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Tipo do documento: Dissertação
Título: Docência no ensino superior em um contexto pandêmico: um estudo sobre qualidade de vida no trabalho de professores da Universidade Estadual do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Teaching in higher education in a pandemic context: a study on the quality of work life of professors at the Maranhão State University
Autor: ARAUJO, Hugo Leonardo Ferreira 
Primeiro orientador: PESSOA, Yldry Souza Ramos Queiroz
Primeiro membro da banca: PESSOA, Yldry Souza Ramos Queiroz
Segundo membro da banca: LEDA, Denise Bessa
Terceiro membro da banca: MIRANDA, Rosane de Sousa
Quarto membro da banca: SILVA, José Rômulo Travassos da
Resumo: O mundo contemporâneo do trabalho vem sofrendo constantes mudanças, e a qualidade de vida no trabalho é um aspecto essencial e complexo a ser considerado na promoção de saúde e bem- estar dos professores, sobre os quais estão submetidos a inúmeras demandas laborais que extrapolam a sala de aula. O presente estudo envolve as seguintes problemáticas: qual é a percepção sobre QV de docentes de ensino superior efetivos da Universidade Estadual do Maranhão? Qual é o reflexo da pandemia de COVID-19 na organização do trabalho? Tem-se como objetivo geral analisar a percepção em relação à QV dos docentes efetivos da Universidade Estadual do Maranhão. Já os objetivos específicos são: investigar as condições de trabalho dos professores, considerando as características do trabalho docente na pandemia; descrever os fatores relacionados ao trabalho docente que impactam sua QV; e avaliar os indicadores de QV no trabalho dos professores. A metodologia utilizada apresenta uma abordagem quantitativa com delineamento metodológico que sugere dois critérios: quanto aos fins, é exploratória e descritiva e, quanto aos meios, tem natureza bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, com o seguinte CAAE: 48922921.6.0000.5086. A coleta de dados deu-se mediante a utilização do instrumento WHOQOL – Bref e questionário para coletar informações relativas ao domínio correspondente a condições de trabalho e fatores que mais impactam a QV na pandemia, no período de novembro a dezembro de 2021, alcançando uma amostra de 163 participantes. No que tange ao tratamento quantitativo, utilizaram-se análises estatísticas descritiva e inferencial, por meio dos cálculos de média, desvio padrão, soma, comparação e análise fatorial, utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A análise dos dados apontou que o reflexo da pandemia na organização do trabalho docente foi significativo, sendo necessário adaptar a própria casa para o ensino remoto. Ademais, ficou constatado que, apesar dessa adaptação, os professores não estão satisfeitos com o nível de ruído e a temperatura. Já em relação à QV, o domínio Físico obteve 59,88; o Psicológico atingiu 63,04; o Meio Ambiente alcançou 64,99; e o Social chegou a 65,39. Além disso, o fator que mais impactou a QV dos docentes durante a pandemia foi o acúmulo de trabalho. Logo, conclui-se que a percepção de QV dos docentes durante a pandemia foi impactada negativamente em todos os domínios do WHOQOL e que o ambiente domiciliar não é local adequado para o desempenho do magistério.
Abstract: The contemporary working world has been changing, and so has the quality of life at work, which is necessary and complex, is required to foster professors’ health and well-being, since they have been exposed to a variety of paper working as well as teaching students. This study wants to solve two research problems: what is the professor’ perception of quality of life at Estate University of Maranhão? What is the reflection of COVID-19 pandemic on professors’ working organization? The general objective is to analyse the professors’ perception of quality of life at Estate University of Maranhão and the specific objectives that derive from it are: investigate the professor’s work conditions during the pandemic; describe factors related to the professor’s working that impact their quality of life; and measure the professors’ index of quality of life. The method used was quantitative, which is also characterized by exploratory, descriptive, bibliographic and case study. This study was approved by the Ethics in Research Committee (CAAE: 48922921.6.0000.5086). In order to collect the data, it used WHOQOL – Bref questionnaire and created another survey related to working conditions domain and factors that have been affecting professors’ quality of life during the pandemic, in the period from November to December of 2021, reaching out 163 professors. The data tabulation was done by Statistical Package for the Social Sciences software using mean, standard deviation, sum, comparison and factor analysis. The analysis showed that the COVID- 19 has significantly changed professors’ working organization, requiring some adjustments in their houses in order to teach remotely. Additionally, the results pointed out that professors are not satisfied with noise level and temparature. Regards to Quality of Life, the Physical health domain obtained 59,88; Phychological got 63,04; Environment took 64,99; and Social relationships got 65,39. In addition, the most impacting factor on professors’ QV during the pandemic was heavy workload. It concluded that professors’ perception of quality of life during the pandemic was negatively impacted on all WHOQOL domains and professors’ house are not adequate to perform as a teacher.
Palavras-chave: Qualidade de Vida;
Docentes do Ensino Superior;
Pandemia de COVID-19.
Quality of life;
Professors from Public higher education;
COVID-19 pandemic.
Área(s) do CNPq: Psicologia do Trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: ARAUJO, Hugo Leonardo Ferreira. Docência no ensino superior em um contexto pandêmico: um estudo sobre qualidade de vida no trabalho de professores da Universidade Estadual do Maranhão. 2022. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4413
Data de defesa: 6-Jun-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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