Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4436
Tipo do documento: Dissertação
Título: Agir comunicativo como proposta metodológica ao ensino de Filosofia
Título(s) alternativo(s): Act communicative as a methodological proposal to the Philosophy teaching
Autor: ALMEIDA, Pedro André Pires de 
Primeiro orientador: SERRA, Maria Olília
Primeiro membro da banca: SERRA, Maria Olília
Segundo membro da banca: PASSOS, Helder Machado
Terceiro membro da banca: DANTAS, Jose Carlos de Castro
Resumo: Este trabalho se apresenta com o objetivo de pensar o agir comunicativo como proposta metodológica para o ensino de filosofia, tendo em vista trazer uma contribuição da teoria habermasiana para o ensino. Pensamos que na perspectiva do agir comunicativo temos a possibilidade de questionarmos os conhecimentos pertinentes à prática docente, visando a organização e a promoção de práticas educativas em ambiente escolar, mas sobretudo em sala de aula, onde possamos utilizar uma didática voltada à participação dos alunos de forma democrática, por meio de seus atos de fala. Tendo por base a teoria de Habermas, sabemos então que o conhecimento não estará jamais definido como algo pronto e acabado, mas irá se revelar por meio das relações intersubjetivas que, por sua vez, estão sustentadas no discurso argumentativo, na comunicação, na linguagem e no entendimento. Trabalhamos especificamente tentando mostrar uma aproximação entre a teoria do agir comunicativo e a educação, mas sobretudo uma aproximação com o ensino de filosofia, em que pode contribuir enquanto metodologia de ensino e seus resultados práticos em sala de aula. Pelo fato de Habermas não ser um teórico estritamente da educação, então trouxemos ao trabalho a contribuição da pedagogia Freireana enquanto elemento primordial acerca do diálogo e uma consideração mais próxima das realidades dos alunos, tendo em vista, que Paulo Freire foi um pedagogo que partia das realidades dos próprios alunos e tinha o diálogo como papel fundamental para trabalhar um ensino a partir das experiências pessoais dos alunos em sala de aula. A pesquisa parte da hipótese de que é fundamental a comunicação como meio de ensino/aprendizagem em sala de aula, o que gera nos discentes uma noção de participação e argumentação sobre o tema trabalhado com o professor. A formação de jovens participativos é essencial às sociedades com democracia avançada. Os sujeitos da pesquisa são os alunos do 2º ano, turma 200 do matutino do Centro de Ensino Médio José França de Sousa, localizado no município de Raposa-MA.
Abstract: This work is presented with the objective of thinking the communicative action asa methodological proposal for the teaching of philosophy, with a view to bringinga contribution of the Habermasian theory to the teaching. We think that from the perspective of communicative action, we have the possibility of questioning the knowledge relevant to teaching practice, aiming at the organization and promotion of educational practices in the school environment, but especially in the classroom, where we can use a didactic aimed at the participation of students in democratic way, through their speech acts. Based on Habermas' theory, we know then that knowledge will never be defined as something ready and finished,but will reveal itself through intersubjective relationships that, in turn, are supported by argumentative discourse, communication, language and in the understanding. We work specifically trying to show an approximation between the theory of communicative action and education, but above all an approximation with the teaching of philosophy, in which it can contribute as a teaching methodology and its practical results in the classroom. Due to the fact that Habermas is not a strictly educational theorist, we brought to work the contribution of Freirean pedagogy as a primary element about dialogue and a closer consideration of the realities of students, considering that Paulo Freire was a pedagogue who started from the realities of the students themselves and had dialogue as a fundamental role to work with a teaching based on the students' personal experiences in the classroom. The research is based on the hypothesis that communication is essential as a means of teaching/learning in the classroom, which generates in students a notion of participation and argumentation on the theme worked with the teacher. The training of participatory young people is essential for societies with advanced democracy. The researchsubjects are the 2nd year students, morning class 200 at the José França de Sousa High School, in the municipality of Raposa-MA.
Palavras-chave: Ação comunicativa;
Proposta Metodológica;
Ensino de Filosofia;
Educação
Communicative action;
Methodological Proposal;
Teaching of Philosophy;
Education
Área(s) do CNPq: Epistemologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: ALMEIDA, Pedro André Pires de. Agir comunicativo como proposta metodológica ao ensino de Filosofia. 2021. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4436
Data de defesa: 15-Out-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO ANDRÉ PIRES DE ALMEIDAvec.pdfDissertação de Mestrado30,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.