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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de História e Direitos Humanos: a construção da aprendizagem histórica através da gamificação
Título(s) alternativo(s): Teaching History and Human Rights: the construction of historical learning through gamification
Autor: PENNA, Teresa Helena Mendonça Correa Garcia 
Primeiro orientador: CARVALHO, Marcelo Pagliosa
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Marcelo Pagliosa
Segundo membro da banca: BARBOSA, Viviane de Oliveira
Terceiro membro da banca: MOLINA, Rodrigo Sarruge
Resumo: Esta pesquisa tem como escopo analisar as conexões do ensino de História com a Educação em Direitos Humanos e a importância do uso da gamificação como recurso e estratégia de ensino. A Educação em Direitos Humanos, enquanto prática interdisciplinar da educação básica, inclui nas aulas de história do ensino médio discussões sobre as violações dos direitos humanos a partir das abordagens didáticas relacionadas com a Segunda Guerra Mundial, tomando como recorte o Holocausto e a Intolerância religiosa. Assim, analisamos diversos autores como Benevides (2000), Hunt (2009), Santos (2014) e Piovesan (2007) sobre direitos humanos, Daros e Camargo (2018), Bacich (2018) e Moran (2018) sobre metodologias ativas, Alves (2015), Filatro e Cavalcanti (2018) sobre a gamificação, Bitterncourt (2018), Boto (2005), Rüsen (2015), Schmidt (2014), Fonseca (2010) sobre a didática e metodologia do ensino de história. A partir de uma investigação bibliográfica para desenvolver tanto a pesquisa como o produto, consideramos os aspectos históricos e a legislação educacional que direcionam os princípios da educação e da educação em direitos humanos, contidos no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2013) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Dessa maneira, a abordagem teve como foco a práxis pedagógica do docente de História, a partir da compreensão do ensinar e mediar, com base nesses princípios universais, e das dificuldades relacionadas ao domínio das tecnologias em sala de aula. Por fim, buscamos, por meio da elaboração de um e-book, direcionado para educadores e educadoras da Educação Básica, apresentar os resultados obtidos com a pesquisa, destacando questões relevantes sobre a temática, na perspectiva de criar uma oportunidade para aprofundar o debate na sala de aula e o uso de tecnologias aplicando a gamificação como recurso metodológico, motivando docentes e discentes à prática de uma cidadania ativa e à compreensão de serem protagonistas da história e agentes transformadores da realidade social na qual se inserem.
Abstract: This research aims to analyze the connections between History teaching and Human Rights Education and the importance of using gamification as a resource and teaching strategy. Human Rights Education as an interdisciplinary practice in basic education, includes discussions on human rights violations in high school history classes based on didactic approaches related to the Second World War, taking the Holocaust and religious intolerance as a focus. Thus, we analyzed several authors such as Benevides (2000), Hunt (2009), Santos (2014) and Piovesan (2007) on human rights, Daros and Camargo (2018), Bacich (2018) and Moran (2018) on active methodologies, Alves (2015), Filatro and Cavalcanti (2018) on gamification, Bitterncourt (2018), Boto (2005), Rüsen (2015), Schmidt (2014), Fonseca (2010) on the didactics and methodology of teaching History. From a bibliographic investigation to develop both the research and the product, we consider the historical aspects and the educational legislation that guide the principles of education and education in human rights, contained in the National Plan for Education in Human Rights (PNEDH, 2013) and in the National Curricular Common Base (BNCC, 2018). In this way, the approach focused on the pedagogical praxis of the History teacher, based on the understanding of teaching and mediation, based on these universal principles, and on the difficulties related to mastering technologies in the classroom. Finally, we seek, through the elaboration of an e-book, aimed at educators of Basic Education, to present the results obtained with the research, highlighting relevant issues on the subject, in the perspective of creating an opportunity to deepen the debate in the classroom and the use of technologies by applying gamification as a methodological resource, motivating teachers and students to practice an active citizenship and the understanding of being protagonists of history and transforming agents of the social reality in which they are inserted.
Palavras-chave: Cidadania Ativa;
Cultura Digital;
Direitos Humanos;
Ensino de História;
Gamificação.
Active Citizenship;
Digital Culture;
Human Rights;
History Teaching;
Gamification.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: PENNA, Teresa Helena Mendonça Correa Garcia. Ensino de História e Direitos Humanos: a construção da aprendizagem histórica através da gamificação. 2022. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4417
Data de defesa: 4-Nov-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

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