Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4432
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção e gestão de podcast: um guia de adoção para as organizações
Título(s) alternativo(s): Podcast Production and Management: An Adoption Guide for Organizations
Autor: SOUSA, Jefferson Saylon Lima de 
Primeiro orientador: SANTOS, Márcio Carneiro dos
Primeiro membro da banca: SANTOS, Márcio Carneiro dos
Segundo membro da banca: RABÊLO, Melissa Silva Moreira
Terceiro membro da banca: FRANCISCO, Rodrigo Eduardo Botelho
Resumo: O presente trabalho consiste em pesquisa aplicada com foco no desenvolvimento de ferramenta hipermídia a ser utilizada por profissionais de comunicação vinculados diretamente ao ambiente das organizações. Trata-se de um guia de adoção do podcast como parte das ações de mídia destas instituições considerando suas características enquanto produto hipermídia e também as particularidades da comunicação organizacional. Para tanto, vale-se da discussão a respeito do conceito de hipermídia, sua diferenciação enquanto linguagem e processo de comunicação visando estabelecer conexão entre as propriedades e princípios da hipermídia e a aplicabilidade do podcast no ciberespaço. A partir da definição do que é podcast e como ele é estruturado discute-se a sua presença no ambiente comunicacional das organizações elencando seu papel como ferramenta de propagabilidade de mensagens e de imagem destas instituições traçando perfil expositivo dos cenários de atuação do podcast dentro da comunicação organizacional integrada detalhando seu foco nos compostos institucional e mercadológico por meio de práticas de jornalismo e marketing. Desse modo, elenca-se o podcast organizacional como um gênero presente nesta mídia e que – a partir de suas peculiaridades e diálogos na organização – pode ser produzido em três respectivos formatos: mesa-redonda, storytelling e drop. A partir desse conhecimento propõe se a elaboração do guia hipermídia a partir da adequação dos saberes adquiridos por meio da pesquisa e observação de modelos já existentes sendo executado em dois formatos: um e-book em PDF e um website. Ambos os formatos são conectados em prol de fornecer um conteúdo ampliado de discussões a respeito da mídia podcast e sua execução em uma organização. Para conceber os artefatos apoia-se nas etapas da Design Science como métrica de coordenação do projeto aplicando a metodologia do design de hipermídia na construção das interfaces e estruturas de hiperligações a serem executadas durante a formatação do guia.
Abstract: The present work consists of applied research focusing on the development of a hypermedia tool to be used by communication professionals directly linked to the environment of organizations. It is a guide for the adoption of the podcast as part of the media actions of these institutions considering its characteristics as a hypermedia product and also the particularities of organizational communication. In order to do so, it uses the discussion about the concept of hypermedia, its differentiation as a language and communication process, aiming to establish a connection between the properties and principles of hypermedia and the applicability of the podcast in cyberspace. From the definition of what a podcast is and how it is structured, its presence in the communicational environment of organizations is discussed, listing its role as a tool for spreadability messages and image of these institutions, tracing an expository profile of the podcast's performance scenarios within communication. integrated organizational structure detailing its focus on institutional and marketing compounds through journalism and marketing practices. In this way, the organizational podcast is listed as a genre present in this media and that - from its peculiarities and dialogues in the organization - can be produced in three respective formats: roundtable, storytelling and drop. From this knowledge, it is proposed the elaboration of the hypermedia guide from the adequacy of the knowledge acquired through research and observation of existing models being executed in two formats: an e-book in PDF and a website. Both formats are connected in order to provide an expanded content of discussions regarding podcast media and its execution in an organization. In order to conceive the artifacts, it is based on the Design Science stages as a project coordination metric, applying the hypermedia design methodology in the construction of interfaces and hyperlink structures to be executed during the formatting of the guide.
Palavras-chave: comunicação;
hipermídia;
organizações;
podcast;
guia;
communication;
hypermedia;
organizations;
podcast;
guide.
Área(s) do CNPq: Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOM
Citação: SOUSA, Jefferson Saylon Lima de. Produção e gestão de podcast: um guia de adoção para as organizações. 2022. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4432
Data de defesa: 2-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEFFERSONSAYLON.pdfDissertação de Mestrado3,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.