Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPENNA, Teresa Helena Mendonça Correa Garcia-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8422094153405182por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Marcelo Pagliosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902868735068017por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Marcelo Pagliosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902868735068017por
dc.contributor.referee2BARBOSA, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697398324818667por
dc.contributor.referee3MOLINA, Rodrigo Sarruge-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2167159228111253por
dc.date.accessioned2022-12-12T16:49:04Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.identifier.citationPENNA, Teresa Helena Mendonça Correa Garcia. Ensino de História e Direitos Humanos: a construção da aprendizagem histórica através da gamificação. 2022. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4417-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como escopo analisar as conexões do ensino de História com a Educação em Direitos Humanos e a importância do uso da gamificação como recurso e estratégia de ensino. A Educação em Direitos Humanos, enquanto prática interdisciplinar da educação básica, inclui nas aulas de história do ensino médio discussões sobre as violações dos direitos humanos a partir das abordagens didáticas relacionadas com a Segunda Guerra Mundial, tomando como recorte o Holocausto e a Intolerância religiosa. Assim, analisamos diversos autores como Benevides (2000), Hunt (2009), Santos (2014) e Piovesan (2007) sobre direitos humanos, Daros e Camargo (2018), Bacich (2018) e Moran (2018) sobre metodologias ativas, Alves (2015), Filatro e Cavalcanti (2018) sobre a gamificação, Bitterncourt (2018), Boto (2005), Rüsen (2015), Schmidt (2014), Fonseca (2010) sobre a didática e metodologia do ensino de história. A partir de uma investigação bibliográfica para desenvolver tanto a pesquisa como o produto, consideramos os aspectos históricos e a legislação educacional que direcionam os princípios da educação e da educação em direitos humanos, contidos no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2013) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Dessa maneira, a abordagem teve como foco a práxis pedagógica do docente de História, a partir da compreensão do ensinar e mediar, com base nesses princípios universais, e das dificuldades relacionadas ao domínio das tecnologias em sala de aula. Por fim, buscamos, por meio da elaboração de um e-book, direcionado para educadores e educadoras da Educação Básica, apresentar os resultados obtidos com a pesquisa, destacando questões relevantes sobre a temática, na perspectiva de criar uma oportunidade para aprofundar o debate na sala de aula e o uso de tecnologias aplicando a gamificação como recurso metodológico, motivando docentes e discentes à prática de uma cidadania ativa e à compreensão de serem protagonistas da história e agentes transformadores da realidade social na qual se inserem.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the connections between History teaching and Human Rights Education and the importance of using gamification as a resource and teaching strategy. Human Rights Education as an interdisciplinary practice in basic education, includes discussions on human rights violations in high school history classes based on didactic approaches related to the Second World War, taking the Holocaust and religious intolerance as a focus. Thus, we analyzed several authors such as Benevides (2000), Hunt (2009), Santos (2014) and Piovesan (2007) on human rights, Daros and Camargo (2018), Bacich (2018) and Moran (2018) on active methodologies, Alves (2015), Filatro and Cavalcanti (2018) on gamification, Bitterncourt (2018), Boto (2005), Rüsen (2015), Schmidt (2014), Fonseca (2010) on the didactics and methodology of teaching History. From a bibliographic investigation to develop both the research and the product, we consider the historical aspects and the educational legislation that guide the principles of education and education in human rights, contained in the National Plan for Education in Human Rights (PNEDH, 2013) and in the National Curricular Common Base (BNCC, 2018). In this way, the approach focused on the pedagogical praxis of the History teacher, based on the understanding of teaching and mediation, based on these universal principles, and on the difficulties related to mastering technologies in the classroom. Finally, we seek, through the elaboration of an e-book, aimed at educators of Basic Education, to present the results obtained with the research, highlighting relevant issues on the subject, in the perspective of creating an opportunity to deepen the debate in the classroom and the use of technologies by applying gamification as a methodological resource, motivating teachers and students to practice an active citizenship and the understanding of being protagonists of history and transforming agents of the social reality in which they are inserted.por
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-12-12T16:49:04Z No. of bitstreams: 1 TERESAHELENAMENDONÇACORREAGARCIAPENNA.pdf: 10105230 bytes, checksum: 82848d721f77ecd00766f58f2bb9f032 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-12T16:49:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TERESAHELENAMENDONÇACORREAGARCIAPENNA.pdf: 10105230 bytes, checksum: 82848d721f77ecd00766f58f2bb9f032 (MD5) Previous issue date: 2022-11-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCidadania Ativa;por
dc.subjectCultura Digital;por
dc.subjectDireitos Humanos;por
dc.subjectEnsino de História;por
dc.subjectGamificação.por
dc.subjectActive Citizenship;eng
dc.subjectDigital Culture;eng
dc.subjectHuman Rights;eng
dc.subjectHistory Teaching;eng
dc.subjectGamification.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titleEnsino de História e Direitos Humanos: a construção da aprendizagem histórica através da gamificaçãopor
dc.title.alternativeTeaching History and Human Rights: the construction of historical learning through gamificationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERESAHELENAMENDONÇACORREAGARCIAPENNA.pdfDissertação de Mestrado9,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.