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Tipo do documento: Dissertação
Título: Da religião tutelar ao pseudo-serviço: uma contraposição entre a concepção de autonomia em Kant e o fundamentalismo religioso
Título(s) alternativo(s): From guardianship religion to pseudo-service: a contrast between Kant's conception of autonomy and religious fundamentalism
Autor: COSTA, Matheus Costa e 
Primeiro orientador: CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de
Segundo membro da banca: ALMEIDA, Fábio Py Murta de
Terceiro membro da banca: FREITAS, Flávio Luiz de Castro
Resumo: A presente dissertação de mestrado trata-se de um exame do fundamentalismo religioso, mais especificamente do fundamentalismo cristão protestante, e de como este pode portar-se como um obstáculo à autonomia. A reivindicação de autonomia e, consequentemente, do exercício do pensar em matéria de religião não é uma prerrogativa exclusiva da contemporaneidade, no século XVIII, o filósofo alemão Immanuel Kant, desenvolvera não apenas uma defesa do pensar autônomo, como também várias críticas a âmbitos diversos, dentre eles o religioso, que agiam de modo tutelar, incentivando o que ele chamou de menoridade. De modo geral, no século XVIII a religião foi duramente criticada, tendo isso em vista, analisou- se a crítica dirigida à religião no período Iluminista, objetivando compreender o que naquele contexto propicia essa posição, centrando, para tanto, a análise no pensamento kantiano. Visando demonstrar que a relação entre a religião e pensar não são incompatíveis, tanto que a religião em Kant está absolutamente ligada à moral sendo esta a essência da religião para o filósofo, o que equivale, por sua vez, compreender a religião como pertencente a esfera do pensamento, isto é, a esfera do pensar autônomo. Nesse aspecto, no que concerne ao tema da religião, este foi trabalhado por Kant sobretudo na obra “A religião nos limites da simples razão”, e nesta pesquisa, deu-se um enfoque principalmente aos conceitos de religião tutelar e pseudo-serviço, trabalhados na quarta parte da referida obra, buscando analisar como uma igreja de caráter estatutário, pode constituir-se tutora dos indivíduos e promotora de heteronomia, o que levaria, por conseguinte, a uma religião não apenas exemplar do que seria uma menoridade, mas sendo ela mesma promotora de perpetuação da menoridade. Destarte, à luz disso, visou-se compreender como o fundamentalismo religioso cristão, pode portar-se como um agente de heteronomia, e como tal movimento poderia ser compreendido como um entrave a autonomia defendida por Kant.
Abstract: This master’s degree dissertation is an analysis of religious fundamentalism, specifically Christian Protestantism fundamentalism, and how this can become an obstacle to autonomy. Autonomy revindication and thinking of religion is not only a discussion these days but in the 18th century, Immanuel Kant, a German philosopher, developed, not only a defense of the autonomy thinking but also had made several critics to different ranges, including the religious one, which acted in a tutelar way, motivating what he called minority. Altogether, religion was highly criticized, therefore, it was considered the criticism directed at the Enlightenment Period, looking for an understanding of what, in that context, promotes this position, focusing on the Kantian thinking. To illustrate that the relationship between religion and thinking is not incompatible, that’s why religion in Kant is related to morals which are the essence of religion to the philosopher, which leads to comprehending it as something intrinsic to the thinking field, that is, the field of autonomous thinking. This aspect, regarding the religious theme, was explained in his work “Religion within the Bounds of Bare Reason”, and this research has mainly focused on tutelar religion concepts and pseudo-service expounded in the fourth part of that work, searching for how a statuary church, can establish itself as a tutor of individuals and promotes heteronomy, which conduces, consequently, to a religion not only an example of what would be a minority but also promotes itself the perpetuation of the minority. Thus, the aim is to comprehend how Christian religious fundamentalism can behave like an agent of heteronomy and how this movement could be understood as an obstacle to the autonomy defended by Kant.
Palavras-chave: autonomia;
Fundamentalismo;
Kant;
religião;
tolerância.
autonomy;
Fundamentalism;
Kant;
religion;
tolerance.
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: COSTA, Matheus Costa e. Da religião tutelar ao pseudo-serviço: uma contraposição entre a concepção de autonomia em Kant e o fundamentalismo religioso. 2022. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4406
Data de defesa: 31-Jan-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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