intend to support software engineers in the detection of defects in digital educational games for mobile devices developed, thus increasing their quality and acceptance in the market.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-12-14T18:06:25Z No. of bitstreams: 1 Kastney Albuquerque Frazãovec.pdf: 33259492 bytes, checksum: 0657ac19e306ab5c4373e172d71dc47a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-14T18:06:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kastney Albuquerque Frazãovec.pdf: 33259492 bytes, checksum: 0657ac19e306ab5c4373e172d71dc47a (MD5) Previous issue date: 2021-09-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectChecklist de Inspeção;por
dc.subjectJogos Educacionais Digitais;por
dc.subjectAplicativos Móveis;por
dc.subjectAnálise de Comentáriospor
dc.subjectMobile Educational Games;eng
dc.subjectInspection Checklist;eng
dc.subjectMobile Applications;eng
dc.subjectReview analysiseng
dc.subject.cnpqModelos Analíticos e de Simulaçãopor
dc.titleIC-MEG: Um Checklist Específico para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais em Plataformas Móveispor
dc.title.alternativeIC-MEG: A Specific Checklist for the Evaluation of Digital Educational Games on Mobile Platformseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kastney Albuquerque Frazãovec.pdfDissertação de Mestrado32,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.