Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4418
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação patrimonial e Ensino de História: experiências com plataformas digitais envolvendo o Centro Histórico de São Luís
Título(s) alternativo(s): Heritage Education and History Teaching: experiences with digital platforms involving the Historical Center of São Luís
Autor: DINIZ, Gabriela Viana 
Primeiro orientador: MOTA, Antonia da Silva
Primeiro membro da banca: MOTA, Antonia da Silva
Segundo membro da banca: CAPEL, Heloisa Selma Fernandes
Terceiro membro da banca: CAMELO, Júlia Constança Pereira
Quarto membro da banca: CAMPOS, Marize Helena de
Resumo: Esta pesquisa versa sobre Educação Patrimonial e Ensino de história por meio das tecnologias digitais tendo como objeto o Centro Histórico de São Luís/MA. Este trabalho é direcionado a professores que atuam no Ensino Médio da Educação Básica. Focalizamos três tecnologias digitais: o Circuito de Visita Cultural (SECMA/MA), o Projeto Semente Digital (LABCOM/UFMA) e o Curso PATnet: curso de Educação Patrimonial online sobre o Centro Histórico de São Luís (UEMANET). A metodologia empregada na pesquisa está baseada numa discussão bibliográfica apoiada nos conceitos de patrimônio, monumento, educação patrimonial, patrimonialização, ensino de história e tecnologias digitais aplicadas ao estudo de patrimônio. O método de trabalho também consiste em pesquisa qualitativa sobre as tecnologias digitais, enquanto ferramentas para trabalhar a Educação Patrimonial na Educação Básica. A História Oral também foi empregada, uma vez que foram realizadas entrevistas com os sujeitos envolvidos nas plataformas digitais analisadas. Com esta investigação, pretendemos socializar com professores da Educação Básica as experiências da docente/pesquisadora com a Educação Patrimonial no Centro Histórico de São Luís mediadas pelas tecnologias digitais, a fim de tornar mais lúdico e significativo o processo ensino/aprendizagem dos alunos envolvidos. O Produto consiste na produção de quatro podcasts com orientações para docentes de História e áreas afins sobre como trabalhar com a Educação Patrimonial no Centro Histórico de São Luís, por meio de tecnologias digitais em sala de aula e fora dela, a fim de promover um ensino de História mais comprometido com o local e a consciência histórica.
Abstract: This research is about Heritage Education and History Teaching through digital technologies, having as object the Historical Center of São Luís/MA. This work is directed to teachers who work in the High School of Basic Education. We focus on three digital technologies: the Cultural Visit Circuit (SECMA/MA), the Digital Seed Project (LABCOM/UFMA) and the PATnet Course: an online Heritage Education course about the Historic Center of São Luís (UEMANET). The methodology employed in the research is based on a bibliographic discussion supported by the concepts of heritage, monument, heritage education, patrimonialization, history teaching and digital technologies applied to the study of heritage. The work method also consists of qualitative research on digital technologies as tools to work on Heritage Education in Basic Education. Oral History was also employed, since interviews were conducted with the subjects involved in the digital platforms analyzed. With this research, we intend to socialize with Basic Education teachers the experiences of the teacher/researcher with the Heritage Education in the Historical Center of São Luís mediated by digital technologies, in order to make the teaching/learning process more playful and meaningful for the students involved. The product consists in the production of four podcasts with guidelines for History teachers and related areas on how to work with Heritage Education in the Historical Center of São Luís, using digital technologies in the classroom and outside it, in order to promote a History teaching that is more committed to the place and historical awareness.
Palavras-chave: Ensino de História;
Educação Patrimonial;
Cultura visual;
mídias e linguagens;
Centro Histórico de São Luís;
Tecnologias Digitais.
History Teaching;
Heritage Education;
Visual Culture;
Media and Languages;
São Luís Historical Center;
Digital Technologies.
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: DINIZ, Gabriela Viana. Educação patrimonial e Ensino de História: experiências com plataformas digitais envolvendo o Centro Histórico de São Luís. 2022. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4418
Data de defesa: 23-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELAVIANADINIZ.pdfDissertação de Mestrado3,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.