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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira Neto, Bernardopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1805528226963960por
dc.contributor.advisor1FONSECA NETO, João Viana dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029055473709795por
dc.contributor.advisor-co1Catunda, Sebastian Yuri Cavalcantipt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0873496251879638por
dc.date.accessioned2016-08-17T14:53:10Z-
dc.date.available2010-07-20pt_BR
dc.date.issued2010-06-04pt_BR
dc.identifier.citationNOGUEIRA NETO, Bernardo. IDENTIFICATION OF THE BEHAVIOR OF TEMPERATURE MAIN RECTIFIER OF A DIESEL-ELECTRIC LOCOMOTIVE. 2010. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/442-
dc.description.resumoNesta dissertação, aborda-se a aplicação da Teoria de Identificação de Sistemas para escolha de um modelo polinomial, que represente o comportamento do retificador de corrente elétrica, utilizado para suprimento dos motores de tração de uma locomotiva dieselelétrica, a partir da manipulação matemática de seus dados de temperatura. Desenvolve-se um modelo ARX e, com auxílio da ferramenta computacional do toolbox de identificação do MATLAB®, são feitas simulações para estimação e validação da ordem do modelo que melhor descreva a resposta dinâmica do sistema físico. Os dados de entrada e saída do retificador são obtidos a partir da medição direta da corrente de saída do gerador principal, que corresponde à entrada, e da medição da temperatura na bancada retificadora, que corresponde à saída. Estes dados são utilizados na elaboração do modelo matemático do sistema em estudo. Busca-se obter um modelo matemático que represente o comportamento do retificador principal da locomotiva, possibilitando ações de controle para uma melhor otimização entre a potência fornecida e a requerida para tração, de tal forma que os eventos de downtime, decorrentes da atuação da proteção contra altas temperaturas do retificador durante operações em regimes severos, sejam minimizados. Como resultado, tem-se um método mais avançado, eficaz e que possibilita uma estratégia de monitoramento nos diversos pontos de operação do equipamento, considerando suas variações e garantindo uma operação estável e segura do sistema.por
dc.description.abstractIn this dissertation, we explore the application of the Theory of System Identification to develop a mathematical model that represents the behavior of the electrical current rectifier used to power the traction motors of a locomotive diesel-electric, based on mathematical manipulation of its temperature data. It was developed an ARX model and, using the aid of the computational system identification toolbox of MATLAB ®, simulations were made for estimation and validation of the order of the model that best describes the dynamic response of the physical system. The input and output data of the rectifier are obtained from the direct measurement of the output current of main generator, which is the input, and from the measurement of the temperature on the rectifier, which corresponds to the output. These data are used in developing the mathematical model of the system under study. The goal is to obtain a model that best represents the behavior of the main engine rectifier, allowing control actions to optimize the relation between supplied and required power of locomotive, so that downtime events resulting from self-protection mechanisms against high temperatures during operation of the rectifier in severe operations are minimized. As a result, we have a more advanced and efficient model that allows a strategy to monitoring the equipment at the various points of operation, considering their variation and ensuring a stable and safety locomotive's operation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T14:53:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bernardo Nogueira Neto.pdf: 936161 bytes, checksum: 8cae25f84e9e07f78244f10040d97213 (MD5) Previous issue date: 2010-06-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLocomotiva diesel-elétricapor
dc.subjectretificador de corrente elétricapor
dc.subjectteoria de identificação de sistemaspor
dc.subjectfunção de transferênciapor
dc.subjectmodelo ARXpor
dc.subjectmodelagem paramétrica de sistemas dinâmicospor
dc.subjectDiesel-electric locomotiveeng
dc.subjectrectifiereng
dc.subjecttheory of system identificationeng
dc.subjecttransfer functioneng
dc.subjectARX modeleng
dc.subjectparametric modeling of dynamic systemseng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIApor
dc.titleIDENTIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA TEMPERATURA DO RETIFICADOR PRINCIPAL DE UMA LOCOMOTIVA DIESEL-ELÉTRICApor
dc.title.alternativeIDENTIFICATION OF THE BEHAVIOR OF TEMPERATURE MAIN RECTIFIER OF A DIESEL-ELECTRIC LOCOMOTIVEeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

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