Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4429
Tipo do documento: Dissertação
Título: A comunicação organizacional como processo estratégico de fortalecimento dos pequenos negócios: O desenvolvimento de uma plataforma de comunicação para as pequenas empresas de São Luís/MA.
Título(s) alternativo(s): Organizational communication as a strategic process to strengthen small businesses: The development of a communication platform for small companies in São Luís/MA.
Autor: SETUBAL, Gleicilene Pereira 
Primeiro orientador: RABÊLO, Melissa Silva Moreira
Primeiro membro da banca: RABÊLO, Melissa Silva Moreira
Resumo: A partir dos impactos positivos que a comunicação acarreta nas organizações, esta dissertação consiste em uma pesquisa aplicada ao contexto organizacional dos pequenos negócios ludovicenses com o objetivo discutir as possibilidades da comunicação como processo fortalecedor dos pequenos negócios. Recorrendo, inicialmente, a um levantamento bibliográfico, apresenta-se um breve resgaste conceitual sobre o conceito e a evolução da comunicação, proporcionando alguns insights sobre as novas perspectivas de sua performance no âmbito das pequenas organizações. Parte-se da ideia de que ao pensar a comunicação organizacional no contexto das pequenas organizações, observa-se que há necessidade de romper com os paradigmas que engessam as rotinas organizacionais, fatores impeditivos do desenvolvimento. Desta maneira, levando em consideração as particularidades estruturais e comunicacionais dos pequenos negócios de São Luís (MA), propôs-se como produto desta pesquisa, o desenvolvimento de uma plataforma de conteúdo digital, mais conhecida como “hub de conteúdo”, um espaço on line como fonte de informações e espaço de interações sobre diversas frentes da comunicação organizacional, além de capacitações e treinamentos para os empreendedores locais. O processo metodológico de criação do produto foi norteado pela metodologia de design thinking que tem como premissa a empatia no desenvolvimento de projetos, em consonância aos conceitos para o desenvolvimento de páginas na web e de produtos de comunicação digitais. Ao ser utilizado pelas pequenas organizações, o objetivo da plataforma é permitir o acesso a conceitos e práticas de comunicação organizacional, eventos e treinamentos, ao tempo que constrói uma rede de troca de saberes entre esses empreendedores. Ao longo do tempo, acredita-se que esta ferramenta tende a contribuir para a criação de uma comunidade empreendedora mais alerta e preparada para as dinâmicas da comunicação organizacional dos seus negócios.
Abstract: From the positive impacts that communication has on organizations, this dissertation consists of research applied to the organizational context of small businesses in Ludovicenses, which aims to discuss the possibilities of communication as a strengthening process for small businesses. In the first instance, using a bibliographic survey, it makes a brief conceptual review of the concept and evolution of communication, bringing some insights into the new perspectives of its performance in the context of small organizations, starting from the idea that when thinking about organizational communication in the In the context of small organizations, it is observed that there is a need to break with the paradigms that constrain organizational routines and are impeding factors for development. In this way, taking into account the structural and communicational particularities of small businesses in São Luís (MA), it is proposed as a product of this research, the development of a digital content platform, better known as "content hub", a space where -line capable of being a source of information and a space for interactions on various fronts of organizational communication, as well as capacity building and training for local entrepreneurs. The methodological process of creating the product was guided by the Design Thinking methodology, which is premised on empathy in the development of projects, in line with the concepts for the development of web pages and digital communication products. When used by small organizations, the objective of the platform is to allow access to concepts and practices of organizational communication, events and training while building a network of knowledge exchange between these entrepreneurs. Over time, it is believed that this tool tends to contribute to the creation of an entrepreneurial community that is more alert and prepared for the dynamics of organizational communication in their businesses.
Palavras-chave: comunicação organizacional;
pequenos negócios;
hub de conteúdo;
São Luís (MA);
organizational communication;
small business;
content hub;
São Luís (MA).
Área(s) do CNPq: Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOM
Citação: SETUBAL, Gleicilene Pereira. A comunicação organizacional como processo estratégico de fortalecimento dos pequenos negócios: O desenvolvimento de uma plataforma de comunicação para as pequenas empresas de São Luís/MA.. 2022. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4429
Data de defesa: 2-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLEICILENEPEREIRASETUBAL.pdfDissertação de Mestrado3,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.