Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSETUBAL, Gleicilene Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3779770495084239por
dc.contributor.advisor1RABÊLO, Melissa Silva Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368545522291131por
dc.contributor.referee1RABÊLO, Melissa Silva Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368545522291131por
dc.date.accessioned2022-12-13T13:28:25Z-
dc.date.issued2022-09-02-
dc.identifier.citationSETUBAL, Gleicilene Pereira. A comunicação organizacional como processo estratégico de fortalecimento dos pequenos negócios: O desenvolvimento de uma plataforma de comunicação para as pequenas empresas de São Luís/MA.. 2022. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4429-
dc.description.resumoA partir dos impactos positivos que a comunicação acarreta nas organizações, esta dissertação consiste em uma pesquisa aplicada ao contexto organizacional dos pequenos negócios ludovicenses com o objetivo discutir as possibilidades da comunicação como processo fortalecedor dos pequenos negócios. Recorrendo, inicialmente, a um levantamento bibliográfico, apresenta-se um breve resgaste conceitual sobre o conceito e a evolução da comunicação, proporcionando alguns insights sobre as novas perspectivas de sua performance no âmbito das pequenas organizações. Parte-se da ideia de que ao pensar a comunicação organizacional no contexto das pequenas organizações, observa-se que há necessidade de romper com os paradigmas que engessam as rotinas organizacionais, fatores impeditivos do desenvolvimento. Desta maneira, levando em consideração as particularidades estruturais e comunicacionais dos pequenos negócios de São Luís (MA), propôs-se como produto desta pesquisa, o desenvolvimento de uma plataforma de conteúdo digital, mais conhecida como “hub de conteúdo”, um espaço on line como fonte de informações e espaço de interações sobre diversas frentes da comunicação organizacional, além de capacitações e treinamentos para os empreendedores locais. O processo metodológico de criação do produto foi norteado pela metodologia de design thinking que tem como premissa a empatia no desenvolvimento de projetos, em consonância aos conceitos para o desenvolvimento de páginas na web e de produtos de comunicação digitais. Ao ser utilizado pelas pequenas organizações, o objetivo da plataforma é permitir o acesso a conceitos e práticas de comunicação organizacional, eventos e treinamentos, ao tempo que constrói uma rede de troca de saberes entre esses empreendedores. Ao longo do tempo, acredita-se que esta ferramenta tende a contribuir para a criação de uma comunidade empreendedora mais alerta e preparada para as dinâmicas da comunicação organizacional dos seus negócios.por
dc.description.abstractFrom the positive impacts that communication has on organizations, this dissertation consists of research applied to the organizational context of small businesses in Ludovicenses, which aims to discuss the possibilities of communication as a strengthening process for small businesses. In the first instance, using a bibliographic survey, it makes a brief conceptual review of the concept and evolution of communication, bringing some insights into the new perspectives of its performance in the context of small organizations, starting from the idea that when thinking about organizational communication in the In the context of small organizations, it is observed that there is a need to break with the paradigms that constrain organizational routines and are impeding factors for development. In this way, taking into account the structural and communicational particularities of small businesses in São Luís (MA), it is proposed as a product of this research, the development of a digital content platform, better known as "content hub", a space where -line capable of being a source of information and a space for interactions on various fronts of organizational communication, as well as capacity building and training for local entrepreneurs. The methodological process of creating the product was guided by the Design Thinking methodology, which is premised on empathy in the development of projects, in line with the concepts for the development of web pages and digital communication products. When used by small organizations, the objective of the platform is to allow access to concepts and practices of organizational communication, events and training while building a network of knowledge exchange between these entrepreneurs. Over time, it is believed that this tool tends to contribute to the creation of an entrepreneurial community that is more alert and prepared for the dynamics of organizational communication in their businesses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-12-13T13:28:22Z No. of bitstreams: 1 GLEICILENEPEREIRASETUBAL.pdf: 3081756 bytes, checksum: 457d225a2a5c67e6a56b5db03c1a67e7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-13T13:28:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GLEICILENEPEREIRASETUBAL.pdf: 3081756 bytes, checksum: 457d225a2a5c67e6a56b5db03c1a67e7 (MD5) Previous issue date: 2022-09-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomunicação organizacional;por
dc.subjectpequenos negócios;por
dc.subjecthub de conteúdo;por
dc.subjectSão Luís (MA);por
dc.subjectorganizational communication;eng
dc.subjectsmall business;eng
dc.subjectcontent hub;eng
dc.subjectSão Luís (MA).eng
dc.subject.cnpqComunicaçãopor
dc.titleA comunicação organizacional como processo estratégico de fortalecimento dos pequenos negócios: O desenvolvimento de uma plataforma de comunicação para as pequenas empresas de São Luís/MA.por
dc.title.alternativeOrganizational communication as a strategic process to strengthen small businesses: The development of a communication platform for small companies in São Luís/MA.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLEICILENEPEREIRASETUBAL.pdfDissertação de Mestrado3,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.