Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4403
Tipo do documento: Dissertação
Título: Funções trigonométricas no contexto dos registros de representação semiótica: uma análise em livros didáticos
Título(s) alternativo(s): Trigonometric functions in the context of semiotic representation registers: an analysis in textbooks
Autor: COSTA, Renata Gaspar da 
Primeiro orientador: SILVA, Antonio José da
Primeiro membro da banca: SILVA, Antonio José da
Segundo membro da banca: NERES, Raimundo Luna
Terceiro membro da banca: SOUSA, Carlos Erick Brito de
Resumo: Esta pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: a abordagem do conteúdo ciclo trigonométrico, especificamente as funções seno e cosseno, no livro didático contempla aspectos da teoria dos registros de representação semiótica segundo Raymond Duval? Elucida se como objetivo geral analisar como a abordagem do conteúdo funções trigonométricas seno e cosseno em livros didáticos do Ensino Médio, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2021, contempla a hipótese fundamental da teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. A pesquisa envolveu a análise de dois livros didáticos de Matemática que foram aprovados no PNLD-2021, voltado para o Ensino Médio, e os procedimentos de coleta e análise dos dados foram subsidiados pela Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Em ambos os livros analisados observou-se que os autores mobilizam diversos registros de representação matemáticos, porém, somente essa mobilização não caracteriza a utilização da teoria de Duval. Não basta apenas colecionar registros, seria preciso articular as unidades significantes de cada registro entre si de modo que o leitor tenha uma visão global do objeto matemático. Notou-se ainda que ambos os livros tentam realizar a articulação entre os registros de representação algébrico e representação gráfica, todavia, a associação entre as unidades significantes desses registros não se deu de forma completa.
Abstract: This research seeks to answer the following question: does the approach to the trigonometric cycle content, specifically the sine and cosine functions, in the textbook include aspects of the theory of semiotic representation registers according to Raymond Duval? The general objective is to analyze how the approach to the content of trigonometric functions sine and cosine in high school textbooks, approved by the Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2021, contemplates the fundamental hypothesis of the theory of semiotic representation registers by Raymond Duval. The research involved the analysis of two Mathematics textbooks that were approved in the PNLD-2021, aimed at High School, and the data collection and analysis procedures were subsidized by Laurence Bardin's Content Analysis. In both analyzed books, it was observed that the authors mobilize several records of mathematical representation, however, this mobilization alone does not characterize the use of Duval's theory. It is not enough just to collect records, it would be necessary to articulate the significant units of each record with each other so that the reader has a global view of the mathematical object. It was also noted that both books try to articulate the records of algebraic representation and graphic representation, however, the association between the significant units of these records did not occur completely.
Palavras-chave: educação matemática;
ensino médio;
livro didático;
representação semiótica;
trigonometria;
mathematics education;
high school;
textbook;
semiotic representation;
trigonometry.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: COSTA, Renata Gaspar da. Funções trigonométricas no contexto dos registros de representação semiótica: uma análise em livros didáticos. 2022. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4403
Data de defesa: 22-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATACOSTA.pdfDissertação de Mestrado5,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.