Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4396
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Somos o lado da corda que arrebenta mais fácil”: repercussões da pandemia no trabalho de músicos ludovicenses
Título(s) alternativo(s): "We are the side of the rope that breaks more easily": repercussions of the pandemic on the work of musicians from Ludovicenses
Autor: MACHADO, Brenda Barros 
Primeiro orientador: RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos
Primeiro membro da banca: RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos
Segundo membro da banca: FREITAS, Lêda Gonçalves de
Terceiro membro da banca: LÉDA, Denise Bessa
Resumo: A chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, no início de 2020, impactou fortemente a conjuntura sócio-econômica do país com os desdobramentos da crise sanitária. No entanto, o caos instalado pela propagação do vírus não ocorreu de forma homogênea, de modo que as repercussões geradas na população escancararam as diferenças sociais, bem como o lugar de suma importância que o trabalho ocupa. Uma vez que os sujeitos inseridos no patamar do emprego formal sofreram consequências, inevitavelmente os trabalhadores informais foram ainda mais prejudicados, em virtude da fragilidade e insegurança financeira inerentes ao seu formato de trabalho. Levando-se em conta o trabalho artístico como um ramo informal, no qual os vínculos se configuram como eminentemente autônomos e sem amparos legais, compreende-se que esses trabalhadores depararam-se com um contexto de grandes dificuldades, visto que as medidas de isolamento social e suspensão de eventos paralisaram o trabalho de todos os sujeitos atuantes nessa categoria. Além disso, devido ao seu caráter informal, intermitente e de fácil acesso virtual, entende-se que as atividades artísticas são mais vulneráveis à precariedade salarial do que os trabalhos formais. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral analisar as repercussões no trabalho de músicos na cidade de São Luís-MA frente ao contexto da pandemia. Vale ressaltar que esta pesquisa teve como referencial teórico a Psicodinâmica do Trabalho (PdT), juntamente à leitura da Psicossociologia do Trabalho, tendo em vista que estas abordagens favorecem a compreensão das relações que permeiam o ato de trabalhar, bem como os fatores subjetivos envolvidos. Com base nas categorias analíticas da PdT, os objetivos específicos desta pesquisa foram: identificar as vivências de prazer-sofrimento no trabalho com música; conhecer os sentidos atribuídos a este trabalho; e por fim, analisar as estratégias de mediação utilizadas por esses trabalhadores desde o início do período de pandemia. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com a realização de sete entrevistas semiestruturadas e roteiro elaborado pela pesquisadora. Os resultados obtidos foram analisados com base na Análise de Discurso Crítica (ADC), proposta por Fairclough, no intuito de corroborar com a visão de um sujeito que é ator da sua história, vislumbrando na linguagem e no discurso a via pela qual o social é manifestado e se manifesta. As repercussões da pandemia fizeram com que os fatores geradores de sofrimento já existentes, como a desvalorização social, a baixa remuneração e a instabilidade nas apresentações, apenas se agudizassem nesse período. As estratégias de mediação frente aos impactos da pandemia visaram racionalizar as circunstâncias vividas e buscar meios compensatórios para amenizar as angústias. Foi percebido que, mesmo na ausência das atividades laborais, houve um fortalecimento no sentido do trabalho, em função da reaproximação do artista com sua matéria-prima (a música), que agiu como fonte de prazer e válvula de escape do sofrimento. Foi compreendido que o caráter de trabalho vivo, bem como o reconhecimento vivenciado pelos músicos podem favorecer e potencializar as vivências de prazer, sentido e a ressignificação do sofrimento no trabalho.
Abstract: The arrival of the Covid-19 pandemic in Brazil, at the beginning of 2020, had a strong impact on the country's socio-economic situation with the unfolding of the health crisis. However, the chaos installed by the spread of the virus did not occur homogeneously, so there is no denying that the repercussions generated in the population widened their social differences, as well as the place of paramount importance that work occupies. Since the subjects inserted in the context of formal jobs suffered consequences, inevitably the informal workers, who already had weaknesses and financial insecurities inherent to their work format, were immensely harmed. Taking into account the artistic work as an informal line of work, in which the bonds are configured as eminently autonomous and without legal support, it is understood that these workers faced a context of great difficulties, since the measures of social isolation and suspension of events paralyzed the work of all the people involved. In addition, due to their informal, intermittent nature and easy virtual access, it is understood that artistic activities are more vulnerable to wage precariousness than formal jobs. Therefore, this study aimed to analyze the subjective repercussions in the work of musicians in the city of São Luís-MA in face of the context of the pandemic. It is worth mentioning that this research had the Psychodynamics of Work (PdT) as a theoretical reference, along with the reading of the Psychosociology of Work, considering that these approaches favor the understanding of the relationships that permeate the act of working, as well as the subjective factors involved. Based on Psychodynamics’ analytical categories, the specific objectives of this research were: to identify the experiences of pleasure-suffering in working with music; to know the meanings attributed to this work; and finally, to analyze the mediation strategies used by these workers since the beginning of the pandemic. A qualitative research was developed, with seven semi-structured interviews and a script prepared by the researcher. The results obtained were analyzed based on Critical Discourse Analysis (CDA), proposed by Fairclough, in order to corroborate the vision of a subject who is an actor in his own history, envisioning in language and discourse the way in which the social is manifested. The repercussions of the pandemic meant that the factors that already generated suffering, such as social devaluation, low remuneration and instability in presentations, only worsened during this period. Mediation strategies in the face of the impacts of the pandemic aimed to rationalize the circumstances experienced and seek compensatory means to alleviate the anguish. It was noticed that, even in the absence of work activities, there was a strengthening in the sense of work, due to the artist's rapprochement with his raw material (music), which acted as a source of pleasure and an escape valve from suffering. It was understood that the character of live work, as well as the recognition experienced by musicians can favor and enhance the experiences of pleasure, meaning and the resignification of suffering at work.
Palavras-chave: psicodinâmica do trabalho;
trabalho dos músicos;
pandemia da Covid-19.
psychodynamics of work;
work of musicians
pandemic of the Covid-19.
Área(s) do CNPq: Música
Mercado de Trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: MACHADO, Brenda Barros. “Somos o lado da corda que arrebenta mais fácil”: repercussões da pandemia no trabalho de músicos ludovicenses. 2022. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4396
Data de defesa: 25-Mar-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENDABARROSMACHADO.pdfDissertação de Mestrado954,28 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.