Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTRO, Paloma França-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0463606369939811por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Li Chang Shuen Cristina Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8991104116100858por
dc.contributor.referee1SOUSA, Li Chang Shuen Cristina Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8991104116100858por
dc.contributor.referee2FERREIRA JÚNIOR, José Ribamar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0058185567130333por
dc.contributor.referee3BASTOS, Josie do Amaral-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249033243141109por
dc.date.accessioned2022-12-13T14:13:55Z-
dc.date.issued2021-12-28-
dc.identifier.citationCASTRO, Paloma França. A comunicação organizacional no processo de articulação das instituições de ensino superior públicas maranhenses em favor da internacionalização. 2021. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4433-
dc.description.resumoConstituindo-se como uma prática ancestral, a internacionalização configura-se atualmente como uma das principais forças que está impactando e moldando a educação superior no mundo à medida que ela se muda para enfrentar os desafios impostos pela sociedade. Inclusive, mudança pode ser definida como uma característica central da internacionalização do ensino superior, um processo em constante transformação. Diante do acelerado processo de internacionalização, as instituições de ensino, um dos principais atores envolvidos na internacionalização da educação, nem sempre conseguem se articular de forma adequada para gerir este processo, o que por sua vez, afeta o seu desenvolvimento acadêmico e o seu papel social. Logo, a internacionalização institucional passa a ser uma questão fulcral nas Instituições de Ensino Superior – IES. Nesse aspecto, tendo em vista que a articulação institucional necessária para o estabelecimento do processo de internacionalização em IES perpassa as práticas comunicacionais desenvolvidas pelas IES, a comunicação organizacional assume protagonismo nesse cenário. Nesse sentido, o presente estudo se propõe a analisar como a comunicação organizacional pode contribuir com o processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior Públicas sediadas no Maranhão, tomando como referência o trabalho desenvolvido pela Rede de Assessorias para Assuntos Internacionais das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Maranhão - ReINTER, criada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI em 2016. Para tanto, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, cuja revisão de literatura permitiu apresentar os conceitos e demonstrar o contexto a qual a internacionalização do ensino e a comunicação organizacional está sendo observada neste estudo; a pesquisa documental, através da qual foi possível coletar dados sobre a internacionalização nas instituições que compõe a ReINTER; e a aplicação de questionário, que tornou viável desvelar fragilidades e, consequentemente, apontar possíveis estratégias de comunicação que podem auxiliar na solução ou, ao menos, minimizar estas vulnerabilidades. Ao final da investigação identificou-se que a rede ainda enxerga a comunicação de forma instrumental, não sendo encarada ainda como uma área estratégica para consecução dos objetivos da ReINTER.por
dc.description.abstractAs an ancestral practice, internationalization is now one of the main forces that are impacting and developing higher education in the world as it has changed to face the challenges ordered by society. Changing can be defined as a key feature of the internationalization of higher education as a process of continuous transformation. In the face of a fast-paced process of internationalization, higher education institutions, one of the main actors involved in the internationalization of education, are not always able to articulate themselves properly to manage this process, which affects their academic development and social role. Therefore, institutional internationalization has become an essential issue in higher education institutions. In this way, considering that the institutional articulation necessary for the establishment of the internationalization process in higher education institutions is permeated by the communication practices developed by higher education institutions, organizational communication assumes a leading role in this scenario. In doing so, this study proposes to analyze how organizational communication can contribute to the process of internationalization of public higher education institutions headquartered in Maranhão, taking as a reference the study developed by the Advisory Network for International Affairs of Education and Research Institutions of the State of Maranhão - ReINTER, created by the State Secretariat for Science, Technology and Innovation - SECTI in 2016. In this study, we made use of bibliographical research, whose literature review allowed us to show concepts and demonstrate the context in which the internationalization of teaching and organizational communication have been observed in this study; documentary research, through which it was possible to collect internationalization data in the institutions that make up ReINTER; and the application of a questionnaire, which made it possible to uncover weaknesses and, so, point out possible communication strategies that can help in solution or, at least, reduce these vulnerabilities. Finally, it was identified that the network still sees communication as an instrumental way, not as a strategic area for achieving ReINTER's goals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-12-13T14:13:55Z No. of bitstreams: 1 PALOMAFRANÇACASTRO.pdf: 870351 bytes, checksum: 747dac0905d50ae5557998619aca44c6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-13T14:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PALOMAFRANÇACASTRO.pdf: 870351 bytes, checksum: 747dac0905d50ae5557998619aca44c6 (MD5) Previous issue date: 2021-12-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomunicação organizacional;por
dc.subjectinstituições de ensino superior;por
dc.subjectinternacionalização;por
dc.subjectReINTER;por
dc.subjectorganizational communication;eng
dc.subjecthigher education institutions;eng
dc.subjectinternationalization;eng
dc.subjectReInter.eng
dc.subject.cnpqComunicaçãopor
dc.titleA comunicação organizacional no processo de articulação das instituições de ensino superior públicas maranhenses em favor da internacionalização.por
dc.title.alternativeOrganizational communication in the articulation process of public higher education institutions in Maranhão in favor of internationalization.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PALOMAFRANÇACASTRO.pdfDissertação de Mestrado849,95 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.