Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLACERDA, Bruno Ricardo Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4025162054435980por
dc.contributor.advisor1SENA, Patrícia Rakel de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1695145568364917por
dc.contributor.referee1SENA, Patrícia Rakel de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1695145568364917por
dc.contributor.referee2SANTOS, Márcio Carneiro dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231237935065420por
dc.contributor.referee3BACCIN, Alciane Nolibos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6112297707028956por
dc.date.accessioned2022-12-13T04:24:55Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationLACERDA, Bruno Ricardo Castro. Prefeitoperfeito.com: repositório de dados sobre engajamento digital eleitoral nas redes twitter e instagram, por meio do estudo de caso do segundo turno das eleições à prefeitura de São Luís, em 2020.. 2022. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4425-
dc.description.resumoEste trabalho propõe-se a desenvolver um repositório de dados (disponível no endereço eletrônico https://brlacerda.wixsite.com/prefeitoperfeito) sobre engajamento digital eleitoral nas redes Twitter e Instagram, por meio do estudo de caso do segundo turno do pleito executivo da Prefeitura Municipal de São Luís, em 2020. Em sua construção, procedeu-se a coleta e análise de dados sobre a campanha digital dos candidatos Eduardo Braide (então filiado ao Podemos) e Duarte Junior (à época, filiado ao Republicanos), a partir de padrões e tendências comunicativas, exploradas com os softwares Ltweet e Greenshot, bem como das bibliotecas Pandas e spaCy. Da análise, que permitiu mensurar a variação de engajamento em redes sociais e seu impacto no desempenho eleitoral dos candidatos, avaliou-se que a quantidade de publicações nas redes sociais é fator secundário no êxito de uma campanha digital, subjacente à qualidade do engajamento gerado pela estratégia comunicacional desenvolvida.por
dc.description.abstractThis work proposes to develop a data repository (available at https://brlacerda.wixsite.com/prefeitoperfeito) on electoral digital engagement on Twitter and Instagram networks, through the case study of the second round of the executive election of São Luís Municipality, in 2020. In its construction, data was collected and analyzed on the digital campaign of candidates Eduardo Braide (then affiliated with “Podemos” party) and Duarte Junior (at that time, affiliated with “Republicanos” party), based on communicative patterns and trends, explored with Ltweet and Greenshot softwares, as well as Pandas and spaCy libraries. From the analysis, which made it possible to measure the variation of engagement in social networks and its impact on the electoral performance of candidates, it was evaluated that the number of publications on social networks is a secondary factor in the success of a digital campaign, underlying the quality of engagement generated by the developed communication strategy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-12-13T04:24:55Z No. of bitstreams: 1 BrunoLacerda.pdf: 5808945 bytes, checksum: 2c734db4fcb9cb4db48c4687102a33c3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-13T04:24:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrunoLacerda.pdf: 5808945 bytes, checksum: 2c734db4fcb9cb4db48c4687102a33c3 (MD5) Previous issue date: 2022-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteleições;por
dc.subjectredes sociais digitais;por
dc.subjectcomunicação política;por
dc.subjectengajamento digital;por
dc.subjectSão Luís;por
dc.subjectelections;eng
dc.subjectdigital social networks;eng
dc.subjectpolitical communication;eng
dc.subjectdigital engagement;eng
dc.subjectSão Luíseng
dc.subject.cnpqComunicaçãopor
dc.titlePrefeitoperfeito.com: repositório de dados sobre engajamento digital eleitoral nas redes twitter e instagram, por meio do estudo de caso do segundo turno das eleições à prefeitura de São Luís, em 2020.por
dc.title.alternativePrefeitoperfeito.com: repositório de dados sobre engajamento eleitoral digital nas redes twitter e instagram, por meio do estudo de caso do segundo turno das eleições à prefeitura de São Luís, em 2020.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunoLacerda.pdfDissertação de Mestrado5,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.