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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Renata Gaspar da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6672944134148197por
dc.contributor.advisor1SILVA, Antonio José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.contributor.referee1SILVA, Antonio José da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.contributor.referee2NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee3SOUSA, Carlos Erick Brito de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6039452387227749por
dc.date.accessioned2022-12-07T19:07:06Z-
dc.date.issued2022-09-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Renata Gaspar da. Funções trigonométricas no contexto dos registros de representação semiótica: uma análise em livros didáticos. 2022. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4403-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: a abordagem do conteúdo ciclo trigonométrico, especificamente as funções seno e cosseno, no livro didático contempla aspectos da teoria dos registros de representação semiótica segundo Raymond Duval? Elucida se como objetivo geral analisar como a abordagem do conteúdo funções trigonométricas seno e cosseno em livros didáticos do Ensino Médio, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2021, contempla a hipótese fundamental da teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. A pesquisa envolveu a análise de dois livros didáticos de Matemática que foram aprovados no PNLD-2021, voltado para o Ensino Médio, e os procedimentos de coleta e análise dos dados foram subsidiados pela Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Em ambos os livros analisados observou-se que os autores mobilizam diversos registros de representação matemáticos, porém, somente essa mobilização não caracteriza a utilização da teoria de Duval. Não basta apenas colecionar registros, seria preciso articular as unidades significantes de cada registro entre si de modo que o leitor tenha uma visão global do objeto matemático. Notou-se ainda que ambos os livros tentam realizar a articulação entre os registros de representação algébrico e representação gráfica, todavia, a associação entre as unidades significantes desses registros não se deu de forma completa.por
dc.description.abstractThis research seeks to answer the following question: does the approach to the trigonometric cycle content, specifically the sine and cosine functions, in the textbook include aspects of the theory of semiotic representation registers according to Raymond Duval? The general objective is to analyze how the approach to the content of trigonometric functions sine and cosine in high school textbooks, approved by the Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2021, contemplates the fundamental hypothesis of the theory of semiotic representation registers by Raymond Duval. The research involved the analysis of two Mathematics textbooks that were approved in the PNLD-2021, aimed at High School, and the data collection and analysis procedures were subsidized by Laurence Bardin's Content Analysis. In both analyzed books, it was observed that the authors mobilize several records of mathematical representation, however, this mobilization alone does not characterize the use of Duval's theory. It is not enough just to collect records, it would be necessary to articulate the significant units of each record with each other so that the reader has a global view of the mathematical object. It was also noted that both books try to articulate the records of algebraic representation and graphic representation, however, the association between the significant units of these records did not occur completely.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-12-07T19:07:06Z No. of bitstreams: 1 RENATACOSTA.pdf: 5774350 bytes, checksum: 336fccf07ab5756263e54aa3be7be652 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-07T19:07:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RENATACOSTA.pdf: 5774350 bytes, checksum: 336fccf07ab5756263e54aa3be7be652 (MD5) Previous issue date: 2022-09-22eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação matemática;por
dc.subjectensino médio;por
dc.subjectlivro didático;por
dc.subjectrepresentação semiótica;por
dc.subjecttrigonometria;por
dc.subjectmathematics education;eng
dc.subjecthigh school;eng
dc.subjecttextbook;eng
dc.subjectsemiotic representation;eng
dc.subjecttrigonometry.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleFunções trigonométricas no contexto dos registros de representação semiótica: uma análise em livros didáticospor
dc.title.alternativeTrigonometric functions in the context of semiotic representation registers: an analysis in textbookseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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