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Tipo do documento: Dissertação
Título: Prefeitoperfeito.com: repositório de dados sobre engajamento digital eleitoral nas redes twitter e instagram, por meio do estudo de caso do segundo turno das eleições à prefeitura de São Luís, em 2020.
Título(s) alternativo(s): Prefeitoperfeito.com: repositório de dados sobre engajamento eleitoral digital nas redes twitter e instagram, por meio do estudo de caso do segundo turno das eleições à prefeitura de São Luís, em 2020.
Autor: LACERDA, Bruno Ricardo Castro 
Primeiro orientador: SENA, Patrícia Rakel de Castro
Primeiro membro da banca: SENA, Patrícia Rakel de Castro
Segundo membro da banca: SANTOS, Márcio Carneiro dos
Terceiro membro da banca: BACCIN, Alciane Nolibos
Resumo: Este trabalho propõe-se a desenvolver um repositório de dados (disponível no endereço eletrônico https://brlacerda.wixsite.com/prefeitoperfeito) sobre engajamento digital eleitoral nas redes Twitter e Instagram, por meio do estudo de caso do segundo turno do pleito executivo da Prefeitura Municipal de São Luís, em 2020. Em sua construção, procedeu-se a coleta e análise de dados sobre a campanha digital dos candidatos Eduardo Braide (então filiado ao Podemos) e Duarte Junior (à época, filiado ao Republicanos), a partir de padrões e tendências comunicativas, exploradas com os softwares Ltweet e Greenshot, bem como das bibliotecas Pandas e spaCy. Da análise, que permitiu mensurar a variação de engajamento em redes sociais e seu impacto no desempenho eleitoral dos candidatos, avaliou-se que a quantidade de publicações nas redes sociais é fator secundário no êxito de uma campanha digital, subjacente à qualidade do engajamento gerado pela estratégia comunicacional desenvolvida.
Abstract: This work proposes to develop a data repository (available at https://brlacerda.wixsite.com/prefeitoperfeito) on electoral digital engagement on Twitter and Instagram networks, through the case study of the second round of the executive election of São Luís Municipality, in 2020. In its construction, data was collected and analyzed on the digital campaign of candidates Eduardo Braide (then affiliated with “Podemos” party) and Duarte Junior (at that time, affiliated with “Republicanos” party), based on communicative patterns and trends, explored with Ltweet and Greenshot softwares, as well as Pandas and spaCy libraries. From the analysis, which made it possible to measure the variation of engagement in social networks and its impact on the electoral performance of candidates, it was evaluated that the number of publications on social networks is a secondary factor in the success of a digital campaign, underlying the quality of engagement generated by the developed communication strategy.
Palavras-chave: eleições;
redes sociais digitais;
comunicação política;
engajamento digital;
São Luís;
elections;
digital social networks;
political communication;
digital engagement;
São Luís
Área(s) do CNPq: Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOM
Citação: LACERDA, Bruno Ricardo Castro. Prefeitoperfeito.com: repositório de dados sobre engajamento digital eleitoral nas redes twitter e instagram, por meio do estudo de caso do segundo turno das eleições à prefeitura de São Luís, em 2020.. 2022. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4425
Data de defesa: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

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